Alegria
Resumo
O projeto alegria trata-se de um encontro grupal de idosos com deficiência visual que frequentam a A.I.A.V.D " Escola de Cegos Santa Luzia" e coordenado pelo profissional de Educação. As atividades ocorrerão dentro da Entidade assim como em locais abertos quando necessário, serão realizados atendimentos semanais com período de 1 hora, com atividades elaboradas com função de promover “qualidade de vida” dos idosos.
Estudo da realidade
"O Brasil é um país que envelhece a passos largos. Projeções indicam que, em 2020, a população idosa brasileira será de 30,9 milhões, representando 14% da população total, ocupando então o sexto lugar na classificação mundial. O fenômeno do envelhecimento acelerado vem produzindo necessidades e demandas sociais que requerem respostas políticas adequadas do estado e da sociedade." (KÜCHEMAMN, 2012, P.165)
Realidade esta que tem impactado no serviço ofertado por essa entidade, uma vez que tivemos percebido um aumento de pessoas com mais de 60 anos com deficiência visual solicitando reabilitação.
O envelhecer é um fenômeno biopsicossocial, devendo ser portanto, encarado por vários ângulos. É um processo repleto de mudanças significativas de ordem física, psicológica e social, que a autoestima e auto percepção favorecidas pelas atividades coletivas são fatores determinantes para a vivência de bem estar e por consequência, para a manutenção e restabelecimento da saúde física e mental;
Justificativa
No envelhecimento uma série de mudanças pode tornar o idoso menos participativo nas atividades do dia a dia, portanto, reintegrar ativamente o idoso à vida que o cerca é um dos objetivos deste grupo, resgatando e trazendo novas possibilidades de vivência.
Com o grupo a proposta é reestabelecer, o funcionamento máximo do corpo de cada indivíduo, compreendendo a singularidade de cada caso por meio da manutenção das funções corporais, físicas, mentais e a participação social, com o objetivo de promover qualidade de vida, independência e autonomia.
Objetivo geral
Promover qualidade de vida.
Ações desenvolvidas
Melhorar funções corporais, qualidade de vida, autonomia, independência, e acima de tudo estabelecer um vínculo social de harmonia e alegria com ênfase na fase que estão vivendo, trazendo um espaço para trocas de experiências e vivências que auxiliam o desenvolvimento do bem-estar de cada um.
- Roda de conversa;
- Alongamentos;
- Exercícios;
- Jogos;
- Dinâmicas;
- Momentos de relaxamento;
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Por meio das atividades desenvolvidas, 08 deficientes visuais na A.I.A.D.V "Escola de Cegos Santa Luzia" tiveram um envolvimento maior na afetividade entre eles, onde por meio das trocas puderam se conhecer mais notando semelhanças entre eles, gerando reconhecimento dos seus pares, sensação de bem estar e saúde.