Colorindo a vida.
Resumo
A NAEP desenvolve um projeto de Arte, de disciplina e transformação a partir da pintura, por meio de aulas de artes plásticas e técnicas de pintura em parceria com a Secretaria da Saúde de Votorantim e a Associação Pintura Solidária. Porque devido ao número crescente de jovens e adultos vulneráveis ao uso abusivo de substâncias químicas entendemos que as práticas artísticas são estratégias de se trabalhar as aptidões, respeitando a capacidade de cada um, sua criatividade e sua vontade, ampliando os cuidados de proteção e prevenção.
Esse projeto acontece na cidade de Votorantim com os assistidos do CAPS-AD; ele teve início em Maio de 2016 com término previsto para Dezembro de 2016.
Estudo da realidade
O CAPS AD em seu primeiro ano de funcionamento tinha 300 pacientes cadastrados, hoje, quatro anos depois tem 874 pacientes cadastrados, sendo na sua grande maioria de classe econômica social baixa, dos bairros Vila Nova, Pro Morar, Novo Mundo, Green Valley, Jardim Tatiana, Barra Funda, Parque Bela Vista, Rio Acima, Archilla, Vila Garcia, Fornazari.
Assim a questão das drogas em geral tem apresentando crescimento nos índices do uso abusivo de drogas licita e ilícitas, e por compreender que se trata de um problema complexo,que engloba aspectos sociais, culturais, econômicos e de saúde, os quais direta ou indiretamente afetam a sociedade como um todo; os usuários que podem se tornar dependentes; suas famílias que sofrem as consequências desta dependência acarretando o adoecimento familiar, e a sociedade que sofre com os rebatimentos das varias expressões decorrentes do consumo de drogas, tendo na violência infanto-juvenil um dos cernes da questão social, no qual, em um cenário de desvalorização da vida, crianças e jovens estão sendo violentamente assassinados, muitos em decorrência das drogas ou por alguma ligação com elas, seja consumo,tráfico ou vitima de assaltos e etc.
Justificativa
Desenvolver habilidades e talentos através da pintura que tem como técnica o lúdico como expressão de pensamentos e sentimentos que podem ser transformados e, sobretudo ampliado para os cuidados de proteção e a prevenção dos adolescentes,adultos e famílias que estão inseridos no contexto e cenário do uso abusivo de substancias químicas.
A política estadual de combate às drogas no art. 2, o qual trata que a política estadual sobre drogas de acordo com os incisos:II – o ideal de construção de uma sociedade consciente e protegida do uso indevido de drogas ilícitas, assim como, o uso abusivo de drogas lícitas.V – a prevenção do uso indevido de drogas como prevenção mais eficaz e de menor custo para a sociedade.Devemos entender que as políticas se desenvolvem a partir de uma demanda a qual necessita de atenção especial, logo, entendemos que a questão das drogas deve ser percebida não só a partir do processo de repressão, mas também e principalmente no processo de prevenção do problema. A própria política estadual sobre drogas estabelece no seu art. 4, as diretrizes pautadas na área preventiva:III – propor a inclusão, na educação básica e superior, de conteúdos relativos à prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas, em suas várias implicações.
Objetivo geral
Promover a experiência através da vivencia da pintura e seu papel como cidadão em uma sociedade produtiva, com seus direitos e deveres.
Ações desenvolvidas
Incentivar e valorizar a autonomia, senso crítico, cooperativo e criativo;
- Nesta atividade os atendidos são orientados a escolherem, em conjunto com o grupo, os temas que lhes agradam para passar para a tela, utilizando gravuras prontas ou a forma abstrata.
Construir e ampliar hábitos e atitudes necessárias para o trabalho como pontualidade, assiduidade;
- Todas as atividades finalizam com uma roda de conversas construtiva onde juntamente com todos os envolvidos são pontuados os pontos positivos e negativos.
Protagonizar as experiências de vida com suas aprendizagens em suas habilidades;
- Através das atividades de pintura a equipe técnica, aproveita para explorar individualmente as experiencias de vida e suas habilidades.
Valorizar e enriquecer sua participação ativa no mundo social e cultural;
- Os atendidos terão acesso a vários estilos de arte e a partir da observação irão analisar e discutir a importância de cada estilo e suas influencias.
Ampliar o conhecimento do mundo que possuem manipulando diferentes cores de tintas, desenhos, formas e riscos, explorando suas características e possibilidades de manuseio e entrando em contato com cores em sua de expressão artística;
- Na atividade é ofertado vários tipos de materiais, como diferentes tipos de tintas, telas, caixinhas mdf, folhas e placas de eucatex, para que os atendidos conheçam e possam escolher qual material manusear.
Zelar pelos materiais individuais e coletivos;
- Todo inicio e final de atividade os atendidos são orientados de como zelar e guardar os materiais.
Produzir e reproduzir trabalho de arte utilizando a linguagem do desenho e da pintura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- Todas as atividades são propostos temas para trabalhar as telas, e a partir do trabalho e orientação os atendidos realizam a produção de imagens, com autonomia criativa.
Aprender a combinação das cores, riscos de desenhos e variações das técnicas de
pintura.
- Nas atividades os atendidos tem contato com varias técnicas de pintura e combinação de cores, e em conjunto os atendidos apreciam e debatem em seguida.
Impactos sociais
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
Através das atividades de escuta, roda de conversa e mediação entre equipe técnica, educador e pacientes, 30 atendidos, que participaram das oficinas de pintura, tiveram uma mudança positiva de comportamento e compreensão, permitindo a estarem mais aberto as regras e mais comprometidos com o tratamento no Caps AD.
Impacto Externo
através de escuta da equipe técnica junto aos adolescentes, os 14 adolescentes que participaram da oficina de pintura estão totalmente aderidos ao tratamento, construindo e fortificando o vinculo com a equipe.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Interno
Através de assembleia entre os colaboradores e equipe técnica, os 10 colaboradores e equipe técnica, através da oficina de pintura estão mais engajados, fortificados e com maior satisfação profissional.