Estimulação Precoce
Resumo
A Estimulação Precoce é um projeto desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto, destinado para crianças de 0 a 5 anos que apresenta diagnóstico ou prognóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou síndrome genética. O trabalho desenvolvido conta um setor específico, é realizado pela nossa equipe, composta por fisioterapeuta, terapeutas ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, sendo referência no atendimento de estimulação precoce na cidade.
Os atendimentos são feitos de forma individual, de acordo com a necessidade e fase do desenvolvimento de cada criança, além do suporte psicológico e assistencial aos pais, quando necessário.
Estudo da realidade
Segundo o censo demográfico de 2010, o Brasil possui aproximadamente uma população de 190.755.799 habitantes e dessas 23,9% (45.623.910), declararam possuir algum tipo de deficiência, no entanto não existe no País instituições públicas e profissionais em quantidade suficiente para atender toda essa demanda, sendo portanto de grande importância o trabalho realizado por todas as entidades beneficentes que atuam nessa área.
Em Salto, o censo demográfico constatou uma população de 106.743 habitantes, até o momento, não existem dados estatísticos que apontem o número exato de deficientes no município.
Na cidade de Salto, a APAE é a única entidade especializada na prestação de serviço às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, dentro dos diversos serviços e projetos desenvolvidos pela instituição, destacamos o projeto de estimulação precoce para crianças com faixa etária de 0 a 5 anos que apresentam síndromes genéticas e diagnóstico de atraso neuropsicomotor.
A instituição é referência nos atendimentos de estimulação precoce, o acolhimento e o cuidado a essas crianças e a suas famílias são essenciais para que se conquiste o maior ganho funcional possível nos primeiros anos de vida. O projeto recebe encaminhamentos de profissionais da área da saúde do município para acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional na instituição.
Atualmente atendemos 17 crianças com síndromes genéticas e diagnóstico de atraso neuropsicomotor que foram encaminhadas pelo SUS e outros profissionais da área da saúde do município. As crianças para serem inseridas no projeto inicialmente passam por triagem e posteriormente são encaminhadas aos setores específicos para avaliação e atendimento.
Justificativa
A estimulação precoce deve ser realizada a partir do diagnóstico ou prognóstico precoce de atraso neuropsicomotor ou síndrome genética, logo que sejam notadas as primeiras alterações no desenvolvimento da criança. Quanto mais imediata for à intervenção, maiores as chances de prevenir e/ou minimizar a instalação de padrões de postura e movimentos anormais, visto que é este o período de maior plasticidade cerebral, ou seja, os primeiros anos de vida são os mais fecundos para a aprendizagem e mais decisivos no desenvolvimento da criança.
Assim, a falta de estimulação acarreta o desenvolvimento tardio de funções importantes como a fala, locomoção, capacidade cognitiva, ou até mesmo a não aquisição delas, a intervenção precoce favorece no desenvolvimento motor e intelectual, prevenindo seqüelas futuras. Quanto antes este trabalho for iniciado, maiores são as chances da criança se desenvolver com as etapas esperadas para sua idade.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
05 usuários foram atendidos pela instituição com oferta de serviços escolares para estimulação precoce , sendo 02 incluídos na Rede Regular após atendimento especilizado terapêutico e escolar na instituição. Estes não realizavam nenhum tipo de atividade e passavam a maior parte do tempo em casa , após a inserção no projeto escolar e terapêutico, obtivemos os seguintes resultados: integração e interação com outras pessoas , na inclusão social, na autonomia, melhora da auto estima , melhora da criatividade, diminuição de risco social e violação de direitos e alimentação de qualidade. Chegamos a estas percepções através de: registros diários, registros do desenvolvimento pedagógico bimestralmente, no relatório terapêutico no final de cada semestre, relatos da família e fotos.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
20 crianças atendidas no programa de terapias, receberam semanalmente atendimentos de fisioterapia, fonaudiololgia e terapia ocupacional, além do apoio as famílias através dos atendimentos individuais realizado pelo o serviço social e psicologia. Geramos uma melhora no desenvolvimento neuropsicomotor, na autonomia, melhora na qualidade de vida, prevenção de possível doença e sequelas, maior independência e autonomia dos usuários e das familias envolvidos no projeto. Evidenciamos esse processo através de observação da equipe técnica, acompanhamento, relatos dos familiares e terapeutas, registros diários dos terapeutas e avaliações semestrais da equipe.
Impacto Externo
08 mães participaram do grupo de apoio, receberam orientação de como a estimular seus filhos em domicilio, os encontros contribuíram para melhora do convívio familiar , diminuir angustia e ansiedade , melhor qualidade de vida , trocas de experiências e prevenção de doenças e seqüelas . Evidenciamos esse processo através de observação da equipe técnica, acompanhamento, relatos dos familiares e terapeutas, registros diários dos terapeutas , reunioes de equipe e avaliações semestrais .
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Interno
07 colaboradores que participaram da capacitação e palestras direcionadas a pessoa com deficiência , estimulação precoce e suas novas abordagens terapêuticas, estão mais capacitados , orientados em relação a deficiência e limitações da criança , os profissionais ampliaram os seus conhecimentos e possibilidades de atuação profissional. Chegamos a esta percepção através de relatórios, reuniões de equipe e atendimentos realizados.