AVANTIS SUSTENTÁVEL - Descarte de Pilhas e Baterias
Resumo
O descarte de pilhas e baterias é um problema que tem adquirido maior amplitude nos últimos anos, devido ao grande aumento do uso de produtos portáteis os quais necessitam de pilhas ou baterias como fonte de energia. Pilhas e baterias podem conter elementos tóxicos, como cádmio, mercúrio e chumbo, fazendo com que seu descarte precise ser controlado. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma legislação para a regulamentação do descarte e tratamento de pilhas e baterias. A Resolução n. 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece limites de concentração de metais pesados em pilhas e baterias para que elas possam ser dispostas com o lixo doméstico. Como as pilhas e baterias são produtos consumidos pela população, o controle de seu descarte torna-se difícil.
Para que a coleta seja eficiente é necessário um engajamento da população e, para que isto ocorra, a população precisa ser informada tanto do conteúdo da resolução como da importância de não se colocar as pilhas e baterias com o lixo doméstico.
O presente projeto, visa implantar sistemas de logística reversa e destinação final adequada para pilhas e baterias que não possuem mais vida útil. O projeto pretende auxiliar e incentivar os consumidores para realizar o descarte suas pilhas em nossos locais de coleta.
Estudo da realidade
As pilhas e baterias que são utilizadas no dia a dia trazem enorme perigo quando descartadas incorretamente. Essas pilhas são compostas por metais pesados como: cádmio, mercúrio, chumbo, os quais podem causar graves danos à saúde como o câncer e mutações genéticas. Ao serem descartadas de forma incorreta as pilhas e baterias sofrem deformações na cápsula e podem apresentar vazamentos de líquidos tóxicos. Esses líquidos podem acumular no meio ambiente. Portanto, por não serem materiais biodegradáveis é necessário o descarte correto das pilhas e baterias inutilizadas.
Justificativa
No Brasil o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, estabelece normas para o descarte de pilhas e baterias usadas por meio da resolução n° 401, de 4 de novembro de 2008, com o objetivo de minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado. A resolução opera devido a necessidade de se disciplinar o gerenciamento ambiental de pilhas e baterias, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final.
Considerando a necessidade de reduzir, tanto quanto possível, a geração de resíduos e a necessidade de conscientizar o consumidor desses produtos sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente do descarte inadequado, é imprescindível cuidar do pós-consumo de produtos. Neste contexto, o presente projeto, visa implantar sistemas de logística reversa e destinação final adequada para pilhas e baterias que não possuem mais vida útil. O projeto pretende auxiliar e incentivar os consumidores para realizar o descarte de suas pilhas em nossos locais de coleta.
Objetivo geral
Realizar o descarte correto de pilhas e baterias usadas.
Ações desenvolvidas
Incentivar o cuidado com à saúde e o meio ambiente
- Divulgação dos pontos de coleta e os efeitos positivos de se descartar corretamente esse tipo de resíduo.
Conscientizar a comunidade em relação ao descarte correto de materiais tóxicos.
- Disponibilizar em mídia digital folders, flyers e painéis digitais do programa dentro da Uniavan;
- Envio de e-mail à comunidade acadêmica sobre o tema e os locais dos pontos de coleta.
Disponibilizar estruturas em pontos estratégicos na Uniavan de coleta de pilhas e baterias usadas para depois ser encaminhado para local autorizado de descarte
- estão sendo disponibilizados dois pontos de coleta de pilhas e baterias em galões de água de 20L reutilizados nas dependências da Uniavan;
- Uma empresas de coleta legalizada foi contratada para buscar o que foi descartado (quando a capacidade dos galões extinguirem) nos pontos de coleta e dar o seu destino correto.
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
Os resultados foram percebido pelo aumento da procura por pontos de coleta de pilhas e baterias. Toda a sociedade ao entorno se beneficiaram. Sendo este projeto, parte de uma política de sustentabilidade da Uniavan. Os resultados são percebidos através do volume dos coletores estarem sendo esgotado com maior frequência e os resultados indiretos são imensuráveis quando se fala em proteção dos recursos naturais.