AVANTIS SUSTENTÁVEL – Descarte de medicamentos
Resumo
O Brasil sendo um dos países que mais utiliza medicamentos do mundo e sabendo que os medicamentos descartados em lixo comum ou direto na natureza, pode causar riscos à saúde e ao meio ambiente, como a contaminação da água, do solo e dos animais, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos e encaminhados à destinação final adequada conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), minimizando e evitando os efeitos negativos advindo da falta de gestão desses resíduos.
Neste contexto, torna-se relevante projetos e ações que contribuam para a coleta destes materiais. Portanto, serão disponibilizados na Uniavan coletores de medicamentos (vencidos ou em desuso), bulas, caixas, blisters, vidros e demais embalagens.
Este projeto irá contribuir para evitar o descarte incorreto do medicamento vencido ou em desuso bem como evitar que o medicamento seja descartado no lixo comum. Também irá contribuir para evitar a contaminação dos solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários.
Estudo da realidade
O Brasil está entre os 10 países que mais utiliza medicamentos do mundo. Na sociedade capitalista, o crescimento expressivo do mercado farmacêutico somado a um modelo de atenção à saúde focado no tratamento de doenças, tornou o uso de medicamentos progressivo e abusivo, expondo a população aos riscos relacionados ao uso irracional dos mesmos. No mundo todo tem sido identificada a presença de fármacos, tanto nas águas, como no solo, devido ao descarte indevido de medicamentos vencidos, parcialmente utilizados ou alterados, e da excreção de metabólitos que não são eliminados no processo de tratamento de esgoto. Devido aos riscos à saúde e ao meio ambiente, como a contaminação da água, do solo e dos animais, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos e encaminhados à destinação final adequada conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Através desse projeto, que envolverá toda a comunidade acadêmica e externa, a Uniavan disponibilizou pontos de coleta de medicamentos que estão sendo coletados por empresa responsável pelo seu correto descarte, evitando assim que haja acúmulo de medicamentos em residências e ou estabelecimentos de saúde, o que irá refletir, além da proteção do meio ambiente, as possíveis intoxicações medicamentosas e ou por contato com água, ou solo, ou alimentos contaminados com esse produto.
Justificativa
O Centro Universitário Avantis possui laboratórios e clínicas de atendimento ao público de onde são gerados resíduos medicamentosos, sejam eles de uso local ou de pacientes atendidos nas dependências da Uniavan e até pela comunidade. Para que esses resíduos não sejas descartados de forma irregular e que possam causar danos ao meio ambiente, faz-se necessário a gestão desses resíduos. Para minimizar os impactos que poderiam ser causados com o descarte incorreto, a Uniavan se dispôs a desenvolver a gestão eco eficiente dos mesmos através desse projeto, onde serão disponibilizados coletores de medicamentos (vencidos ou em desuso), bulas, caixas, blisters, vidros e demais embalagens em pontos estratégicos na Uniavan, para depois uma empresa específica e autorizada fazer o descarte legal.
Objetivo geral
Oferecer um local adequado para descarte de medicamentos vencidos ou em desuso.
Ações desenvolvidas
incentivar o descarte correto de medicamentos
- Divulgando o projeto aos corpo discente, colaboradores e comunidade através de reuniões pedagógicas.
- Envio de e-mails aos alunos com folhetos digitais de incentivo à comunidade.
incentivar o descarte de embalagens e bulas de medicamentos
- Instruindo alunos, funcionários e comunidade com painéis e plotagens nas dependências do Centro Universitário de como devemos descartar os medicamentos e sua importância.
- Informações passadas pelos professores e coordenadores dos cursos aos alunos.
incentivar o cuidado com saúde e o meio ambiente
- Mostrando os resultados positivos do projeto através de publicação dos mesmos ao público.
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
Pela quantidade de medicamentos coletados no ponto de coleta, beneficiamos toda a comunidade região ao recolhermos os medicamentos em locais apropriados dentro da Uniavan evitando assim o descarte incorreto do mesmo em nosso meio ambiente e assim evitando a contaminação e poluição do solo, matas e águas da nossa cidade e região.