DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS
Resumo
Tendo em vista a problemática dos resíduos no país, o presente estudo visou diagnosticar a situação atual de um aterro sanitário desativado em 2015, no município de Terra de Areia/RS. A disposição de resíduos neste local ocorreu em uma área estimada de 5.000 m², com um volume total de cerca de 50.000 m³ de resíduos de natureza domiciliar. O local possui Licença de Operação para a atividade remediação de área degradada pela disposição de resíduos sólidos urbanos, e a área foi declarada Área Suspeita de Contaminação, considerando as diretrizes da Resolução CONAMA Nº 420/2009 pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Rossler. Atualmente a recuperação do aterro se encontra na fase II, Remediação de Áreas Degradadas - Investigação Confirmatória. Este estudo teve como objetivo verificar os aspectos essenciais da etapa de investigação confirmatória, avaliando a contaminação do solo e a qualidade das águas subterrâneas, além de propor melhorias para recuperação ambiental da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos e desenvolver um prognóstico da situação esperada para o futuro. A partir dos resultados de análise de solo foi constatada a contaminação em alguns pontos por cádmio, cobalto, níquel, cobre cromo e zinco, enquanto as análises das águas subterrâneas não demonstraram contaminação, consoante a Resolução CONAMA N° 420/2009. O estudo foi realizado por uma aluna no Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs, com dissertação defendida em 2020.
Estudo da realidade
O trabalho foi desenvolvido no município de Terra de Areia, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o índice de sustentabilidade das cidades, o município ainda enfrenta grandes desafios para o atingimento do ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, no qual se encaixa o presente projeto (https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/terra-de-areia-RS), especialmente no que se trata de Recuperação de resíduos sólidos urbanos coletados seletivamente e população atingida com coleta seletiva.
Justificativa
O aterro sanitário desativado, objeto do estudo situa-se em uma área de grande fragilidade ambiental, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde há grande preocupação com a qualidade do solo e das águas, em uma área entre o mar e as Lagoas dos Quadros e Itapeva. O diagnóstico da situação atual do referido aterro sanitário (que se encontra em remediação, na fase de investigação confirmatória) será imprescindível para sugerir melhorias na recuperação ambiental desta área, e para o desenvolvimento de um prognóstico da situação esperada para o futuro e proposição do uso posterior do local. Além disso, o estudo foi importante para verificar o grau de contaminação e os impactos ao meio ambiente e às populações do entorno, além de fornecer subsídios ao monitoramento dos impactos que foram gerados ao longo dos anos de operação..
Objetivo geral
Diagnosticar a situação atual e propor melhorias para recuperação ambiental da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos no município de Terra de Areia - RS.
Ações desenvolvidas
• Elaborar um diagnóstico da situação atual do terreno avaliando:
a. A contaminação do solo de acordo com a Resolução CONAMA n°420/2009;
b. A qualidade das águas subterrâneas;
- Coleta de solo e da água para análise da contaminação de acordo com parâmetros da Resolução CONAMA n° 420/2009 e Resolução CONAMA n° 396/2008
• Propor melhorias para a recuperação ambiental da área degradada por disposição final de resíduos sólidos urbanos;
- Elaborar uma proposta de ações que possam contribuir para a atenuação e recuperação da contaminação da área
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
O resultado foi estimado a partir das melhorias propostas pelo projeto. O projeto beneficiou toda a população do município de Terra de Areia, em especial aquela que vive no entorno do local que abriga o aterro sanitário desativado. A partir da avaliação da contaminação do local, é possível planejar ações para conter a propagação da contaminação, reduzindo o dano ambiental e à saúde dos indivíduos. Além disso, caso as melhorias propostas sejam acatadas pelo governo municipal, o local pode ser destinado a outro uso no futuro. Os resultados foram apresentados à prefeitura Municipal e à Fepam *(Funcação de Proteção Ambiental do Estado do RS), que atuarão na busca por melhorias para o local.