Qualificação para o Trabalho, Geração de Emprego e Renda
Resumo
A Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da Pró-reitora de Extensão Cultura e Cidadania e do Departamento de Ciências do Consumo realiza o projeto de extensão Qualificação para o Trabalho, Geração Emprego e Renda desde 1994. O referido projeto consiste em possibilitar por meio da qualificação profissional o desenvolvimento de competências e habilidades de trabalhadores/as jovens, adultos/as e idosos/as – da cidade de Recife, Região Metropolitana e do estado de Pernambuco - para o exercício de uma função no mundo trabalho, tendo em vista a obtenção de sua subsistência, autonomia e independência, por conseguinte, melhoria de sua condição e qualidade de vida. A efetivação da ação acontece por meio da realização de cursos de qualificação profissional na área de alimentos e bebidas (cozinheiro básico; tortas, doces e salgados; confeiteiro; garçom; barman), na área de hospedagem (recepcionista; cerimonial; auxiliar de limpeza; camareira; governança), de cuidados geracionais (educação infantil; envelhecimento e cuidados o idoso/a), trabalho doméstico (serviços domésticos). Os cursos que integram o projeto contemplam uma carga horária mínima de 120 horas/aula, ministrados por estudantes dos cursos de Ciências do Consumo, Gastronomia, Pedagogia, Ciências Sociais e de outras áreas afins e são realizados em parceria entre a UFRPE/PROExC/Departamento de Ciências do Consumo e organizações da sociedade, da iniciativa pública e da iniciativa privada com ou sem fins lucrativos. Os resultados mostram que ao longo de mais de 20 anos, o projeto já qualificou mais de 20 mil trabalhadores/as, possibilitando o aprimoramento de suas capacidades técnica, crítica, criativa, e inserção no mundo do trabalho e exercício da cidadania, de forma crítica e consciente.
Estudo da realidade
Criado em 1994, o projeto vem sendo realizado de forma contínua pela UFRPE, através do Departamento de Ciências do Consumo (DCC) e da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC), atuando em diversas comunidades da região Metropolitana do Recife (RMR) e outras cidades de Pernambuco.
O público-alvo contempla trabalhadores/as, jovens, adultos/as e idosos/as, de ambos os sexos, de classes sociais menos favorecidas, em particular as classes D e E. São indivíduos com grau de escolaridade variando entre analfabetos, Ensino Fundamental Incompleto a completo e Ensino Médio Incompleto a completo; sendo grande número de desempregados ou sem emprego formal. A isso soma-se a inexperiência e a baixa qualificação profissional dos sujeitos, que leva à margem do mundo do trabalho.
Desde maio de 2022, o projeto atua em 5 comunidades: Morro da Conceição; Vila Popular Jardim Brasil II; Córrego do Jenipapo; Jardim Brasil I e Santo Amaro. São aglomerados urbanos carentes, geralmente com alta densidade populacional, 10 mil ou mais residentes, com características de favelização, pobreza e miséria, além de falta de água e saneamento, precarização das estruturas físicas e materiais residenciais.
Os principais fatores que motivaram a criação do projeto para intervenção na problemática incluem a situação de desemprego e a falta de qualificação profissional para o trabalho, sobretudo, nos setores da economia do comércio e dos serviços, gerados pela adoção de novas tecnologias e processos, além de crises econômicas internas e externas sistemáticas, que diminuíram o consumo de produtos e de serviços, as exportações, a produção e, por conseguinte, o aumento significativo do desemprego no País.
Pernambuco, no segundo trimestre de 2022, obteve a segunda pior taxa de desemprego do Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad, 2022), são quase 14% dos habitantes desempregados.
Parte-se, portanto, da compreensão do trabalho como condição central para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores mais vulneráveis das comunidades, tendo em vista o enfrentamento dos problemas das desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero, culturais e ambientais.
Justificativa
Diante do estudo da problemática apresentada, através da qual se mostrou uma preocupante realidade em relação ao desemprego no Brasil, tendo como uma de suas causas a falta de qualificação para o trabalho, sobretudo, para as organizações prestadoras de serviços de hospedagens e similares, bem como de cuidado das pessoas nas diferentes fases da vida, necessário se faz que esforços sejam empreendidos pelos organismos estatais, como as Universidades e as Escolas Técnicas Federais, no sentido de promover ações de qualificação profissional para essas funções. Nesse âmbito, a Universidade Federal Rural de Pernambuco acredita que investir em educação, em novas experiências e aprendizagens são estratégias essenciais para os/as trabalhadores/as, a porta de entrada para conseguirem inserção no mundo do trabalho de forma digna e consciente. Nessa perspectiva, a universidade compreende o trabalho como a essência central das relações sociais de produção e reprodução da vida. Por meio do trabalho, o ser humano desenvolve a si mesmo enquanto indivíduo, de tal modo que produz e reproduz sua existência material, vital e espiritual, de forma digna. Dessa forma, o projeto Capacitação para o Trabalho, Geração Emprego e Renda, constitui-se como ação de extensão primordial para o aprimoramento da condição humana, como atividade fundamental através da qual o/a trabalhador/a tem a oportunidade de melhorar suas condições objetivas de vida em sociedade conforme as vislumbra. Além disso, conforme ressalta Marx (2013) a atividade laboral oportuniza ao ser humano a transformação de si mesmo, pois o ato criador permite o alcance de conhecimentos e habilidades essenciais ao desenvolvimento humano e social.
Objetivo geral
Possibilitar por meio da qualificação profissional o desenvolvimento de competências e habilidades de trabalhadores/as jovens, adultos/as e idosos/as para o exercício de uma função no mundo trabalho, tendo em vista a obtenção de sua subsistência, autonomia e independência.
Ações desenvolvidas
Possibilitar por meio da qualificação profissional o desenvolvimento de competências e habilidades de trabalhadores/as jovens, adultos/as e idosos/as para o exercício de uma função no mundo trabalho, tendo em vista a obtenção de sua subsistência, autonomia e independência.
- Promover cursos de qualificação profissional na área de alimentos e bebidas (cozinheiro básico; tortas, doces e salgados; confeiteiro; garçom; barman), na área de hospedagem (recepcionista. auxiliar de limpeza, camareira, governança), de cuidados geracionais (educação infantil; envelhecimento e cuidados o idoso/a), trabalho doméstico (serviços domésticos).
Caracterizar o perfil socioeconômico, demográfico, formação e experiência dos/as trabalhadores/as participantes do projeto;
- Realizar pesquisa científica de abordagem quanti-qualitativa;
Caracterizar o nível de conhecimento e de aprendizagem dos/as trabalhadores/as participantes do projeto;
- Realizar pesquisa científica de abordagem quanti-qualitativa;
Avaliar os resultados e os impactos gerados pelo projeto e a efetividade do investimento realizado;
- Realizar pesquisa científica de abordagem quanti-qualitativa;
Propiciar aos estudantes dos cursos de Ciências do Consumo e de outros cursos que participarem do projeto, competências acerca do método científico e o aprimoramento da capacidade de produzir conhecimento, tendo em vista atuar no campo das Ciências do Consumo e de outras que lhe forem interdisciplinares;
- Criação de grupos de estudos sistemáticos;
- Participação em programas de iniciação científica;
- Produção de artigos científicos;
- Participação em eventos de natureza científica;
- Publicação de artigos em periódicos científicos;
Possibilitar a aproximação da UFRPE e do Departamento de Ciências do Consumo com representações do poder local, organizações públicas e ou privada com e sem fins lucrativos da sociedade, tendo em vista o desenvolvimento de parceiras.
- Realizar parcerias com (conselhos de moradores; associações de bairros; ongs; prefeituras; igrejas; escolas; creches; meios de hospedagens; sindicatos, entre outros), tendo em vista a efetivação do projeto.
Propiciar Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) aos estudantes dos cursos de Ciências do Consumo, de Gastronomia e de outras áreas a fim ao projeto.
- Possibilitar estágios no projeto tendo em vista aprimorar o processo de formação profissional e inserção no mundo do trabalho, mediante a participação em ações de pesquisa e de extensão;
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio da qualificação de trabalhadores/as, certificação e inserção no mundo trabalho, com impactos diretos no desenvolvimento da autonomia e da independência dos/as trabalhadores/as, foi possível identificar que 70% dos participantes do Curso de Cozinheiro Básico/ Torta, Doces e Salgados, muito antes de concluir o curso, já estavam produzindo muitas das preparações aprendidas no curso para geração de renda, com impactos diretos na melhoria das suas condições econômicas e melhoria de qualidade de vida. Além do desenvolvimento de uma formação cidadã, o curso promoveu competências, habilidades técnicas, teóricas e metodológicas para o exercício da função de confeiteiro no mundo trabalho - capaz de criar e preparar receitas de tortas, bolos, doces, biscoitos, salgados, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Propiciou para a maioria dos sujeitos a produção caseira e comercial de produtos com geração de renda e melhoria de condição econômica e qualidade de vida.
Impacto Externo
Em todos os cursos é incorporada a problemática das desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero, culturais e ambientais. Todas as mulheres participantes dos cursos foram beneficiadas, uma vez que que a incorporação dessas temáticas se faz necessário tendo em vista o desenvolvimento de consciência e a inclusão social, por conseguinte, a redução da pobreza e das desigualdades sociais, especialmente das mulheres, tendo em vista prover o seu próprio sustento, a partir da tomada de decisão por elas mesmas quanto a melhor forma de fazê-lo, de forma crítica e consciente.