AVANTIS SUSTENTÁVEL Descarte de Resíduos Eletrônicos
Resumo
Os produtos eletrônicos, atualmente tão envolvidos em nosso cotidiano e cultura, e a despeito de sua aparente inofensibilidade - confeccionados para nos trazerem comodidade e conforto, são responsáveis por gerar severos prejuízos (econômicos, sociais, ambientais) desde a produção ao descarte. A expansividade do uso de equipamentos e as constantes trocas de versões, motivados pela febre de consumo imposta e obsolescência programada, geram um montante de resíduos colossal e praticamente imensurável. A destinação final incorreta destes materiais, os resíduos eletro-eletrônicos (ou chamados
„lixo digital‟), pode em pouco tempo se agravar em grandes desastres ambientais, caso não sejam tomadas as providências necessárias.
Além disso ainda observa-se que os consumidores, cada vez mais, estão exigindo das instituições ações sustentáveis. Nesse contexto, a instituição, que está voltada para colaborar como forma de diminuir os impactos causados ao meio ambiente, criou o Programa AVANTIS SUSTENTÁVEL - ECOPONTO de Resíduos Eletrônicos Uniavan como objetivo auxiliar no descarte adequado de resíduos eletrônicos da própria instituição, de seus colaboradores, estudantes e comunidade local por meio da implantação de um ECOPONTO que será monitorado e recolhido por empresa especializada e regulamentada para o seu devido descarte, de modo que a instituição possa conciliar aprendizado com o desenvolvimento social e ambiental da sociedade.
Estudo da realidade
Vivemos em uma sociedade muito consumista, trocamos nossos dispositivos eletrônicos portáteis com uma frequência cada vez menor para acompanhar as inovações, que estão cada vez mais rápidas. Porém dificilmente os consumidores pensam no ciclo de vida desses produtos, principalmente na cadeia final do mesmo, ou seja, seu descarte.
Devido os componentes tóxicos presentes nesses aparelhos, como o Cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, cancerígenas e até letais caso sejam absorvidas por pessoas ou animais em grandes quantidades, além da sua matéria prima presente poder ser reaproveitada, faz-se necessário o descarte adequado para a devida reciclagem dos materiais promovendo-se a sustentabilidade e uma menor extração de um recurso finito.
Dados da ONU mostra que em 1 tonelada de PCs existe mais ouro do que 17 toneladas de minério bruto do metal. Segundo o mesmo órgão, descartamos mais de meio quilo de equipamento por ano por habitante, um total de 96,8 mil toneladas, o que nos torna o país com o péssimo título de maior gerador de lixo eletrônico entre os países emergentes, o famoso e-lixo. O problema é que esse descarte de eletrônicos nem sempre é feito corretamente.
Justificativa
A atuação do Centro Universitário Avantis - Uniavan na região de Balneário Camboriú e a sua condição de organização ligada ao setor educacional favorecem o desenvolvimento de trabalhos na busca de alternativas para amenizar os impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado de resíduos eletrônicos, propiciando auxiliar no gerenciamento dos mesmos de forma sustentável, otimizando o uso de recursos naturais permitindo maior visibilidade da problemática a todos colaboradores e demais envolvidos.
Objetivo geral
Implantar ECOPONTO de resíduos eletrônicos no Centro Universitário Avantis e dar o destino correto aos mesmos.
Ações desenvolvidas
Coletar resíduos eletrônicos do Centro Universitário Avantis - Uniavan, de seus colaboradores, alunos e sociedade local
- Disponibilizar uma caixa envelopada com informações sobre o material a ser depositado na mesma, em local estratégico nas dependências da Uniavan
Dar o destino adequado para os resíduos coletados nos ECOPONTOS instalados
- Empresa autorizada passará a buscar quando a caixa estiver com sua capacidade esgotada
Conscientizar os estudantes, a equipe Uniavan e sociedade a importância da destinação ecologicamente correta de eletrônicos
- Divulgar as atividades e ações do projeto aos alunos e colaboradores da Univam e em mídias sociais
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
Por meio de acompanhamento do material recolhido, toda a sociedade será e está sendo beneficiada, quando a retirada e coleta deste material, na qual no ecoponto já foi coletado no ano de 2019 mais de 760 toneladas em eletrônicos.