Panificação & Confeitaria: Movimenta a Comunidade
Resumo
O projeto “Panificação & Confeitaria: Movimenta a Comunidade” vem justamente no sentido de movimentar a comunidade como um todo, pois atua no combate ao enfrentamento da força de trabalho, administração do tempo, formação básica de técnicas da panificação e confeitaria e com o recebimento de certificado de participação materializa-se este aprendizado. Aqui nasce a sensação de pertença, um profissional que busca pela autonomia financeira, transforma os conhecimentos em produtos prontos para a venda, inicia este processo empreendedor dentro do próprio território, e aplica os recursos erários nos comércios locais, deste modo faz a economia girar e melhora as condições do território, além de serem agentes de transformação social contagiando outras pessoas a engajarem-se no mesmo projeto de vida.
Estudo da realidade
O projeto visa trabalhar por ações que combatam a força do trabalho infanto-juvenil, isto requer medidas imediatas com soluções eminentes, pois nos dias atuais, é comum, melhor dizer natural ver crianças e adolescentes em carroças puxadas por tração animal ou acompanhando pais ou responsáveis em carretinhas puxadas por força braçal, entende-se que, tal ação mascara o trabalho infanto-juvenil na forma de “ajuda”, mesmo entendendo ser este um modo de formar recurso financeiro e entender que é expressivo o número de famílias que dependem cem porcento deste duro ofício. De igual forma, esta proposta também atua sobre uma problemática em específico, de mulheres, algumas pelo fato de terem suas composições familiares formadas por vários filhos, dificulta-lhes a ingressão no mercado formal de trabalho, assim este curso, vem na direção do suprir esta necessidade, pois a partir do aprendizado deste ofício de panificador e confeiteiro são capazes de prestar este serviço na forma de empreendedorismo, mesmo com início tímido utilizando utensílios e espaços do lar.
Justificativa
E em consideração aos pressupostos apresentados no estudo da realidade, a oficina “Panificação & Confeitaria: Movimenta a Comunidade” vêm no sentido do enfrentamento de demandas relacionada a precariedade da vida financeira familiar, apresentar uma oportunidade de profissionalizarem-se, e assim, entenderem-se como pessoas capacitadas para concorrer a vagas ofertadas pela indústria da panificação e micro empreenderem, perceberem-se aptos a fazerem parte do rol das pessoas de negócios, e transformar positivamente as realidades individuais, coletivas e comunitárias.
Objetivo geral
Capacitar e qualificar profissionais que já estão no ramo da panificação e os que nele pretendem se inserir, atender a demanda profissional do mercado vigente, oferecer conhecimento teórico, técnico e prático nas atividades de padaria, com aprendizado de confeitaria, viabilizar e ensinar pessoas com ou sem experiência a desenvolver e aperfeiçoar tais habilidades. Assim, segundo as orientações que segue nos objetivos específicos, o alcance pelo objetivo geral é assertivo.
Ações desenvolvidas
1- Promover aprendizado teórico, técnico e prático, realizar cálculos de balanceamento de massas;
- 1- Trabalhar técnicas inovadoras e modernas de produção, com aulas atrativas e ingredientes selecionados de passível aquisição e para o desdobramento das receitas faz-se necessário conhecimentos de cálculos de balanceamento das massas, para tanto os alunos terão uma aula exclusiva deste tema.
2- Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e conhecimento de técnicas de venda, fidelizar clientes e manter-se com ética profissional;
- 2- Sabe-se que uma boa apresentação do produto consequentemente projeta para o sucesso nas vendas, sob este quesito far-se-á parcerias com empresários do ramo da panificação para conhecerem os produtos e palestrarem sobre como se preparem para o mercado de trabalho formal, e empreenderem com a venda de pães, salgados, doces e bolos.
3- Promover o fortalecimento da autoestima e desenvolver o espírito empreendedor que habita em cada aluno, posicionando-os frente ao exercício da cidadania com o cumprimento de direitos e deveres;
- Empreender é a oportunidade perfeita de transformação social familiar, comunitária e de território, um chamado, um propósito específico para viver, para tanto, é preciso foco e entendimento para descobrir esse propósito. Nesta vertente, com orientações de profissionais habilitados e que já se encontram inseridos no mercado empreendedor, palestrem sobre como desenvolver a mente para ver oportunidades onde muitos veem problemas, e acima de tudo, ensinar formas para mudar a percepção negativa em relação a desafios e falhas, e passar a ver os problemas como um meio pelo qual se obtém resultados positivos, não como uma pedra ou tropeço irreparável.
4- Pôr o indivíduo interessado no mapa dos negócios e fortalecer vínculo comunitário;
- 4- Este projeto prima por formar panificador (a) e confeiteiro (a) aptos a enfrentar a indústria da panificação, mesmo porque identifica-se que, a demanda por esta mão de obra é latente, assim o objeto desta proposta vem no linear das problemáticas existenciais do território, o aprendizado deste ofício além de gerar renda através de produção e venda, fortalece vínculo comunitário e fomenta o território, haja vista que, a priori a comercialização dos produtos iniciem pela comunidade em que vivem, fazendo fluir a economia local.
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Com a venda da produção de pães, salgados e bolos decorados 28 mulheres e 02 homens beneficiaram-se deste aprendizado e hoje colhem os frutos do trabalho bem executado. Esta oficina vem no sentido do enfrentamento de demandas relacionada a precariedade da vida financeira familiar e apresenta uma oportunidade de profissionalização. Vê-se os resultados desta empreitada materializada em produtos manufaturados que, a priori são comercializados na comunidade fomentando a composição financeira do lar, do território além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.
Política
Impacto Externo
O resultado desta oficina foi facilmente percebido através da apresentação das produções dos produtos prontos para venda, exibidas nas redes sociais da comunidade. Neste programa 28 mulheres e 02 homens beneficiaram-se deste aprendizado e hoje colhem os frutos do trabalho bem executado. O curso de Panificação & Confeitaria vem no sentido de movimentar a comunidade como um todo, pois atua no combate ao enfrentamento da força de trabalho, administração do tempo, formação básica de técnicas da panificação e confeitaria e o recebimento de certificado de participação materializa-se este aprendizado. O resultado desta oficina superou as expectativas pela assiduidade dos alunos às aulas, produção e venda, tudo materializado na forma de recurso financeiro o suficiente para compra de insumos para a produção seguinte, além de ser mais um elo na formação socioeconômica do lar, fomentar o território e fortalecer vínculos comunitários.