Atuação Jovem
Resumo
ASSOCIAÇÃO BOM PASTOR uma das entidades mantenedoras da Pastoral do Menor em Sorocaba, desenvolve o Projeto Atuação Jovem diariamente nos bairros: Habiteto, Júlio de Mesquita, Vila Astúrias, Parque das Laranjeiras, Parque São Bento, Parque Esmeralda, Cajuru e Jacutinga.
São atendidos jovens de 12 a 17 anos e 11 meses, que residem em bairros carentes do município de Sorocaba, onde o risco da violência, desarranjo familiar, marginalidade podem comprometer o seu desenvolvimento. Os bairros atendidos estão entre aqueles de maior Índice de Vulnerabilidade Social e de menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, necessitando de urgente intervenção social, sobretudo nessa faixa etária de transição para vida adulta.
Fazemos encontros trimestrais com os pais para ouvi-los e podermos ajudá-los em seus problemas pessoais e sociais. A organização oferece, duas vezes no ano, uma semana de capacitação e treinamento com técnicos da Prefeitura, da própria Instituição e particulares para os funcionários.
Incentivamos os funcionários e os moradores do bairro a diversas ações de voluntariado durante o ano. Promovemos anualmente Mutirões de Limpeza nos bairros, Campanhas Educativas com ações de promoção do meio ambiente, à cultura e à saúde e apoio aos morados com palestras e intervenções comunitárias tendo como temas: Bullying, trabalho infantil e outras com ajuda direta dos moradores locais e dos adolescentes que participam dos projetos.
Oferecemos ferramentas de conhecimento, aumento da autoestima, favorecimento da resiliência para que os adolescentes participantes possam ter condições básicas de concorrer às vagas de diversas áreas do mercado de trabalho, conseguindo o seu primeiro emprego.
As abordagens acontecem com explanação dialogada, exercício prático, dinâmica de grupo, Jogos Teatrais, Jogos de Cena, Monólogos e Esquetes, Oficina de expressão Corporal e Facial, Interpretação Dramática e Improvisação e Palestras Motivacionais.
Temos alcançado resultados positivos desde o início do projeto com inúmeros jovens participando de entrevistas de emprego e diversos já conseguiram seu primeiro emprego
Estudo da realidade
O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, é um país urbano, sendo que cada três brasileiros, dois residem na cidade. Este crescimento urbano tem como consequência o aumento da pobreza nos municípios. Um entre quatro brasileiros vive abaixo da linha da pobreza absoluta, conforme indicadores das Nações Unidas.
Dentre as vulnerabilidades, o guia mundial estima que 17% de adolescentes acima de 15 anos não podem ler e escrever sendo que, em algumas regiões o número atinge 50%.
Unindo os dados acima e a realidade do nosso publico alvo, adolescentes moradores de bairros onde os índices de vulnerabilidades são entre os mais altos, consideramos também dentre estes a falta de oportunidades e lazer.
Com base nas informações acima, os projetos da Associação Bom Pastor se alinham com a preocupação municipal de enfrentamento à pobreza, de criar laços de solidariedade na cidade e da prioridade absoluta prevista na Constituição Federal para a criança e o adolescente, tendo condições de se tornar paradigma para outras regiões metropolitanas ou cidades de grande porte, no sentido de que busca uma inserção da periferia para o centro, buscando melhorar o panorama dos bairros esquecidos pela sociedade, tentando mudar a realidade local, utilizando os próprios atendidos como protagonistas.
Os bairros onde o projeto se desenvolve contam com Índice de Vulnerabilidade Social 5 a 6, os mais altos em termos de risco social, de acordo com o levantamento IBGE e Fundação SEADE.
Assim torna-se urgente a intervenção social no sentido de complementar as ações do poder público para assegurar aos adolescentes as condições para a garantia de seus direitos fundamentais.
Atualmente são 510 adolescentes e jovens participantes.
O Projeto acontece em 9 bairros da periferia de Sorocaba Brigadeiro Tobias, Habiteto, Parque das Laranjeiras, Júlio de Mesquita, Cajuru, Parque Esmeralda, Jacutinga, Aparecidinha e Parque São Bento.
Justificativa
Observa-se que as localidades de atendimento proposto, são precisamente bairros de alta vulnerabilidade ou risco social, onde as pessoas, desde crianças, percebem-se como inferiores, incapazes, sem o reconhecimento social mínimo que as faça crer em seu próprio potencial como ser humano. Quando apresentamos um novo projeto a estes adolescentes estamos apresentando ferramentas de alegria, autoestima, confiança, construção de projeto de vida, vínculos e esperança, convictos de que o projeto permite escolhas que não o das drogas, violência, criminalidade, entre outros desvios sociais. O objetivo é direcionar a energia dos adolescentes para ações positivas ressaltando a Cultura de paz e cooperatividade, além de evitar o envolvimento com drogas, que se torne “aviãozinho” do tráfico, exploração e trabalho infantil.
O Projeto Atuação Jovem foca no protagonismo juvenil por meio das artes cênicas, vivencias individuais e coletivas, desenvolvendo oficinas através de jogos teatrais e exercícios cênicos, estimulando o potencial criativo do adolescente, e a formação do indivíduo, instigando as relações artístico-culturais.
O protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
O Projeto também propõe a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares, realizando apresentações teatrais nos diversos âmbitos da vida comunitária; escola, igrejas, associações. A proposta inclui apresentações teatrais para as comunidades, participação de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio-comunitário.
O desenvolvimento do Protagonismo Juvenil, dessa forma, está de acordo com as disposições contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que crianças e adolescentes são entendidos como “sujeitos de direitos”, ou seja, devem estar no centro das políticas de atenção para esse segmento.
Objetivo geral
Promover a inclusão social e Protagonismo Juvenil a adolescentes de 12 á 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
Ações desenvolvidas
Favorecer o desenvolvimento integral dos adolescentes, por meio de aulas de teatro, ampliando sua possibilidade de dialogo, a competência leitora e escritora, bem como, proporcionar maior concentração, criatividade e interesse pela aprendizagem.
-
Oficinas “Protagonismo Juvenil”
Através das oficinas, trazer a ideia de protagonismo juvenil, onde o adolescente é o elemento central da prática educativa, participando de todas as fases, desde a elaboração, à execução até a avaliação do processo. A ideia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas, também, com o desenvolvimento das comunidades em que esses jovens estão inseridos.
-
Palestras Motivacionais
As palestras ajudam o jovem a melhorar a autoestima, a autoconfiança e a viver mais seguro diante dos desafios da vida. As palestras motivacionais apresentam grandes benefícios tanto para os adolescentes, quanto para os pais e equipe do projeto.
- Workshop Escola de Gestão Pública: Participação de roda de conversa, sobre cidadania, liderança e protagonismo.
Motivar o adolescente, por meio de oficinas a busca do autoconhecimento e autoestima.
- Motivar o adolescente, por meio de oficinas a busca do autoconhecimento e autoestima.
-
Oficina de Jogos Teatrais
Visa construir um convívio e um bom relacionamento por meio do diálogo, organizando autonomamente o pensamento, construindo opiniões críticas, adquirindo confiança para expressar seu ponto de vista considerando as diferenças, assim favorecendo o seu desenvolvimento integral, a competência leitora e escritora, bem como, proporcionar maior concentração, criatividade e interesse pela aprendizagem, ampliando sua capacidade de auto apresentação.
Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções e regras que levam o jogador a desenvolver formas da arte teatral, possibilitando a ajuda na concentração, atenção, percepção, afinidade e memória de cada participante.
-
Fortalecendo Laços:
Encontro com as famílias, com objetivo de fortalecimento de vínculos familiares, levando a informação como ponte para o dialogo, trazendo temas que serão trabalhados com os adolescentes ressaltando os eixos de atuação do projeto:
- Enfrentamento ao uso e/ ou abuso de drogas;
- Enfrentamento á exploração do Trabalho Infantil;
- Garantia de Direitos - Promoção, Defesa e Controle;
- Cultura de Paz e metodologias de resolução de conflitos;
Propiciar situações de aprendizagem com enfoque na prática teatral, no diálogo, em reflexões das ações, prática de jogos teatrais, oficinas de teatro, enfatizando o exercício do protagonismo juvenil;
-
Oficina de Jogos de Cena
São jogos para ajudar adolescente a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental, despertando a consciência corporal e a coordenação motora, favorecendo à dicção, oratória e postura.
Proporcionar para comunidades experiências e vivências da prática teatral, apresentada pelos adolescentes;
-
Apresentações Comunitárias
Realizar apresentações teatrais nas comunidades, com temas de acordo com cultura local, trazidos pelos adolescentes, campanhas municipais e movimentos focando no protagonismo juvenil.
Envolver e motivar os adolescentes, quanto a participação em apresentações teatrais nos diversos âmbitos da vida comunitária; escola, igrejas, associações, participação em campanhas e movimentos.
- Participação dos adolescentes em apresentações teatrais nos diversos âmbitos da vida comunitária; escola, igrejas, associações, participação em campanhas e movimentos.
-
Montagem Teatral:
É a oportunidade de praticar conceitos aprendidos no decorrer do projeto ou mesmo de retornar às atividades teatrais através da realização de um espetáculo. Destacando o protagonismo do inicio ao fim deste processo.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Interno
Através dos jogos teatrais , os adolescentes construiram um convívio e um bom relacionamento por meio do diálogo opiniões críticas, possibilitando a ajuda na concentração, atenção, percepção, afinidade e memória de cada participante.
Educação
Impacto Externo
Os adolescentes , perceberam-se como o elemento central da prática educativa , e que o seu desenvolvimento pessoal, reflete no desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos. Os adolescentes sentiram-se co -participantes das ações em suas comunidades.
Impacto Externo
Durante a apresentação os adolescentes puderam praticar os conceitos aprendidos no decorrer do projeto e retomaram as atividades realizadas durante a apresentação do espetáculo, destacando o protagonismo do inicio ao fim do processo
Impacto Interno
Os adolescentes adotaram uma postura mais positiva diante das situações do dia a dia compreenderam a importância de sua participação na vida social, as atividades foram desenvolvidas através de oficinas, jogos teatrais e rodas de conversa . Hoje temos adolescentes mais comprometidos e participativos.
Impacto Interno
Através de rodas de conversas, percebemos um desenvolvimento na expressão verbal e corporal dos adolescentes exercitaram a capacidade de memoria , o que favoreceu a dicção, oratória e postura
Inclusão
Impacto Externo
Através da melhora da autoestima e autoconfiança os adolescentes, pais e responsáveis e equipe do projeto sentiram-se mais seguros diante dos desafios da vida As palestras motivacionais apresentaram grandes benefícios a todos.
Impacto Interno
O maior interesse em relação às Oficinas desenvolvidas pelos adolescentes vem crescendo continuamente. Esta melhora é percebida pelo aumento de sua participação e engajamento nas atividades e temas abordados, resultando em novas ideias e busca por soluções aos desafios que eles mesmo trazem nos encontros
Política
Impacto Externo
Com o aumento da participação dos adolescentes, , a criatividade, da composição de letras e músicas que retratam o cotidiano dos participantes durante os encontros percebemos um aumento da autonomia e entendimento e que a cultura local pode ser a ferramenta de transformação e enfrentamento dos de seus próprios desafios e aspirações.
Impacto Externo
A participação dos adolescentes no processo de encaminhamento de suas solicitações junto aos órgãos competentes foi visivelmente reflexo de seu aprendizado sobre suas competências direitos e deveres como cidadãos, influenciando, inclusive, em suas famílias
Impacto Interno
O maior interesse em relação às Oficinas desenvolvidas pelos adolescentes vem crescendo continuamente Esta melhora é percebida pelo aumento de sua participação e engajamento nas atividades e temas abordados, resultando em novas ideias e na busca por soluções aos desafios que eles mesmo trazem nos encontros
Saúde
Impacto Externo
Em reuniões periódicas, com rodas de conversa e dinâmicas com as famílias de nossos adolescentes em horários adequados a maioria dos responsáveis , houve uma excelente adesão Ocorrendo assim , uma grande melhora no relacionamento entre pais, responsáveis e adolescentes .