Cuidando do Cuidador - 2016
Resumo
O Projeto propõe atender de forma grupal e através de oficinas os cuidadores das crianças autistas atendidas no núcleo Terapêutico da Amas.
As atividades do Projeto serão desenvolvidas com a Oficina de artesanato utilizando como recurso terapêutico para apoiar e orientar a família diante das dificuldades vivenciadas. Trabalhando com a autoestima, motiva e o protagonismo das mães e cuidadores.
O grupo de pais tem como objetivo a promoção de práticas parentais positivas, que englobam psicoeducação de termos pertinentes ao Autista e instrumentalização dos pais para lidarem com as dificuldades cotidianas na educação dos filhos. Desta forma ´pretende-se reduzir problemas de comportamentos de filhos e melhorar a qualidade de vida familiar.
Estudo da realidade
O Projeto visa atender as famílias de crianças autistas inseridas no Núcleo de atendimento Terapêutico como objetivo de trabalhar a aceitação, autoestima e o protagonismo da família que se encontra em situação de vulnerabilidade social devido à Síndrome do Autismo ser um deficiência que torna o autista dependente econômico e de atividades de vida diária, não tendo vida proativa, ou seja, dependendo do grau de comprometimento comportamental e cognitivo não poderá ser inserido do mercado de trabalho em diversos casos. As mães em sua maioria, devido a dependência do autista e dos cuidados diários que os mesmos necessitam, também não conseguem desenvolver qualquer atividade no mercado de trabalho.
Justificativa
O Projeto " Cuidando do Cuidador" pautado no Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art. 90( Inciso I- Orientação e Apoio Sócio Familiar) tem como preocupação trabalhar através das oficinas de artesanatos e grupos de pais/cuidadores com o intuito de levá-los a compreendert a importância que devem dedicar ao cuidado próprio.
Para poder cuidar das crianças/adolescentes autistas é importante que a dinâmica familar esteja estruturada e livre e conflitos, pais/cuidadores desgastados não conseguem estabelecer um ambiente saudável para o desenvolvimento da criança/adolescente. É importante que os pais, mães, irmãos, irmãs e cuidadores tenham motivação, autonomia e autoestima, que estejam saudáveis para poder cuidar dos autistas.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Além do Público alvo do Projeto, ocorreu a participação de voluntários, pessoas da comunidade e profissionais de outros segmentos nas Palestras proferidas sobre o tema Autismo, e também professores da rede regular de ensino que atendem autista, e através de formulários preenchidos os mesmos manifestaram o contentamento em obter maior conhecimento sobre o tema.
Impacto Interno
As ações executadas no Projeto Cuidando do Cuidador está de acordo com a ODM8, que visa promover o bem estar do cuidador do Autista, bem como instrumentá-los através de Palestras, seminários e oficinas em conjunto com os atendidos e a comunidade.
Depoimentos colhidos de 06 professores e 04 Profissionais de diversos seguimentos indicaram que ao trabalhar com o cuidador, dando-lhes informações , através de Palestras, encontros e oficinas, estes compreendem o trabalho com o autista e tem a sua auto estima resgatada; refletindo consideravelmente na melhora do comportamento do aluno,antes agressivo e arredio