Capacitação sustentável no Grupo Ympacto
Resumo
O projeto de Capacitação sustentável no Grupo Ympacto visa a capacitação, formação, atualização profissional e treinamentos na área comercial e industrial para jovens e adultos que estão desempregados, em busca de uma oportunidades no mercado de trabalho, mesmo diante da pandemia (Covid -19).
O projeto irá contar com entidades parceiras da Sociedade Cívil e pública dentro do Selo Social, empresas públicas e privadas e principalmente indústrias metalúrgicas para a colocação do jovem aprendiz, bem como a recolocação do chefe de família que perdeu seu emprego mediante a crise econômica da pandemia.
As inscrições para os cursos serão online até o dia 30/08/2020, com previsão de iniciar em 08/09/2020 aguardando relatório da Secretaria da Saúde, conforme os protocolos e os cuidados relacionados à transmissão da COVID-19 no retorno às atividades presenciais. Caso, dia 08/09 não seja liberado as aulas presenciais, iniciaremos nesse mesmo dia com aulas remotas, ou seja, não presenciais até a liberação das aulas presenciais.
O projeto de capacitação atenderá em torno à dezenas de jovens com necessidades financeiras e mobilizará à princípio: alunos, comerciantes e instituições industriais, públicas e provadas, no qual envolve em torno de 500 pessoas.
A escola Técnica de Corte e Costura Fabiana Vieira irá produzir as máscaras e fará a doação aos jovens carentes para participar do curso de capacitação.
A Policia Militar do Estado de SP juntamente aos alunos do JBA irá mobilizar os jovens na importância da capacitação profissional, e também, irão participar dos cursos.
A ONG João de Barro irá ceder 1 (uma) sala de aula para a capacitação gratuita aos alunos e aos adultos que estejam desempregados da região do centro de Itu. Os mesmos irão participar e não precisarão pegar ônibus.
Esse projeto acontece como modelo na Rua Boituva, número 40, bairro Cidade Nova, município de Itu, Estado de São Paulo.
Estudo da realidade
As atividades do Grupo Ympacto acontecem na Rua Porto Feliz, 16, bairro Cidade Nova, município de Itu/SP. O bairro é distante do centro da cidade e é um dos mais populosos, possuindo um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista, a distância, o projeto, será realizado também , em parceria, em um espaço cedido pela Ong João de Barro, na Rua Convenção, 144 - Centro Itu/SP.
O Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei.8.069/90), considera adolescentes todas aquelas pessoas que estão na faixa-etária entre 12 a 17 anos e 11 meses de idade. Considerando a adolescência uma etapa do desenvolvimento humano e também da transição para a vida adulta, a falta de acesso ao mundo do trabalho, fatores que influenciam na autoestima e no reconhecimento social dos adolescentes.
O Grupo Ympacto adotou o Projeto Jovem Aprendiz (Faixa etária de 12 a 17 anos) e Programa Meu Emprego (Acima de 18 anos) mediante às ações mundiais do Novo Coronavírus COVID 19 e devido à necessidade da busca por empregos devido o confinamento social na quarentena, pessoas, como jovens e adultos, veem a necessidade do desenvolvimento profissional e cursos de qualificação gratuitos para vaga de emprego no mercado de trabalho.
Contempla a capacitação profissional gratuita para o Projeto Jovem Aprendiz os cursos de Administração (Módulos de Auxiliar de RH, Auxiliar Departamento De Pessoal, Auxiliar Administrativo, Excel Básico e ISO 14.000 – Gestão Ambiental) e Produção Industrial (Módulos de Metrologia Básica; Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico Básico; Auxiliar de Mecânica, Auxiliar de Eletricidade Básica e ISO 14.000 – Gestão Ambiental). E para o Programa Meu Emprego os cursos de Metrologia Básica; Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico Básico.
Mediante a situação da quarentena, o Grupo Ympacto irá iniciar os cursos com aulas remotas, ou seja, não presenciais e posteriormente o retorno das aulas presenciais no contra turno escolar. E para o Projeto Jovem Aprendiz, treinamento de um ano e meio, estamos com protótipo de fabricação de cadeira de rodas.
Justificativa
Diante da proposta do ciclo do Selo Social, este ano, por causa da Pandemia, fizemos parceria com entidades que já têm essa finalidade e objetivos afins, de capacitação profissional; e tendo em vista a necessidade da realidade em busca de um emprego no mercado de trabalho mediante ao COVID 19. Planejamos essa capacitação com aulas não presenciais, a princípio, e presenciais, mediante liberação da Secretaria de Saúde conforme protocolo ao retorno das aulas presenciais nas unidades escolares. O projeto é destinado aos jovens e adultos, não somente do nosso município, e sim, na região interior do estado de São Paulo.
Objetivo geral
Promover a capacitação, atualização profissional e treinamento de cursos profissionalizantes, mesmo durante a quarentena, com aulas não presenciais aos moradores do Município de Itu/SP e região interior.
Ações desenvolvidas
Mobilizar entidades parceiras, empresas públicas e privadas, alunos e comerciantes para ideia do projeto de capacitação sustentável pelo Grupo Ympacto.
- Mostrar às famílias e as pessoas a importância do projeto de capacitação sustentável com aulas não presenciais durante a quarentena e a formação continuada pós pandemia com entidades parceiras e empresas pelas redes sociais e mobilização das pessoas.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Diante da Pandemia da COVID-19 e durante a quarentena através de observações junto à comunidade, percebemos que nós precisávamos capacitar pessoas que estavam sem empregos e junto a equipe do colégio buscamos uma solução cultural na capacitação remota. Pensamos nos jovens entre 13 a 17 anos e adultos para os cursos profissionalizantes online. De início imediato, surgiu a parceria com os jovens JBA e demais jovens da região e as pessoas que se encontravam desempregadas. Quando começamos tínhamos 7 alunos, hoje, estamos com 78 alunos.
Educação
Impacto Interno
Por meio da COVID-19 que nesse ano estamos atravessando e diante de uma situação de falta de mão de obra qualificada foram beneficiados os jovens e pessoas sem empregos para o mercado de trabalho tão exigente pela primeira vez foi desenvolvido capacitação na condição remota para essas pessoas. Sabíamos que o mercado de trabalho iria aquecer e significativa aquisição de conhecimento remoto e nova cultura de treinamento e qualificação profissional, ferramentas imprescindíveis ao ser humano que busca uma nova oportunidade de emprego.
Política
Impacto Externo
Por meio da situação de Pandemia e pedidos dos moradores da região para cursos de capacitação profissional na condição remota, ou seja, online para os jovens e adultos fora do mercado de trabalho, conseguimos mobilizar parcerias e pessoas da comunidade em prol de um projeto social de capacitação profissional e que novamente através das ações (vendas das marmitas), parte do lucro dessas vendas era para possibilitar recursos para materiais didáticos e máscaras para aquelas pessoas começar fazer os cursos. E acreditaram, e vários estão trabalhando.