Tratamento de Efluentes por Sistema de Raízes
Resumo
A Universidade do Vale do Itajaí, através do projeto Tratamento de Efluentes por Zona de Raízes, é uma das formas de amenizar os problemas de poluição das águas e da degradação do ambiente. O projeto conta com a parceria dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Univali, para efetivar as práticas ecológicas no tratamento de efluentes. A escolha do sistema foi baseada no tratamento de efluentes com plantas fitoremediadoras, que podem ser realizados in loco, e evitando sistemas de bombeamento e unidades de tratamento em áreas distantes das cidades, com grande volume de dejetos. Os benefícios ao meio-ambiente acontecem por meio de um tratamento no local, com plantas, buscando a sustentabilidade: não gerando efluentes para o exterior da propriedade. É um processo permanente, o sistema é abastecido pelas aguas poluídas e o capim vetiver consome as aguas transformando em biomassa.
Estudo da realidade
O tratamento de efluentes no campus de Balneário Camboriú dos blocos 1 e 2 foi implantado em 2010, como um sistema permanente. A escolha do sistema foi baseada no tratamento de efluentes com plantas fitoremediadoras, que podem ser realizados in loco, e evitando sistemas de bombeamento e unidades de tratamento em áreas distantes das cidades, com grande volume de dejetos. O projeto direciona as sua ações para a Universidade do Vale do Itajaí e contribui com o ODM 6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças, o ODM 7 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e o ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O site www.vetiver.org tem inúmeras experiências o uso do capim vetiver no tratamento de efluentes domésticos e industrial em vários países, entre estes: Peru, Venezuela, Colômbia e Brasil, assim com Austrália e Nova Zelândia. Itália, países árabes, Tailândia, China, assim como inúmeras pesquisas na academia. A Univali desenvolveu pesquisas duramente a implantação do sistema em 2010, com análises periódicas (12 meses) e constatou a eliminação dos coliformes fecais e consumo da matéria orgânica do efluente em 30 dias, demonstrando sua eficiência, em TCC do curso de Eng. Ambiental.
Justificativa
O projeto de Tratamento de Efluentes é uma das formas de amenizar os problemas de poluição das águas e da degradação do ambiente. Inúmeros estudos, pesquisas e tecnologias foram desenvolvidos em vários países, conhecidos como processos de fitoremediação, que utiliza plantas extratoras como o capim Vetiver: Vetiveria zizanioides para limpar águas e descontaminar ambientes. Dentro desta perspectiva a universidade implantou uma unidade piloto de Tratamento por Zona de Raízes no campus de Balneário Camboriú, e está há cinco anos, em funcionamento.Os benefícios ao meio-ambiente acontecem por meio de um tratamento no local, com plantas, buscando a sustentabilidade: não gerando efluentes para o exterior da propriedade.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
O Tratamento de Enfluentes in loco promove todo o consumo das águas e dos resíduos orgânicos, desta forma não é favorável ao surgimento de insentos (mosquitos diversos), evitando inclusive a Dengue. Evita que a comunidade do município de Balneário Camboriú fique exposta à várias doenças causadas por cloriformes fecais e bactérias. O resultado foi percebido após a instalação do sistema onde gerou toda a limpeza da água e ambiente.
Impacto Interno
O Tratamento de Enfluentes in loco promove todo o consumo das águas e dos resíduos orgânicos, desta forma não é favorável ao surgimento de insentos (mosquitos diversos), evitando principalmente a Dengue. Evita que a comunidade universitária fique exposta à várias doenças causadas por cloriformes fecais e bactérias. O resultado foi percebido após a instalação do sistema onde gerou toda a limpeza da água e ambiente.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
O Tratamento de Enfluentes in loco não gerando resíduos, traz um grande benefício ambiental. As águas por meio da bacia de evapotranspiração são liberadas ao ambiente e devolvida em nuvens gerando água limpa através da chuva limpa para a comunidade em geral. Enquanto que o resíduo orgânico é transformado em biomassa.O resultado foi percebido após a instalação do sistema onde gerou toda a limpeza da água e ambiente.
Impacto Interno
O Tratamento de Enfluentes in loco não gerando resíduos, traz um grande benefício ambiental. As águas por meio da bacia de evapotranspiração são liberadas ao ambiente e devolvida em nuvens gerando água limpa através da chuva limpa para a comunidade universitária. Enquanto que o resíduo orgânico é transformado em biomassa.O resultado foi percebido após a instalação do sistema onde gerou toda a limpeza da água e meio ambiente.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O Tratamento de Enfluentes in loco foi um sistema de fácil implantação e baixo custo, altamente eficiente, liberando o ambiente de resíduos prejudiciais, e ao mesmo tempo, beneficiando o meio ambiente e a comunidade em geral. Por isso, entendemos que a iniciativa contribui diretamente com o desenvolvimento sustentável. O resultado foi percebido após a instalação do sistema onde gerou toda a limpeza da água e ambiente.