"Arteterapia de Grupo"
Resumo
As atividades desenvolvidas com a Arteterapia tem por objetivo despertar a subjetividade e o ordenamento dos pensamentos de conflitos internos que surgirão como símbolos nos trabalhos a serem analisados, reformulados, compreendidos e trazendo o conforto psíquico e harmonia interior, melhorando sua qualidade de vida fortalecendo sua interação/inclusão social.
Estudo da realidade
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento do indivíduo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimasse que haja mais de dois milhões de autistas no Brasil e 70 milhões no mundo.
Sorocaba, cidade de quase 700 mil habitantes, não conta com um serviço público municipal direto, para atender a demanda existente. Este atendimento é realizado por ONGs, atendimentos conveniados ao primeiro setor na cidade com números de sessões determinadas e escola Especial Particular.
Há uma demanda reprimida de aproximadamente 60 crianças e adolescentes em busca de diagnóstico, atendimento terapêutico e educacional específico.
Justificativa
Por meio do Projeto de Arteterapia, a Amas Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba proporcionará aos seus alunos a expressão de emoções, dos conflitos, de desejos, pensamentos livres e lembranças, melhorando sua qualidade de vida, fortalecendo sua interação e inclusão social.
A Arteterapia realizada através da interação de técnicas e materiais plásticos diversos estimula os aspectos sensoriais, motor e psicológico do indivíduo, contribuindo no seu processo de autoconhecimento.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
As atividades realizadas estão de acordo com as iniciativas do ODL 2 - Projetos de apoio à educação integral;
Durante as oficinas, a arteterapêuta conseguiu trabalhar o foco na atividade, a coordenação morota, a diminuição da hiperatividade, da ansiedade, estimular a criatividade, a percepção de sentimentos, melhora da interação o que gera um ganho em sua qualidade de vida. Foram confeccionados nas oficinas, artesanatos para datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal) com o objetivo de capacitá-los e promover a inclusão social.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
As atividades realizadas estão de acordo com o ODL 7 - "Projetos que promovam a edução ambiental."
Nas oficinas de arteterapia, os trabalhos propostos foram realizados a partir de materiais reciclados (pote de sorvete, embalagem longa vida, CDs, disco de vinil, latas de diversos tamanhos, palitos de sorteve, etc), objetivando o despertar a criatividade dos autistas através da reutilização dos materiais recicláveis, dando assim, sua contribuição para a conservação do meio ambiente.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
As atividades realizadas estão de acordo com o ODL 8 - Projetos que promovam a inclusão, a valorização e a capacitação da pessoa com deficiência.
Nas oficinas de arteterapia, todos os autistas atendidos pela entidade, confeccionaram artesanatos que foram utilizados em datas comemorativas (Dia das Mãe, Dia dos Pais, Páscoa, Natal) e o excedente foi direcionado ao Bazar da entidade, expostos em eventos como forma de divulgar o trabalho realizado, dar visibilidade da sua capacidade, valorizando o autista e contribuindo para sua inclusão social.