Projeto Institucional de Internacionalização (PII/UFRJ)
Resumo
Na proposta Institucional de Internacionalização no âmbito do Edital Capes-Print o principal objetivo da UFRJ é fomentar a institucionalização das parcerias internacionais já existentes e o estabelecimento de novas redes de pesquisa, com a articulação interna de nossos programas de pós-graduação com instituições nacionais e internacionais. Compreendemos que desta forma será possível aumentar a nossa mobilidade internacional, a visibilidade nacional e internacional das nossas pesquisas acadêmico-científicas, a ampliação de publicação de trabalhos com maior impacto e circulação na comunidade acadêmica internacional, a maior atração de pesquisadores internacionais para atuação e disseminação do conhecimento na Universidade, o crescimento do número de estudantes estrangeiros a realizarem a sua formação acadêmica, mesmo que parcial, na UFRJ. A institucionalização e crescimento dos intercâmbios e cooperação internacionais no âmbito da UFRJ afetarão o corpo social também de outras formas. Além dos impactos acadêmicos, irão contribuir para a reestruturação dos processos de estabelecimento de acordos oficiais e munir os diferentes atores de nossa comunidade universitária com competências interculturais. Tais ações, portanto, poderão impactar a nossa dinâmica institucional e contribuir para formação de recursos humanos mais atentos às diferenças, como as étnicas, linguísticas, culturais, socioeconômicas.
Estudo da realidade
A excelência da UFRJ em diversas áreas do conhecimento pode ser atestada por vários indicadores, tais como o número de programas de pós-graduação avaliados com as notas 5, 6 e 7 pela Capes; o volume de publicações de grande impacto; os projetos de pesquisa em desenvolvimento com diferentes financiamentos; a mobilidade discente e docente; os grupos e laboratórios de pesquisa consolidados; a visibilidade nacional e/ou internacional de muitos de nossos docentes; o alto índice de aprovação de nossos egressos em concursos públicos em instituições de ensino e/ou pesquisa de todo o país e em programas de doutorado em instituições estrangeiras, de reconhecida qualidade acadêmica, dentre outros aspectos. Em relação direta com essa excelência, há que destacar o grande número de parcerias internacionais consolidadas, que já geraram publicações em coautoria, cotutelas, redes de pesquisa, missões no exterior, etc.
Entretanto, em sua maioria, tais parcerias resultam de iniciativas de alguns docentes ou pequenos grupos, e não estão formalizadas institucionalmente por meio de acordos, convênios ou protocolos de intenções. Desta forma, o Projeto Institucional de Internacionalização (PII/UFRJ), no âmbito do Edital Capes-Print, busca fomentar a institucionalização das parcerias internacionais já existentes e o estabelecimento de novas redes de pesquisa, com a articulação interna de nossos programas de pós-graduação com instituições nacionais e internacionais, tendo como tema central Sustentabilidade, divididos em dois eixos temáticos: 1) Sustentabilidade e Proteção à Vida; e, 2) Sustentabilidade, Crescimento e Combate às Desigualdades. Para a formulação dos eixos temáticos, foram priorizados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em um primeiro momento, foi realizado um mapeamento para que os programas de pós-graduação da UFRJ declarassem para que ODSs sua produção acadêmica procurava gerar propostas e, em seguida, foram formulados subprojetos todos com temáticas que contemplam diferentes ODSs.
Justificativa
O Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da UFRJ foi pensado a partir de dois eixos temáticos. No que diz respeito ao primeiro, intitulado Sustentabilidade, Crescimento e Combate às desigualdades, podemos destacar seu papel em congregar as ações da UFRJ com parcerias internacionais para promover o bem-estar, a saúde humana, a segurança alimentar, o conhecimento, a proteção e a conservação do ambiente e da biodiversidade. O entendimento da relação entre os seres vivos nos ecossistemas terrestres e aquáticos dos diferentes biomas é pré-requisito fundamental para ações de conservação e uso sustentável do meio ambiente, sobretudo em um contexto de mudanças climáticas e perda acelerada de ambientes naturais com consequente extinção de espécies.
O segundo tema, intitulado Sustentabilidade, Crescimento e Combate às Desigualdades, foi concebido a partir da compreensão de que o crescimento das sociedades só redundará em desenvolvimento socioeconômico sustentável se for articulado ao combate às desigualdades.
Desta forma, são necessárias pesquisas que desenvolvam técnicas e produtos, proponham análises teóricas e discussões críticas sobre o crescimento em suas diferentes dimensões - econômica, demográfica, tecnológica, urbana, educacional – e que busquem enfrentar as desigualdades, seja resultantes dos processos de exploração dos recursos naturais, seja sociais, políticos ou jurídicos engendrados na sociedade atual. Entendemos que desses processos resultam formas de discriminação social, racial, étnica, econômica, religiosa, de orientação e identidade sexual, de gênero, etc., que se manifestam nas instituições, nas relações de poder, nas políticas, nas normas e direitos os quais estimulam ou combatem, em múltiplos aspectos, tanto o crescimento quanto as desigualdades.
Objetivo geral
Reunir os pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação da UFRJ, docentes e discentes, que possam, com diversas abordagens investigativas e a partir de distintos olhares disciplinares, produzir novos conhecimentos sobre as variadas facetas da sustentabilidade, propondo teorias, análises, interpretações, técnicas e tecnologias. Fortalecer e estabelecer diálogos acadêmicos com diferentes países e redes de cooperação e intercâmbio internacionais, articulando nossas investigações com as de outros grandes grupos de pesquisa de diversos países.
Ações desenvolvidas
Fomentar o intercâmbio de ideias e pessoas nas diversas áreas de conhecimento.
- Mobilidade in e out de docentes, discentes e técnicos
Globalização da grade curricular para um desenvolvimento sustentável.
- Prever temas internacionais em disciplinas e eventos acadêmicos.
Avanço social e do conhecimento humano.
- Fomentar a interação com a sociedade em temas de sustentabilidade
Promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão nas ações de cooperação internacional.
- Promoção de cursos de curta, média e longa duração
Atuar de forma solidária na formação de alunos de países latino-americanos e de língua portuguesa.
- Promoção de disciplinas remotas
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
O resultado foi percebido nas oportunidades de intercâmbio acadêmico e na produção gerada a partir das parcerias. Foram beneficiados docentes, discentes e técnicos que receberam bolsas e auxílios, além da comunidade interna e externa, a partir dos frutos das parcerias. O resultado se deu no contexto da execução do Programa CAPES-PrInt. Ampliação da nossa rede internacional de parcerias com universidades estrangeiras sob o ponto de vista quantitativo, mas sobretudo, qualitativo, construindo “laços fortes” com universidades estrangeiras de grande relevância global no desenvolvimento de pesquisas que têm a Sustentabilidade como eixo temático.