4a Mostra ObservaCampos - Meu corpo é terra-território
Resumo
A 4a Mostra ObservaCampos foi promovida por professoras do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs, e da Faculdade de Educação da UFRGS. O evento ocorreu de forma virtual e presencial através do desenvolvimento de palestras, mostra de trabalhos, saídas de campo e sarau artístico-cultural. Foi abordado especialmente o tema do feminismo comunitário, e como se dá a atuação das mulheres na busca pela igualdade de gênero e atuação nas redes de agroecologia, na busca por cidades mais sustentáveis e redução das desigualdades. A Mostra ocorreu entre os dias 13 e 17 de setembro de 2022, de forma híbrida. Quando presencial, as atividades foram desenvolvidas na Unidade da Uergs em São Francisco de Paula, com saídas de campo no mesmo município.
Estudo da realidade
A Mostra ObservaCampos foi promovida pelo Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs, que possui sede no município de São Francisco de Paula- RS, por este motivo os indicadores avaliados são os desse município.
A luta pela fome zero e agricultura sustentável (ODS2), pela igualdade de gênero (ODS5), pela redução das desigualdades (ODS10) e por cidades e comunidades sustentáveis (ODS11) foi abordada de diversas formas na Mostra ObservaCampos.
Os indicadores do município indicam que ainda há grandes desafios para o atingimento de todos os ODS acima citados no município de São Francisco de Paula, cidade sede do Mestrado e do Curso ofertados (https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/sao-francisco-de-paula-RS), exceto para o ODS 2, que é apresentado como "há desafios significativos" para o seu atingimento.
Para o ODS 2, por exemplo, um dos principais problemas encontra-se no percentual de estabelecimentos que praticam a agricultura orgânica (tema abordado no evento), com valor de 0,66 (o valor para considerar que o objetivo foi atingido é 7). Para o ODS 5, ainda há grandes desafios em relação à diferença percentual entre jovens mulheres e homens que não estudam e nem trabalham (valor atual é de 16,1, e o valor para considerar o atingimento da meta é 1), e a desiguladade de salário por sexo, quando a razão é 0,59 (valor considerado do atingimento da meta é 0,9).
Justificativa
O desenvolvimento de um evento como a Quarta Mostra ObservaCampos - Meu copor é terra-território torna-se importante na difusão do conhecimento científico e na atuação em conjunto com a comunidade, a fim de tornar públicos todos os problemas que são enfrentados na luta contra a desigualdade de gênero, pela agricultura sustentável, com menor uso de agrotóxicos, menor degradação ambiental e participação de mulheres, e na atuação em busca de cidades mais sustentáveis. A partir da difusão deste conhecimento em uma Mostra feita por mulheres e para mulheres, é possível o empoderamento de outras mulheres e meninas na busca pelo seu papel na sociedade, na agroecologia e na busca por políticas públicas que visem o atingimento dos ODS citados acima, em especial o ODS 5.
Objetivo geral
Promover a 4ª Mostra ObservaCampos desenvolvendo a integração e difusão do conhecimento acadêmico-científico construído a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, sobretudo nas Unidades da UERGS, visando priorizar a inserção da comunidade externa ao ambiente Universitário.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
A partir da observação dos participantes e questionário. Impacto interno e externo. Foram beneficiados os organizadores do evento (professores e alunos das instituições participantes) e os indivíduos que participaram do evento como ouvintes, apresentado trabalho, e ainda aqueles que assistiram a gravação do evento posteriormente. A partir da realização de palestras sobre agroecologia e agricultura sustentável. Os participantes tiveram acesso a resultados de pesquisas realizadas na área de agroecologia e agricultura sustentável, podendo replicá-los no desenvolvimento de suas atividades.
Impacto Interno
A partir da observação dos participantes. Foram beneficiadas todas as professoras e voluntárias que participaram no desenvolvimento do projeto, além de todas as mulheres que acompanharam o evento. A partir da exposição de resultados de pesquisa realizadas por mulheres, palestras com professoras, debatedoras mulheres, presença de uma Cacica Guarani e outras atividades. A partir das atividades, foi possível demonstrar para as mulheres a força do gênero feminino, e sua presença e atuação em diversas atividades como pesquisa, artes, liderança, ensino, lutas por políticas públicas e a importância da sua participação na busca do atingimento dos ODS.
Inclusão
Impacto Interno
Observação. Foram beneficiados todos os participantes e organizadores do evento. A sociedade em geral também foi beneficada, já que o tema da redução das desigualdades foi abordado em diversas palestras. Foram realizadas palestras visando demonstrar a atuação das minorias em diversas áreas, com finalidade de empoderar e promover a inclusão social, independente de raça, etnia, origem, etc. A palestra de abertura do evento foi ministrada por uma Cacica Guarani, monstrando a força da mulher nas comunidades dos povos originários. Além disso, durante o evento foi lançado o documentário "Os negros de Santana e a água prometida", elaborado a partir de um trabalho de mestrado desenvolvido na instituição, e que analisou os conflitos ambientais provocados pela implementação da transposição do Rio São Francisco na comunidade quilombola de Santana, Salgueiro-PE. A partir das atividades foi possível demonstrar a importância dos diferentes povos, raças e etnias para o desenvolvimento do Brasil.
Meio ambiente
Impacto Interno
Observação. Foram beneficiados todos os participantes e organizadores do evento. A sociedade em geral também foi beneficada, já que o tema da redução das desigualdades foi abordado em diversas palestras. A partir do desenvolvimento de palestras, mostra de trabalhos na área ambiental/social e saída de campo para o Parque Natural Municipal da Ronda, local que abrigava um antigo lixão, e hoje é uma área protegida e em recuperação. As atividades foram desenvolvidas visando fortalecer esforços para proteger o patrimônio natural local. A partir das atividades foi possível demonstrar a importância da participação de todos na proteção do meio ambiente.