Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Território Jardim Novo Mundo
Resumo
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Território Jardim Novo Mundo, é uma unidade pública da Proteção Social Básica, vinculada à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim, que atua como principal porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), e trabalha o fortalecimento de vínculos afetivos, através de acolhimento, pró ação, proteção e prevenção de situações de risco, atendendo exclusivamente os moradores dos bairros Jardim Novo Mundo, Jardim Primavera, Jardim Tatiana, e Green Valley, onde verifica-se a existência de grande número de famílias heterogêneas de baixa renda, muitas das quais beneficiárias de programas transferência de renda.
Estudo da realidade
De acordo com estudos realizados pelo Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral CADI Brasil promovidos pela Associação Lugar de Amor e Restauração – LuAR com a qual o CRAS estabelece parceria, e pelo Instituto Abaçaí através do Selo Social, considerando-se os dispostos na Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social – NOB/SUAS e nos manuais técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), verificou-se por meio de diagnósticos sociais, que no território referenciado pelo CRAS Jardim Novo Mundo, no município de Votorantim/SP, existe grande número de famílias heterogêneas de baixa renda, muitas das quais beneficiárias de programas de transferência de renda, cujos vínculos afetivos requerem atenção, chefiadas por mães com ensino médio incompleto, e inseguras no reconhecimento como pessoas de direitos. Neste sentido, identifica-se o estudo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM 1 e 3.
Justificativa
A situação de pobreza e vulnerabilidade é uma realidade que afeta todo o Brasil, e traz conseqüências como a baixa qualidade de vida das famílias, a dificuldade no desenvolvimento e crescimento pessoal, assim como a exposição a situações de desproteção e violação de direitos. Diante desta realidade, o CRAS, gerenciado pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, contando com equipe composta por coordenadora, assistente social, psicólogo, auxiliares administrativos, estagiários, recebe em maioria mães de família, e procura trabalhar a pró-ação, assim como atuar na proteção e prevenção de situações de risco, na defesa de direitos, na garantia dos mínimos necessários diante da situação de pobreza através dos Programas de Transferência de Renda, no fortalecimento de vínculos afetivos por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias - PAIF, objetivando-se a promoção da convivência, o empoderamento e o protagonismo social das famílias.
Objetivo geral
Promover o acolhimento, a mobilização e a conscientização das famílias, em relação à sua capacidade protetiva, trabalhando sua potencialidade de autonomia e protagonismo.
Ações desenvolvidas
Mobilizar, promover e valorizar a participação social em atividades interativas, em que sejam discutidos temas sugeridos pelos participantes, envolvendo-os nos processos de opinião e posicionamento.
-
Divulgar informações sobre eventos, convidando os munícipes por meio de cartas e informativos
-
Realizar encontros periódicos com a comunidade
-
Organizar palestras sócio-educativas
Promover o desenvolvimento de ferramentas para o enfrentamento de situações e adversidades.
-
Viabilizar informações sobre direitos e deveres do cidadão
-
Realizar atividades de acolhimento, escuta e orientação
Estimular o fortalecimento de vínculos afetivos do grupo comunitário, visando à interação, integração, empoderamento e protagonismo social.
-
Promover encontros de convivência
Trabalhar condicionalidades dos programas de transferência de renda, a fim de que a família possa garantir os mínimos necessários, conscientizando sobre o momento de vulnerabilidade.
-
Parceria com entidades e outros setores públicos
-
Promover reuniões periódicas
Promover o acesso das famílias à rede de serviços
-
Efetivar encaminhamentos da família para outros setores, mantendo o acompanhamento
Estudar, avaliar e aprimorar constantemente os trabalhos prestados.
-
Dialogar com a equipe sobre o andamento das atividades, trabalhando dificuldades e articulando possibilidades.
-
Promover estudo de casos dentro da equipe.
Impactos sociais
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Impacto Externo
Através de depoimentos, cerca de 50 munícipes, em sua maioria, mulheres, através da participação no evento em comemora ao dia da mulher, que contou com o curta-metragem sobre a repetição de histórias familiares através das gerações, relataram poder refletir sobre novas possibilidades em suas vidas.
Impacto Externo
Através de depoimentos dos participantes, cerca de 30 munícipes, em sua maioria, mulheres, participaram dos encontros em comemoração ao mês das mães e das famílias, relataram elevação da auto-estima e sentimento de autonomia em relação à à sua história.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através de listas de presença, foi possível constatar que aproximadamente 80 mulheres e 5 homens, que participaram do evento promovido pelo CRAS através da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, em parceria com a associação LuAR e a Secretaria de Saúde sobre doenças sexualmente transmissíveis, mostraram-se melhor informados sobre os cuidados com a saúde e formas de prevenção de doenças.
Impacto Externo
Por meio de listas de presença e depoimentos após os eventos, cerca de 70 munícipes, em sua maioria, mulheres, que participaram do evento em homenagem ao Outubro Rosa, promovido pelo CRAS através da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, em parceria com a Associação Luar e a ONG Mais Vida, relataram esclarecimentos importantes sobre o tema da prevenção do câncer de mama em mulheres e também homens.
Impacto Interno
Através de reunião de equipe 4 funcionários do CRAS, na condução dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade, relataram sentir-se fortalecidos e unidos enquanto equipe.