Vivências de Aprendizagem: Atividades em Família
Resumo
Diante da pandemia que o mundo enfrenta, a necessidade de suspensão de aulas e fechamento das escolas, a Secretaria Municipal da Educação criou um espaço virtual com o objetivo de oferecer uma ferramenta de apoio às famílias, contribuindo para que os estudantes mantenham o hábito de estudos diários, a partir de desafios de aprendizagens, via contato com diferentes materiais e propostas.
Considerando a predominância da faixa etária das crianças atendidas pelas escolas municipais: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas (0 a 5 anos) e anos iniciais do ensino fundamental (6 a 10 anos), a equipe técnica pedagógica optou por não oferecer atividades na modalidade EAD (Educação à distância).
Esta proposta está acessível pelo link:
http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/
Neste ambiente estão disponíveis sugestões de brincadeiras, música, contação de história atividades corporais e oficina de ideias, além de disponibilizar no espaço formação dicas de livros, artigos e conteúdos gerais
para professores, pais e estudantes.
Outra iniciativa que contribuiu com o objetivo de orientar as famílias e comunidades no período da pandemia é a divulgação de programação na TV
Câmara. Serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras em dois
horários: às 8h e às 17h.
A transmissão dos vídeos pode ser acompanhada pela TV aberta digital, no canal 31.3; na NET, no canal 04 e na Vivo Fibra, no canal 09. Na internet o material pode ser acompanhado, também, no site www.camarasorocaba.sp.gov.br e no canal do YouTube ‘Câmara
Municipal de Sorocaba’
Estudo da realidade
Sorocaba, cidade do interior paulista, com população aproximada de 700 mil habitantes, faz parte da Rede de Cidades Educadoras (AICE) desde 2006 por meio da Lei 7.833 de 29 de junho de 2006, desde então tem participação efetiva em ações de coordenação e participação nos colegiados.
Ainda em tempo, considerando que Sorocaba possui o 10º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo e o 22º do país, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A diversificação do parque industrial da cidade é apontada como essencial, além de novos investimentos na produção de equipamentos de energias renováveis.
A Secretaria da educação conta com 106 funcionários lotados no Centro de Referência em Educação, 160 escolas e aproximadamente 59.000 estudantes.
Creche: 13.779
Pré-Escola: 13.841
FundamentaI I: 29.171
Fundamental II: 1951
Total: 58.742 (dados do /censo escolar de 2019)
Considerando a predominância da faixa etária das crianças atendidas pelas escolas municipais: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas (0 a 5 anos) e anos iniciais do ensino fundamental (6 a 10 anos), a equipe da Secretaria da Educação optou por não oferecer atividades na modalidade EAD (Educação à distância), que por sua vez, encontram grandes obstáculos para proporcionar a efetiva aprendizagem.
Então, diante da pandemia que o mundo enfrenta, a necessidade de suspensão de aulas e fechamento das escolas, a Secretaria Municipal da Educação criou um espaço virtual com o objetivo de oferecer uma ferramenta de apoio às famílias, contribuindo para que os estudantes mantenham o hábito de estudos diários, a partir de desafios de aprendizagens, via contato com diferentes materiais e propostas.
Esta proposta está acessível pelo link:
http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/
Justificativa
A Secretaria da educação trabalha com o foco na aprendizagem real dos estudantes. As medições do IDEB(índice de desenvolvimento da educação básica) são de suma importância para o avanço da educação no país, visto que ela deve estar em constante movimento e atenção para que não perca qualidade no ensino. Através deste índice, é possível estabelecer metas e entender se os métodos pedagógicos aplicados nas escolas estão surtindo efeito ou não.
No IDEB atual Sorocaba está com a nota de 6,7 quando a meta era 6,4 e a meta Nacional ficou em 6,0.
Nossa rede Municipal oferece educação de qualidade e com foco na aprendizagem dos estudantes, portanto a aprendizagem e o estudo de conteúdos se dá com a presença do professor e aluno na sala de aula.
Inúmeras pesquisas em relação a Pedagogia, Didática e Neurociência, demonstram o quanto a educação depende especialmente do vínculo,
entre o educador e o educando e entre os demais estudantes, fortalecendo a concepção de que os alunos também aprendem entre si.
Objetivo geral
Manter o hábito de estudo mesmo no ambiente domiciliar.
Ações desenvolvidas
Flexibilizar as atividades pedagógicas.
Desdobrar os conteúdos em atividades lúdicas.
Proporcionar interação familiar.
Estimular os estudantes a realizarem brincadeiras
Motivar atividades com o corpo e coordenação motora
Manter a rotina de estudos.
Oferecer apoio às famílias.
-
Considerando que a secretaria optou por não repor os dias letivos por meio on-line, foram disponibilizadas sugestões de atividades para serem feitas em família, a Secretaria Municipal da Educação criou um espaço virtual com o objetivo de oferecer uma ferramenta de apoio às famílias, contribuindo para que os estudantes mantenham o hábito de estudos diários, a partir de desafios de aprendizagens, via contato com diferentes materiais e propostas. Esta proposta está acessível pelo link:
http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/
As características do estágio de desenvolvimento destes estudantes, principalmente, aqueles matriculados na educação infantil que devem
ter a interação e a brincadeira enquanto eixos estruturantes das
vivências pedagógicas. Por esse motivo foram gravados vídeos com sugestões de brincadeiras, contação de história, música, atividades corporais e oficina de ideias.
Também há um espaço formação onde são sugeridos livros, artigos e outros textos de apoio aos estudantes, professores e aos pais.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
A escola é o território de aprendizagem, lugar propício para abordagem cultural de temas, poesias, histórias, música e outras manifestações. No ambiente escolar as manifestações culturais e brincadeiras, música e dança podem ser vivenciados, mas com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavirus a opção foi sugerir conteúdos por meio do ambiente virtual. Quando os estudantes tem contato com as produções, tradições e costumes da nossa terra, vão construindo sua identidade cultural e se reconhecendo como brasileiros.
Educação
Impacto Externo
O projeto vivências de aprendizagem foi criado para disponibilizar conteúdos aos estudantes por meio de vídeos considerando que a Secretaria da Educação optou por não repor as aulas virtualmente. Os estudantes da rede municipal e suas famílias puderam participar das atividades, pois o conteúdos foi disponibilizado no site da Secretaria da educação e exibido na Tv câmara. Recebemos vários relatos de pais de alunos e da comunidade escolar elogiando o projeto.
Impacto Interno
Foi criado um grupo de trabalho formado por supervisores, gestores de desenvolvimento educacional, professores, especialistas e técnicos. Esse grupo é responsável por sugerir e gerir os conteúdos postados no ambiente virtual. A ação foi estendida às escolas e comunidade escolar para que todos tivessem a oportunidade de participar. A mobilização e o trabalho em equipe foi essencial para proporcionar às famílias e aos estudantes um meio de não perder o vínculo com a escola.
Inclusão
Impacto Externo
As atividades que promovem interação, movimento, música proporcionam a inclusão, pois envolvem a todos e os estudantes com deficiência podem participar e se for preciso poderá ser feita adaptação. Os vídeos, músicas e as atividades postadas no ambiente virtual envolveram não só os estudantes mas toda a família.
Meio ambiente
Impacto Externo
Nas sugestões de atividades foi criado um espaço para falar de sustentabilidade e meio ambiente. As crianças junto com os familiares puderam partilhar de momentos cuidando de horta vertical, plantando hortaliças e ervas. Dentro de casa é possível também cuidar da natureza, cuidar da limpeza de casa e criar um ambiente sustentável. Recebemos relatórios, fotos e relatos dizendo que as atividades foram inclusivas de interação.
Política
Impacto Interno
A parceria entre a Secretaria de Educação, a Tv Câmara e a Escola do Legislativo foi uma força tarefa e união para que todos(estudantes e famílias) pudessem ter acesso ao conteúdo que foram disponibilizados no ambiente virtual. Os vídeos e as atividades foram convertidas em programas pela equipe da escola do legislativo e exibidos pela TV aberta. Com essa ação foi possível unir o poder executivo e o legislativo em benefício dos nossos estudantes.
Saúde
Impacto Externo
Durante o período de suspensão de aulas, a tendência das famílias por causa da pandemia foi ficar em casa. Com esse novo modo de vida tiveram que se adaptar. Essa condição de ficar em casa proteje contra o coronavírus mas é fato que as crianças e adultos acabam ficando sem atividades físicas e as que proporcionam coordenação motora e interação entre as pessoas. Portando atividades de movimento postadas no vivências provocaram as crianças a se movimentarem, mesmo dentro de casa.