MOLECADA LEGAL
Resumo
O Centro Social São José, uma das entidades mantenedoras da Pastoral do Menor em Sorocaba, desenvolve o Projeto Molecada Legal que atende diariamente nos bairros : Nova Esperança, Habiteto, Manchester, Jardim Ipiranga, Vila Astúrias, Parque das Laranjeiras,Jd. Refúgio, Parque São Bento, Parque Esmeralda e Cajuru.
O Projeto Molecada Legal tem por foco a constituição de espaço de convivência diário, para crianças e pré-adolescentes de 04 à 12 anos, promovendo a formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e pré-adolescentes, As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, cujas atividades contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças e também favoreçam o desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
Os núcleos de atendimento são instalados nos próprios bairros, de modo a facilitar o acesso e participação dos assistidos.Procuramos recrutar os orientadores sociais no próprio bairro e oferecer a capacitação
Fazemos reuniões/encontros mensais com os pais,alguns pais são nossos funcionários , para ouvi-los e podermos ajudá-los em seus problemas pessoais e sociais. Oferecemos um Serviço Complementar de Geração de Renda para as mulheres.
Duas vezes por ano em Janeiro e Julho. A organização oferece uma semana de capacitação e treinamento com técnicos da Prefeitura, da própria Instituição e particulares para os funcionários.Incentivamos os funcionários e os moradores do bairro a diversas ações de voluntariado durante o ano.
Promovemos Anualmente o Dia da Família com ações de promoção à cultura e à saúde com ajuda direta dos moradores locais.
Participamos de reuniões intersetoriais com todas as redes da cidade e temos pelo menos um funcionário participando dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social mediante esta participação estes funcionários participam frequentemente dos cursos e formações oferecidas por estes Conselhos como também fomentam as Políticas Públicas na Cidade de Sorocaba .
Estudo da realidade
Considerando que a Pastoral do Menor está situada com Centros Educacionais Comunitários em bairros onde se concentra um grande número de famílias em vulnerabilidade social, com grande número de crianças. As crianças muitas vezes não conseguem ainda vagas na escola em tempo integral e as crianças acabam ficando pelas ruas ou a mercê de situações de risco, agravadas pela precariedade das habitações e desestrutura dos núcleos familiares. Há também a insuficiência de serviços e ausência de projetos sociais para o atendimento direto e diário para as crianças e adolescentes.
Sabe-se também, por meio de reuniões intersetoriais, diálogo com conselhos e órgãos públicos, que estes bairros apresentam , muitas vezes, ambiente de isolamento social, propicio ao desencaminhamento das crianças e adolescentes devido à falta de oportunidades de lazer e de formação profissional.
Justificativa
O Projeto Molecada Legal se desenvolve diariamente nos seguintes bairros: Nova Esperança, Habiteto, Manchester, Jardim Ipiranga, Vila Astúrias, Parque das Laranjeiras, Jd. Refúgio, Parque São Bento, Parque Esmeralda e Cajuru.
Trata-se de bairros onde os instrumentos de intervenção social, ainda não são suficientes para garantir as condições para o desenvolvimento pleno das crianças e pré-adolescentes como garantido pelo ECA. Assim torna-se urgente a intervenção social no sentido de complementar as ações do poder público para assegurar às crianças as condições para a garantia de seus direitos fundamentais.
É urgente propiciar-lhes a oportunidade sadia de convivência comunitária, devidamente monitorada por pessoas responsáveis e com vocação para essa faixa de idade. Não basta que a criança esteja na escola em um dos períodos do dia, pois muitas famílias não têm condições adequadas para delas cuidar com a estrutura necessária no horário em que ela não está na escola, até por motivos de trabalho do responsável.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
São oferecidas alimentação diária para 922 crianças e 115 adolescentes que estão no projeto, foi percebido pelo relato das coordenadoras a melhora da concentração e na participação das atividades propostas.
Impacto Externo
Na atividade complementar chamada " Reconstruindo Famílias " são distribuídas cestas básicas a famílias em pobreza extrema, identificadas atraves das reuniões de pais e visita domiciliar da equipe técnica. Atraves de orientaçoes, acompanhamento a equipe técnica relata a melhor qualidade de vida e autonomia pessoal e financeira, diminuindo o assistencialismo e aumentando a empregabilidade.
Impacto Interno
Fomentado o protagonismo de Orientadores sociais,
Conforme relato das Supervisoras de projeto, houve a ampliação do universo cultural e informacional de Orientadores sociais, moradores de bairros com altos índices de Vulnerabilidade Social, por meio de capacitação semestral, envolvendo vários temas.
Impacto Externo
Escolhemos para trabalhar conosco nos bairros de maior risco social adultos e jovens moradores destes bairros e que estão fora do mercado de trabalho. Oferecemos capacitação e sensibilizamos para a importancia dos estudos. Temos hoje no nosso quadro de funcionários 5 jovens que se tornaram protagonistas e que eram atendidos pelo Projeto Molecada .Dos 5 que foram acompanhados, 4 estão na Universidade e 1 já está formado. Todos atuam dentro do nosso Projeto com registro em CLT e seus depoimentos ajudam a fomentar o protagonismo nos outros adolescentes. Temos registro com fotos de seus depoimentos no painel fotos do Selo Social.
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
São oferecidas à todas as crianças atividades que estimulam o aprendizado e desenvolvimento cognitivo tais como: contação de histórias, artes, brincadeiras ao ar livre que incentivam o desenvolvimento educacional, isto pode ser percebido pela melhora das crianças na escola que é relatado pelas mães nas reuniões/encontro mensais com os pais.
Impacto Externo
Como estímulo à educação e para despertar um interesse maior pelos estudos, realizamos uma Gincana anual sobre Conhecimentos Gerais, Matemática e Português com todas as crianças e adolescentes , todos recebem medalhas por estarem participando da gincana e prêmios. Percebemos após a realização da gincana uma mudança de comportamento, pois durante as atividades socio educativas elas fazem perguntas, ficam curiosas, participam de maneira mais atenta. Os pais, em reuniões com a coordenação, relatam que inclusive melhoraram na escola.
Impacto Externo
Realizamos o primeiro Festival de Musica Popular onde as crianças e adolescentes que estão inseridas nas aulas semanais de percussão, coral e violão participaram e aprenderam um repertório diversificado estimulando as crianças e adolescentes a conhecer outras realizades culturais por meio das músicas e pesquisas sobre seus autores, o arte educador das oficinas relata maior concentração, disciplina e interesse das crianças e adolescentes.
Impacto Externo
Para a criança ser matriculada no projeto Molecada é necessária a apresentação da declaração escolar, garantir a permanência da criança na escola através do comprovante de matrícula e aqueles que estão fora da escola nossa assistente social faz a intervenção para garantir a vaga e fazemos o acompanhamento da vivencia escolar por meio de reuniões com os diretores e coordenadores. Atualmente 100% das crianças que estão nos nossos projetos estão matriculadas na escola. São 922 crianças e 115 adolescentes.
Impacto Interno
Interno - Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuíram para o enriquecimento profissional dos participantes funcionários que em sua grande maioria são moradores de bairros com altos índices de vulnerabilidade Social, incentivando a educação social e o acesso a informação, no total são mais de 100 pessoas em formação educacional.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Impacto Externo
Fortalecimento de mulheres mães de família que deixam seus filhos no Projeto Molecada, proporcionando melhor qualidade de vida, conforme relatório social realizado pela Assistente Social e depoimentos nas reuniões de pais. Na atividade complementar de "Geração Solidária ", 19 mulheres chefes de família participam diariamente de oficinas de artesanato, costura e silkscreen, melhorando sua qualidade de vida, sua auto estima que foi percebido pela coordenadora das oficinas. Montaram a "Lojinha Sonho Teimoso" onde vendem os produtos confeccionados, gerando renda e com isso elas ajudam no orçamento familar.
Impacto Interno
Diante da necessidade dos nossos funcionários do cuidado dos seus filhos durante o período do trabalho, garantimos as vagas para os filhos desses funcionários no Projeto. Destes 13 funcionários, 11 são mulheres que declaram que há melhor rendimento no trabalho e tranquilidade para núcleo familiar. O resultado são famílias com melhor qualidade de vida e maior estreitamento vínculo mãe e filho.
Impacto Interno
Interno – Percebemos o bem estar dos 100 funcionários que foram conscientizados sobre a igualdade e de oportunidade dentro do trabalho e politicas salariais igualitárias, fato relatado pelo departamento pessoal da entidade, homens e mulheres passaram pelo mesmo processo seletivo e receberam a mesma faixa salarial.
4. Reduzir a mortalidade infantil
Impacto Externo
Pela percepção diária das coordenadoras nos núcleos e nos encontros com os pais notou-se que as 922 crianças que participaram das oficinas sobre higiene pessoal e corpo humano melhoraram seu hábitos de higiene pessoal,aprendendo e práticando habitos simples e corriqueiros que evitam diversas doenças.
Impacto Externo
Na atividade complementar chamada "Claves",com o foco na prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infãncia , todas 922 crianças participararm de oficinas lúdicas, com um psicóloga e uma assistente social, fomentando e informando as crianças sobre a saúde na infância o que foi observado pelas técnicas foi que todas as crianças estão mais informadas sobre seu corpo e perceberam nas crianças uma melhor capacidade de comunicação e desenvovimento de estratégias para se protegerem .
Essas informações se tornaram para as crianças instrumento de proteção e autocuidado.
Impacto Interno
5 funcionárias da Organização e seus filhos que participaram das oficinas com os profissionais da UBS, ampliaram seus conhecimentos sobre higiene pessoal e corpo humano e demostraram melhor cuidado com seus filhos que são atendidos pelo Projeto como também com aqueles que não estão no projeto, o que pode ser verificado pela visita da equipe técnica na casa das mesmas. Introduziram hábitos simples na vida diária com as crianças evitando doenças como também aumentando a auto estima delas.
Pode-se perceber também que suas casas estão mais bem cuidadas deixando o ambiente mais agradável para se viver.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
Realizamos uma mobilização que chamamos no" Dia D Contra a Dengue" para sensibilizar as famílias em todos os bairros de atendimentos: Ipiranga, Laranjeiras, Mancheter, Júlio de Mesquita , Habiteto, São Bento, Brigadeiro Tobias , Parque Esmeralda e Nova Esperança. Onde todas as crianças atendidas pelos projetos participaram nesta ação contra a Dengue. Em passeata, as crianças sairam com os cartazes que criaram pelas ruas dos bairros, foram de casa em casa explicando como evitar a Doença, fizeram um mutirão de limpeza nos bairros , levaram para as suas casas um check list que seus pais deveriam preencher a respeito da prevenção da doença e depois entregar pronto no Projeto. Houve uma melhora significativa dos casos da doenças após este mobilização conforme tivemos as informações pelos Postos de Sáude do bairro nas reuniões Intersetorias. No total 922 crianças e 115 adolescentes.
Impacto Interno
Formação de multiplicadores de informação referentes a Doenças Sexualmente Transmissível e Dengue, por meio de parcerias com UBS, resultando 25 funcionários capacitados sobre DST e repassando a informação com mais propriedade para os atendidos e comunidade.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Em parceria com o Parque da Biodiversidade de Sorocaba ,239 crianças do Projeto Molecada de Valor participaram de oficinas sobre educação ambiental . No final das oficinas houve um concurso de Poesia, Paródia e Desenho para premiar os que mais se destacaram no conhecimento da temática apresentada. As crianças se sentiram estimuladas e no segundo semestre haverá a continuidade das oficinas de educação ambiental com o Plantio de Mudas no Bairro e também farão uma horta dentro do Núcleo de Atendimento. As crianças visitaram o Parque da Biodiversidade e participaram do plantio de mudas.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Interno
Identificamos por meio de relatos com os funcionários que a participação dos mesmos, nas capacitações internas da Entidade que acontecem em janeiro e julho contribuiram para o enriquecimento profissional dos participantes, incentivando a educação social e o acesso a informação.
Impacto Interno
Fortalecimento dos Conselhos de Direitos
Indicação e posse de 04 funcionárias da Entidade fortalecendo os Conselhos Municipais, e protagonismo pessoal de cada uma:
02 funcionárias, Conselheiras no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA;
01 Funcionária, Conselheira no Conselho Municipal da Assistencia Social - CMAS e
01 Funcionário, Membro do Conselho e candidato a Conselheiro do Conselho Municipal do Jovem - CONJOV.