Plano de Ação Contingencial de Combate à Covid-19
Resumo
A OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPIRITA IRMÃO ÁUREO realiza o projeto Plano de Ação Contingencial de Combate à Covid-19, que consiste em promover a segurança e integridade das crianças e jovens acolhidos pelo Lar de Eurípedes frente a pandemia da Covid-19 por meio de orientação e adoção de regime de funcionamento emergencial com cuidador(es) residente(s), de modo a reduzir o fluxo diário de entrada e saída de profissionais, criando espaços para que eles possam descansar, dentro do nosso espaço, um dia na semana, além de equipe técnica trabalhando home office, atendendo por demandas. Mantendo também sempre informados os colaboradores, os acolhidos e suas famílias a respeito da pandemia, dos riscos envolvidos e das medidas de prevenção e precaução sobre as medidas que precisam ser adotadas neste momento, inclusive de restrição ao contato físico (beijos, abraços, apertos de mão). Este trabalho vem sendo realizado desde o início da quarentena, decretada pelo GDF.
. Monitoramento e Avaliação: Todos os meses são elaborados relatórios que avaliam e mensuram todas as ações realizadas pela instituição, bem como, um relatório individualizado de cada acolhido. Esses relatórios são acompanhados pelos Órgãos competentes.
Estudo da realidade
As Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (OSCEIA) constituem uma Organização da Sociedade Civil (OSC), uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos que visa promover a assistência social. Fundada em 30 de março de 1985, tem sua sede na EQRSW 4/5 lote 01 do Setor Sudoeste, Brasília, Distrito Federal. Ainda, tem uma unidade em Brazlândia, em que realiza o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes – O Lar de Eurípedes. O Lar de Eurípedes abriga crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social, de 0 a 17 anos e 11 meses de idade, em regime de casas-lares, acolhimento integral, ou seja, as crianças são encaminhadas ao Lar por meio da Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar. Sob a guarda do Lar de Eurípedes as crianças recebem todos os cuidados de saúde,
higiêne, educação, esporte, lazer, assistêncial psicológica integral e orientação profissional, quando se trata dos jovens.
Por meio de diferentes programas, de forma inteiramente gratuita, a OSCEIA vem ao longo de 35 anos cumprindo com seu objetivo maior que é a promoção integral do ser, para que ele atue na família e na sociedade de forma mais completa e efetiva.
Atualmente, desenvolve outros trabalhos sociais em diferentes regiões do DF, como: Samambaia, Rodoviária do Plano Piloto, Brazlândia e Sudoeste Econômico. Assiste, principalmente, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social e situação de rua. O principal objetivo desse trabalho é proporcionar brincadeiras, noções de higiêne, saúde, cultura, arte e educação, por meio de rodas de conversas e oficinas, orientados por professores voluntários.
Justificativa
No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia global. Desde então, todos estamos unidos no combate ao novo Coronavírus. Medidas como o isolamento social foram tomadas com o intuito de proteger nossos acolhidos. Diante disso, a OSCEIA-DF, além de distribuir cestas básicas e materiais de higiene para as famílias assistidas nos projetos assistidos pela instituição, elaborou um plano formal de ação contingencial de combate à Covid-19 focado no Lar de Eurípedes, que acolhe em regime integral crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Por isso, é imperioso que nesse momento possamos atuar em conjunto com entidades governamentais para garantir a segurança de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social tanto do Lar de Eurípedes, quanto os assistidos dos outros projetos assistenciais da Casa.
Objetivo geral
Promover a segurança e integridade das crianças e jovens acolhidos pelo Lar de Eurípedes frente a pandemia da Covid-19.
Ações desenvolvidas
Possibilitar o desenvolvimento formal de um plano de ações contingenciais de combate à Covid-19, conforme detalhado no plano de ação: item 2.3, assegurando saúde e proteção aos acolhidos no Lar de Eurípedes.
-
1- Mantivemos a continuidade da oferta de nossos serviços, essenciais para a proteção da população, sobretudo no contexto da Emergência em Saúde Pública, observando sempre a disponibilidade de espaços apropriados para boa convivência e de preservação à saúde integral de nossos acolhidos e colaboradores;
2- Conforme orientado, adotamos o regime de funcionamento emergencial com cuidador(es) residente(s), de modo a reduzir o fluxo diário de entrada e saída de profissionais, criando espaços para que eles possam descansar, dentro do nosso espaço, um dia na semana;
3- A Equipe Técnica está trabalhando home office, atendendo por demandas;
4- Mantemos sempre informados os colaboradores, os acolhidos e suas famílias a respeito da pandemia, dos riscos envolvidos e das medidas de prevenção e precaução sobre as medidas que precisam ser adotadas neste momento, inclusive de restrição ao contato físico (beijos, abraços, apertos de mão). Este trabalho vem sendo realizado desde o início da quarentena, decretada pelo GDF, com a colaboração da nossa pedagoga e enfermeira, Nádia Alves, que tem aborda
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Por meio de observação dos resultados e aplicação e cumprimento das ações contingenciais planejadas beneficiamos as crianças e jovens do Lar de Eurípedes que ao participarem das atividades de rotina diária do Lar, primando e priorizando a saúde física e mental de todos os envolvidos conseguimos garantir a não contaminação de nenhum criança e jovem que estão em abrigamento, possibilitando assim a prevenção dos mesmos diante do COVID-19.
Impacto Interno
Por meio de observação dos resultados e aplicação e cumprimento das ações contingenciais planejadas junto aos funcionários do Lar de Eurípedes que ao realizarem as atividades de rotina diária do Lar junto aos abrigados, conseguimos manter a saúde mental e física de nossos funcionários, garantindo a prevenção dos mesmos junto a contaminação por meio do COVID-19, mesmo estes estando em trabalho de abrigamento junto as crianças e jovens do lar.