Educação Integral em Tempo Integral
Resumo
A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com algumas entidades para desenvolver e impulsionar o trabalho da Escola em Tempo Integral e, com isso, oferecer aos alunos o enriquecimento da base curricular, possibilidades de participação em atividades diversificadas que contemplam o desenvolvimento integral do aluno, levando-o a autonomia e a formação cidadão.
Período de abril/2016 a dezembro/2016.
Estudo da realidade
Existência de crianças em situação de risco em bairros vulneráveis. A maioria das famílias dessas crianças, por apresentarem baixo poder aquisitivo, não podem proporcionar aos filhos atividades extra curriculares no contra turno escolar, têm pouco acesso à lazer e atividades culturais, portanto, muitas dessas crianças têm um histórico de convivência nas ruas estando vulneráveis ao contato com drogas e violência, o que acaba também contribuindo para o aumento do baixo rendimento escolar e consequentemente fracasso. O programa é desenvolvido em 19 escolas da cidade, atendendo 997 alunos.
Justificativa
A Educação em Tempo Integral faz parte do Plano Municipal de Educação e das Diretrizes Curriculares do município, para atender a esses foi elaborado este Projeto, visando atender inicialmente parte de nosso alunos no contra turno escolar, evitando com que esses alunos estejam vulneráveis ao uso e venda de drogas, violência em geral e também podendo formar um cidadão mais íntegro.
Objetivo geral
Utilizar atividades de múltiplas linguagens para enriquecer a base curricular buscando educar os alunos para seu pleno exercício da cidadania.
Ações desenvolvidas
-O Centro de Iniciação Musical de Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo específico:
Desenvolver a psicomotricidade dos educandos.
Descobrir padrões matemáticos.
Informar a história da música junto aos participantes.
Realizar técnicas vocais.
-
O Projeto Musical terá como ação aos estudantes da rede municipal de Votorantim com Oficinas de Fanfarra e Coral:
* Aulas de teoria e prática musical através das atividades lúdicas, assimilando ritmos, velocidade e tempo coordenados ao toque com os instrumentos, assim como o desenvolvimento da autoestima, ao sentir capaz de fazer aquilo que lhe dá prazer e sentir- se valorizado;
- Atividades com a noção de sequência, progressão, frequência através da percepção e assimilação do número de toques ou batidas coordenados ao tempo e velocidade variando os instrumentos disponíveis em cada Fanfarra, podendo ser só de percussão ou Melódicos, Sopros, Metais e Lyras cromáticas . Aula de teoria musical explicando sobre as notas, partitura, pentagramas, percepção auditiva, e prática de instrumentos podendo executar ritmos variados marcantes.
* A oficina de Coral : Aulas com noções básicas da Teoria Musical e Técnica Vocal que facilitem a reeducação respiratória, com melhorias no preparo físico e emocional e na leitura de Partituras .
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Através das mudanças de comportamento social e educacional, os alunos tornaram- se mais calmos, concentrados nas atividades de leitura, de cálculo, sempre apresentando um respeito mútuo. O resultado beneficiou alunos, Professores, monitores, pai e comunidade. Toda ação foi realizada dentro de um contexto educacional ( aulas de música e coral). Na entrevista realizada com os alunos, professores e pais pudemos constatar a melhora da autoestima dos alunos, participação das crianças à convivência com melhoria na noção de responsabilidade dentro do grupo, ao espírito de companheirismo e solidariedade, a valorização de equipe e a conscientização de que os fins só se tornam reais quando todos colaboram para a sua realização.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Nas oito escolas onde o Projeto foi desenvolvido pudemos analisar os benefícios aos alunos com a prática da música e coral, contribuindo para autodisciplina e percepção intelectual e espacial, características que se repercutirão nas atividades educacionais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de socialização. Os professores, a equipe gestora e os pais, puderam acompanhar essa evolução na própria aprendizagem do dia a dia. O Projeto aconteceu num contexto educacional ( Salas de aulas, quadra poliesportivas e pátios internos), para a realização . O resultado percebido foi o aumento da capacidade motora , melhora no relacionamento entre pais e filhos, aumento da compreensão de conceitos matemáticos, melhora na concentração e bons hábitos de trabalho em conjunto, autoestima e confiança , melhora da disciplina e responsabilidade e no desenvolvimento da criatividade.
Impacto Externo
Identificamos habilidades artísticas, valores culturais, o gosto pela pratica musical e a redução de problemas de comportamento e dificuldade de relacionamento com aprendizagem através do trabalho lúdico e multidisciplinar. Os alunos e comunidade escolar foram beneficiados com o resultado de melhor aproveitamento pedagógico, melhor concentração nos estudos e consequentemente melhor comportamento perante as situações cotidianas. Todo trabalho desenvolvido foi num contexto multidisciplinar . O resultado de todas as ações foram satisfatória, melhorando a compreensão e concentração nas atividades escolares.
Impacto Interno
O resultado foi percebido diante do sucesso da realização e apresentação dos projetos, causando a satisfação dos monitores pelo trabalho desenvolvido. Os monitores puderam ter o benefício do resultado positivo apresentado. Nas reuniões que aconteceram no Centro de Iniciação Musical de Votorantim, foram realizados os planejamentos para todo o andamento do projeto. Todos os envolvidos na ONG CIMU, perceberam a importância da realização de trabalhos com crianças e o quanto foi importante essa realização pessoal.