AtuAção (ACESSUAS - Preparação Para o Mundo do Trabalho)
Resumo
A Associação Beneficente Antônio José Guarda - AJG, desenvolveu o projeto AtuAção (Preparação Para o mundo do Trabalho), em parceria com a SIAS, resultante do edital SIAS 04/2018. Em nossa comunidade há um número crescente de adolescentes e jovens desempregados, por não ter qualificação profissional; enfrentando o desafio constante de envolvimento com as drogas, quer como usuários ou fornecedores. O projeto AtuAção impactou positivamente na valorização da autoestima, empoderamento pessoal e preparo ao mundo do trabalho, sendo realizado duas vezes por semana, num total de 10 encontros. Esse projeto aconteceu em dois períodos, em doze polos distintos, sendo dez sedes de CRAS, AJG e Fundação Casa, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019 e teve a certificação de 371 participantes.
Estudo da realidade
Quase 13 bilhões de brasileiros estão desempregados atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que boa parcela dos desempregados está nesta situação há pelo menos dois anos. O cenário da evolução industrial e tecnológica somado ao momento econômico vivido em nosso país nos últimos anos, torna imperativo repensar a abordagem dada a questão do trabalho junto a nossos adolescentes, para uma inserção real e produtiva. Os índices de preocupação com o crescente desemprego e a inadequação de competências solicitadas pelo mercado e aquelas desenvolvidas pelas escolas regulares, ajudam a criar um enorme hiato entre as expectativas profissionais e a realidade de mercado. Somado a isso, a forte mudança tecnológica que seremos submetidos nos próximos anos oriunda do uso da nanotecnologia, da inteligência artificial, do big data e outras, torna urgente a necessidade de se complementar a formação de competências dos jovens que ingressarão em um mercado, onde o conceito de empregos se dissolve e ganha força o conceito de trabalho. Sorocaba tem sua economia baseada majoritariamente no setor de serviços e indústria; segundo a Fundação SEADE em 2016 a participação dos serviços no total do valor adicionado era de 69,21% e a indústria participou com 30,64% dos investimentos do setor industrial. O setor que mais emprega na cidade é o setor de serviços, seguido do setor comercial, industrial e construção civil. Em relação à população desempregada, a ampla maioria possui até o Ensino Médio completo e são mulheres, jovens e negros. Em tempos de dificuldades econômicas, mas com sinais de recuperação, muita gente que se desligou do mercado formal de trabalho aproveita habilidades pessoais para prestar serviços ou abrir pequeno comércio. Comparando-se o ano de 2017 com 2018, houve um crescimento de 45,56% de MEIs. A AJG está localizada na Zona Norte, região mais populosa de Sorocaba, com alto índice de envolvimento com drogas ilícitas. Lembramos ainda que o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e competitivo, com dificuldade de mão de obra qualificada.
Justificativa
Para uma sociedade competitiva não basta a competência técnica. Os setores de gerenciamento e recursos humanos buscam um desempenho satisfatório para as funções como a iniciativa, organização, desembaraço, arrojo, dinamismo, motivação, comunicabilidade, criatividade, capacidade de liderança e assertividade. Portanto, as vivências educativas, cognitivas, lúdicas e sensoriais serão norteadas pelo conceito da andragogia, onde os participantes participarão ativamente da entrega do conteúdo. Optamos pelo termo “vivências”, pois os participantes não serão meros espectadores. Sendo assim, a melhor forma de um adolescente se destacar em meio a tantos candidatos para conseguir um emprego é especializando-se e estudando para garantir uma qualificação superior em seu currículo. O projeto atendeu esse público, sem requisitos e despreparado para poder assumir uma função produtiva no mundo do trabalho.
Objetivo geral
- Oportunizar preparo ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Ações desenvolvidas
- Atender 750 adolescentes e jovens entre 14 e 23 anos, 11 meses e 29 dias, em 12 polos distintos, determinados pela SIAS, em dois períodos (novembro e dezembro/2018 e janeiro e fevereiro/2019);
- - Contratação dos profissionais para aplicação do projeto;
- - Reuniões com equipe de coordenação;
- - Reuniões com a SIAS;
- - Contato com coordenadoras de cada polo, situados nos diversos CRAS de Sorocaba, para planejamento das ações e constituição das turmas.
- - Acompanhamento individual, pelo Técnico de Referência, aos atendidos, conforme necessidade
Promover ações que gerem integração ao mundo do trabalho para 30 turmas, distribuídas em 12 polos distintos;
-
- Execução do projeto com realização de 10 encontros para cada turma, desenvolvendo os seguintes conteúdos:
- Oficina de Ferramentas para Acesso ao Trabalho - FAT;
- Oficina de Inteligência Relacional e Emocional - IRE;
- Oficina de Inclusão Digital - ID;
- Palestra sobre Direitos Trabalhistas e Previdenciários;
- Roda de conversa sobre Segurança do Trabalho;
- Oficina teórica sobre Técnicas e Fundamentos de Produção.
- - Formatura com entrega de certificados.
- - Divulgação de vagas de emprego (online).
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Mediante resultado de entrevistas aplicadas pelos Técnicos e Técnico de Referência aos assistidos, percebeu-se que os mesmos, nos diversos polos de atuação, por terem participado do projeto AtuAção, estão mais atuantes, demonstrando melhor desempenho nas relações interpessoais, autoconfiança e maior desenvolvimento educacional.
Inclusão
Impacto Externo
Através de depoimentos recolhidos pelos instrutores e Técnico de Referência, percebeu-se que 371 adolescentes e jovens ao concluírem o projeto AtuAção, estão com autoestima elevada e mais preparados para serem absorvidos pelo mercado de trabalho.