Olhar de Perto - Nossos jovens longe das drogas
Resumo
O Olhar de Perto, realizado em parceria com a empresa Natubras, atua com a prevenção às drogas junto às escolas do município. Servindo como complemento às ações do Proerd, o Olhar de Perto envolve adolescentes e pais na orientação contra as drogas através de visitas dos alunos ao Sítio Caminho Novo, além de palestras nas escolas de Ensino Fundamental ( 9º anos) e Ensino Médio (rede estadual e particular) com o tema de prevenção às drogas. A intenção e preencher uma lacuna ainda existente na orientação de jovens estudantes sobre a prevenção às drogas no município. Entre 2015 a 2018, o projeto foi um dos projetos da Associação premiados com o Selo Social, por contribuir com os as ODS E ODM e tendo atendido mais de 2 mil crianças e jovens da comunidade. O projeto em 2019 terá organização das visitas internas à comunidade terapêutica, além das palestras para alunos e para pais e professores nas escolas estaduais e particulares, em vários bairros do município.
Estudo da realidade
Há mais de 19 anos, a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, localizada no bairro Morretes, em Piçarras, vem abrigando dependentes do álcool e de drogas que buscam recuperação. A estimativa da associação, baseadas em informações compartilhadas nacionalmente por comunidade terapêuticas, é que apenas 20% dos dependentes que saem das comunidades terapêuticas conseguem se recuperar efetivamente, o que exige uma melhor política pública para melhorar esta estatística. Além disso, através de notícias de jornal e informações do Ministério da Justiça, constata-se que vêm aumentando o número de jovens em idade escolar que entram cada vez mais cedo na drogadição. O PROERD, programa da Polícia Militar, já atua nas escolas na prevenção às drogas, atuando apenas com alunos dos 5º anos, deixando uma lacuna na orientação e prevenção nas escolas com alunos mais novos e mais velhos, lacuna que o Projeto vem preenchendo há 15 anos e tentando atuar junto às escolas do município.
Justificativa
Conhecendo esta realidade da comunidade local, com a lacuna na prevenção ás drogas nas escolas do município, o Sítio percebeu a necessidade e importância de usar o conhecimentos adquirido na orientação aos dependentes para também fazer um trabalho de prevenção com jovens nas escolas locais. Por isso, tem o desafio de colocar em prática o Projeto Olhar de Perto, que busca desenvolver uma atividade que mostre aos jovens piçarrenses a dura recuperação de quem já é dependente, prevenindo que entrem em contato com drogas licitas e ilícitas. A intenção é levar alunos as escolas municipais ao sítio para conhecerem a realidade dos dependentes em recuperação, promover a troca de experiência entre estudantes e dependentes, promover palestras objetivas e com linguagem atrativas aos alunos do ultimo ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com depoimentos de internos e ex-internos da Associação, e também palestras de orientação aos pais. Além disso, é uma forma de oportunizar aos internos da comunidade terapêutica um momento para refletirem sobre sua situação e estimular a serem exemplos de força de vontade e superação, além de oferecer orientação às drogas para alunos menos através da realização de teatro nas escolas.
Objetivo geral
Apresentar o tema da problemática das drogas à comunidade escolar local
Ações desenvolvidas
Promover palestras para alunos das turmas de 9º anos do Ensino Fundamental e turmas do ensino médio nas escolas do município.
- Realizar pelo menos 5 palestras informativa no ano nas escolas do município, com conteúdo preparado para cada turma e condução de palestrante preparado para o assunto.
Realizar palestras de orientação para pais e professores nas escolas do município.
- Realizar pelo menos uma palestra de orientação aos pais no Projeto Escola de Pais da escola Monteiro Lobato, palestra já definida em cronograma no início do ano
Orientar interno do Sitio Caminho Novo para a conversas com os alunos, ampliando a visão dos dependentes sobre a responsabilidade na comunidade local.
- Promover reunião interna com os dependentes sempre antes de haver uma visita de alunos no Sitio Caminho Novo. As reuniões serviram para conversas sobre a sua experiência, as dificuldades de cada um e como podem contribuir para a prevenção das drogas ao conversas com os alunos.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através das listas de presença assinadas, os alunos de 8º e 9º anos das escolas Monteiro Lobato e Adolfo Cabral comprovaram participação nas palestras dos integrantes do Sítio Caminho Novo, recebendo orientação sobre o perigo das drogas e ouvindo depoimentos dos acolhidos na instituição, estando munidos de informações e relatos que podem ajudar a afastá-los das drogas e ajudar outras pessoas (familiares e amigos) a não entrarem nesse mundo também.
Inclusão
Impacto Externo
Em depoimentos durante festa de 19 anos da entidade, internos do Sítio Caminho Novo que participaram das reuniões e nos depoimentos a alunos atendidos pelo projeto nas escolas, disseram-se responsáveis por tentar ajudar os jovens para que não caiam no mesmo erro que cometeram e incluídos assim na vida da sociedade local
Saúde
Impacto Externo
No depoimento da psicóloga do Sítio Caminho Novo, ela observou que os internos do Sítio Caminho Novo, que participaram das reuniões de preparação e orientação para as palestras e visitas dos alunos ao Sítio Caminho Novo, se sentem mais motivados a discutirem seus problemas e sentimentos para que possam transmitir informações claras e de orientação contra as drogas para os alunos que visitam ao sítio.
Impacto Interno
Em depoimento, o voluntário e presidente da instituição, que também é palestrante do projeto, relatou aos convidados do evento anual de aniversário de 19 anos do Sítio, que tem se sentido motivado a estudar cada vez mais e se capacitar para a realização das palestras do projeto e a inovar nas ações para os próximos anos. Disse ainda que isso o ajuda, inclusive, a manter a sobriedade para ser exemplo aos jovens e aos internos na instituição.