AQUECENDO CORAÇÕES
Resumo
A União Maringaense de Ensino - UniCV realiza desde 2018 o projeto Aquecendo Corações que consiste em possibilitar um saber e um saber fazer, que levem os jovens a estabelecer uma relação de sentido e de pertença com a realidade circundante. Neste sentido, realizamos anualmente nos meses de maio e junho a arrecadação de agasalhos e alimentos os quais são destinados a instituições que assistem à pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação envolve não só a comunidade acadêmica, como também colaboradores, gestores de polo e empresas parceiras na cidade de Maringá - PR..
Estudo da realidade
Esta ação teve inicio no ano de 2018, com o objetivo mobilizar acadêmicos do curso de graduação, pós graduação, alunos do Colégio Axia, funcionários e comunidade externa, para ampliara o olhar para a realidade circundante. O intuito da campanha sempre foi o de se colocar como "ponte" entre aqueles que precisam e, aqueles que querem se colocar a serviço do outro. Mais do que uma ação assistencial, a campanha, sempre trouxe em seu bojo, o desejo de levar a comunidade acadêmica a perceber os "invisíveis". A perceber que uma sociedade mais igualitária começa primeiro pelo entendimento do meu papel enquanto cidadão. Que não é possível falar de igualdade enquanto houver pessoas sem acesso a condições dignas. E, este é o papel do cidadão, daquele que tem acesso ao conhecimento e, que de posse do conhecimento que transforma, precisa colocá-lo a serviço daqueles que estão a margem da sociedade. Enfim, os "encontros" provocados pela participação em ações como estas, permite não só o conhecimento da realidade, mas provoca a reflexão sobre as nossas escolhas. Se escolheremos reproduzir o status quo, ou se buscaremos uma nova via, a de valorização da vida.
Justificativa
Há muito tempo, a educação deixou de ter caráter unicamente pedagógico e teórico. O Centro Universitário Cidade Verde - UniCV em sua proposta pedagógica prima pelos valores sociais e, por uma formação que possibilite o desenvolvimento de competências necessárias para o exercício da ética, do diálogo e do respeito. Acreditamos que não basta apenas transmitir conhecimentos sistematizados, específicos da área de formação. Antes de qualquer coisa, se faz necessário pensar em uma educação do "humano". Só uma educação que prime pela reflexão oferece os alicerces para as tomadas de decisões, fazer escolhas, estabelecer princípios e normas. Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto se justificativa, não só pelo seu caráter imediato de auxilio aqueles que estão a margem da sociedade, mas porque permite o encontro de várias realidades, abrindo possibilidades de repensar nossa concepção de mundo, de como encaramos a vida e a nossa trajetória, atribuindo um significado à nossa relação com o mundo.
Objetivo geral
Possibilitar um saber e um saber fazer, que levem os jovens a estabelecer uma relação de sentido e de pertença com a realidade circundante.
Ações desenvolvidas
Desenvolver a cultura do voluntariado entre os acadêmico;
- Engajar os líderes de sala para que sejam um canal de divulgação das ações junto aos seus colegas de turma.
- Realizar a divulgação da ação para os acadêmicos pelos seguintes meios: site da instituição, e-mail, mensagens via WhatsApp e cartazes inseridos nos murais do campus.
- Por meio das mídias sociais (post, stories) , manter o diálogo com os acadêmicos, sensibilizando-os para o engajamento na ação.
Aproximar a instituição e a comunidade local;
- Estabelecer parcerias com empresas para serem pontos de arrecadação.
- Estabelecer diálogo com as instituições assistenciais para entender as demandas emergentes.
- Por meio das mídias Instagram, facebook e site oficial, prestar conta a comunidade sobre o resultado/alcance das ações sociais realizadas pela instituição.
Levar os acadêmicos a refletirem acerca da importância de desenvolver ações de cunho social, tornando-os mais sensíveis aos problemas da comunidade local
- Como forma de sensibilização, por meio das mídias, dar ciência aos alunos das demandas (necessidades) das instituições número de pessoas atendidas bem como o trabalho que realizam em prol da comunidade.
- Levar os acadêmicos a perceberem que pequenos gestos podem fazer a diferença na comunidade, na vida de uma pessoa.
- Ao final da ação, divulgar os resultados alcançados mostrando o alcance da ação e o impacto causado na comunidade.
- Despertar o sentimento de empatia, a possibilidade de se colocar no lugar do outro, levando os acadêmicos a perceberem que grandes mudanças começam com pequenos gestos.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Pelo alcance da ação ao atender cerca de 27 instituições assistenciais e engajar gestores de polos além de alunos, colaboradores, professores e comunidade em geral. As entidades que receberam as doações, e que puderam atender as pessoas assistidas. A campanha foi desenvolvida em 14 estados. Contamos com a participação de 05 empresas sendo elas: ATAK SISTEMAS, BENNER, FERRARI ZAGATTO, COLÉGIO AXIA e CORAL ARQUIDIOCESANO, além de alunos, colaboradores, professores, gestores de polo e comunidade em geral. Foram arrecadadas 6.877 peças de roupas, 100 cobertores, 254 pares de calçado, 2.181 quilos de alimentos, foram distribuídos 200 litros de sopas, 400 unidades de pães e 200 unidades de marmitas/quentinhas. A ação beneficiou 27 instituições que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país. Além de fomentar vários projetos a campanha reacendeu o desejo de muitas pessoas em se voluntariar e desenvolver ações sociais permanentes
Impacto Externo
Pela mobilização e participação dos colaboradores e alunos na ação de arrecadação de alimentos. A comunidade acadêmica que participando da ação, puderam exercitar a solidariedade percebendo que podemos sim mudar o ciclo da miséria quando partilhamos. A campanha ocorreu no contexto de sensibilização de alunos e colaboradores levando-os a perceber a necessidade da implementação de ações para atendimentos dos mais pobres e vulneráveis. O projeto de caráter assistencial, potencializou o sentimento de empatia de colaboradores e alunos que sensibilizados com a necessidade das instituições, participaram da ação doando roupas, alimentos e produtos de cuidados pessoais.
Impacto Externo
O projeto possibilitou as empresas um espaço para realização de práticas sustentáveis interagindo de modo mais próximo com a UniCV e com as entidades assistenciais. A UniCV que estabeleceu parcerias com várias empresas, as quais puderem ver a atuação da instituição na comunidade. As empresas que espelharam a ação junto aos seus colaboradores, levando-os ao exercício da empatia e da cidadania. No estabelecimento de diálogos com as empresas. No estreitamento dos laços com a comunidade, e, ainda no fortalecimento da marca. Fortalecimento das parcerias o que possibilitou o conhecimento do trabalho realizado pela UniCV, especialmente no que diz respeito a formação cidadã voltada a conscientização para o desenvolvimento sustentável e para adoção de estilos de vida mais respeitoso com o outro e com a natureza.
Impacto Externo
Pela quantidade de instituições impactadas pela ação. A ação beneficiou 27 instituições que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país, como também foram atendidas diretamente cerca de 27 famílias. O projeto Aquecendo Corações, imbricado às políticas de Responsabilidade Social do UniCV, mobiliza parceiros externos, desde 2018, para a conscientização e cooperação no compromisso da redução/erradicação da pobreza por meio da arrecadação de alimentos e peças de vestuário e assim, promovendo a redistribuição e o acesso a recursos básicos à usuários/beneficiários de programas ou instituições de acolhimento/proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos para serem destinados a instituições assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Impacto Interno
Na trabalho desenvolvido junto ao público interno possibilitando que todos os alunos tenham acesso aos conhecimentos e habilidades necessárias para promover uma cultura de paz e não violência, de respeito ao outro. A comunidade interna que, por meio do projeto, pode ter acesso a conteúdos de uma educação voltada para a cidadania. O projeto acontece a partir da preocupação da instituição em promover ações que contribuam para a conscientização de seus alunos e colaboradores, para a importância de se colocar a serviço do outro e, da consciência de que somos também responsáveis por promover uma cultura da partilha. O projeto possibilitou o repensar de nossas atitudes em relação aos mais pobres e vulneráveis, no que tange ao direito de todas a terem acesso a alimentação digna .
Impacto Interno
Pelas parcerias estabelecidas com a comunidade acadêmica e os colaboradores. Podemos afirmar que todos os professores e colaboradores, puderam exercitar na prática a cidadania atuando em prol de uma sociedade mais igualitária. No engajamento de alunos, professores e colaboradores, que não mediram esforços para que a ação fosse um sucesso. Realização de uma ação alinhada aos princípios norteadores de valorização do ser humano, da aproximação de nossa instituição com a sociedade.
Impacto Interno
A ação possibilitou a comunidade acadêmica e aos seus colaboradores o entendimento que a mudança de comportamento em relação ao consumo é imprescindível para a própria sobrevivência do planeta e para a manutenção da espécie humana. A instituição que pode ser reconhecida como empresa socialmente responsável, deixando um legado de sustentabilidade para as novas gerações. O desenvolvimento desta ação se justificativa pelo contexto social em que está sendo inserido, o qual é fundamental o esforço de sensibilizar alunos e professores quanto à importância da mudança de conduta em relação ao mundo em que vivemos e, ao mundo que deixaremos para as próximas gerações e, em relação à necessidade de preservação de todas as espécies. A participação nesta ação permitiu aos colaboradores e acadêmicos, se colocarem no lugar do outro, e, entender que é imprescindível trabalharmos para a redução do desperdício de alimentos.
Impacto Interno
Pela sensibilização que promove a responsabilidade social ao mesmo tempo em que educa os alunos para a solidariedade, oportuniza a reflexão sobre as situações de vulnerabilidade social e os sistemas de proteção, fomenta a participação e prepara para o momento de coleta/arrecadação com a expressiva soma de mais de 6 mil peças de roupas e mais de 2 toneladas de alimentos. A comunidade acadêmica e o setores técnico-administrativo, que puderam exercer a responsabilidade social e, auxiliar muitas famílias a terem acesso a alimentos não perecíveis e agasalhos. O projeto está sediado no Campus do UniCV e é desenvolvido em parceria com toda a comunidade acadêmica, a saber, todos os seus cursos, serviços, setores técnico-administrativo. Acreditamos que não basta apenas transmitir conhecimentos sistematizados, específicos da área de formação. Antes de qualquer coisa, se faz necessário pensar em uma educação do "humano", em uma formação cidadã com compromisso e responsabilidade social.
Inclusão
Impacto Externo
Na destinação de mais 2 toneladas de alimentos e mais de 6 mil peças de roupas para instituições assistenciais. As famílias que são atendidas por cerca de 27 instituições assistências e mais 20 famílias diretamente assistidas. Na implementação de ações que buscam a redução das desigualdades sociais, uma vez que atua diretamente naquilo que é mais necessário ao ser humano que é a sua dignidade. A ação vai ao encontro dos princípios norteadores da agenda 2030, uma vez que atua diretamente na redução das desigualdades, impactando positivamente a vida daqueles que estão a margem da sociedade, diminuindo o sofrimento causado pela fome e frio.
Impacto Externo
A ação possibilitou aos acadêmicos aproximar-se da realidade das instituições assistenciais levando-os refletirem acerca da importância do voluntariado e da participação em ações que busquem garantir o acesso aos alimentos. Podemos dizer que a instituição se beneficiou desta ação pois pode estar mais próxima da comunidade onde está inserida, exercendo o seu papel de promotora da inclusão social. Na realização de uma ação ancorada na politica de sustentabilidade, onde a pessoa humana é colocada em primeiro plano, pois a formação do indivíduo deve estar ancorada num conhecimento em que prime pelo constante acesso de todos as bens socialmente produzidos. A ação possibilitou a comunidade acadêmica perceber que é urgente a necessidade de uma politica de promoção da inclusão social, econômica e política de todos, para que possamos reduzir o número de pessoas que estão vivendo em situação de miséria.
Política
Impacto Externo
Pelo número considerável de empresas que aderiram a ação. As entidades que receberam as doações, e que puderam atender as famílias em situação de vulnerabilidade social. No estabelecimento de parcerias com empresas instaladas em Maringá e, também com a parceria estabelecidas com os gestores de polo educacional. A participação de 05 empresas locais sendo elas: ATAK SISTEMAS, BENNER, FERRARI ZAGATTO, COLÉGIO AXIA e CORAL ARQUIDIOCESANO, além da parceria estabelecida com alunos, colaboradores, professores, e cerca de 27 gestores de polo e comunidade em geral.