Casa do Cidadão
Resumo
As Casas do Cidadão atuam como o canal mais próximo entre o munícipe e o Poder Público, pois leva a todas as regiões de Sorocaba mais de 300 tipos de serviços públicos. As sete unidades são localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, de forma a abranger todas as regiões da cidade, sendo duas unidades nos principais eixos viários da Zona Norte, região de maior concentração populacional (Itavuvu e Ipanema); uma na Zona Oeste (Ipiranga); uma na Zona Leste (Nogueira Padilha); duas em bairros mais afastados da região central, antigos distritos (Éden e Brigadeiro Tobias) e uma na sede do Poder Executivo (Paço Municipal).
Estudo da realidade
As Casas do Cidadão atuam como o canal mais próximo entre o munícipe e o Poder Público, pois leva a todas as regiões de Sorocaba mais de 300 tipos de serviços públicos. As sete unidades são localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, de forma a abranger todas as regiões da cidade, sendo duas unidades nos principais eixos viários da Zona Norte, região de maior concentração populacional (Itavuvu e Ipanema); uma na Zona Oeste (Ipiranga); uma na Zona Leste (Nogueira Padilha); duas em bairros mais afastados da região central, antigos distritos (Éden e Brigadeiro Tobias) e uma na sede do Poder Executivo (Paço Municipal).
Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes - Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Prefeitura mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga , Tribunal de Justiça de São Paulo , Correios e Procon.
Em 2018, as Casas do Cidadão registraram um nível de satisfação dos usuários que saltou de 74%, em 2017, para 90%. Ao longo do ano passado, foram registrados 897.990 mil atendimentos, uma média mensal de 74 mil. Por ser o canal que possibilita a maior aproximação entre o cidadão e a Prefeitura, Secid se empenha para manter estes índices elevados e garantir sempre um atendimento de qualidade. Já no primeiro semestre de 2019, foram registrados 482.646 atendimentos com um índice de satisfação de cerca de 95%.
Justificativa
As unidades das Casas do Cidadão são essenciais para ampliar o acesso da população a serviços públicos, uma vez que permite aos munícipes, em seus próprios bairros, solicitar centenas de serviços públicos, muitos dos quais demandam a presença do interessado (não podendo ser pedidos pela Internet). Desde 2017, as unidades estão recebendo uma série de investimentos em infraestrutura, serviços, tecnologia e capacitação dos servidores municipais, com o objetivo aumentar a eficiência e os índices de satisfação dos atendimentos prestados.
Objetivo geral
Levar maior acessibilidade e a oferta de serviços públicos de qualidade e com excelência no atendimento através das unidades das casas do cidadão.
Ações desenvolvidas
Descentralizar vários serviços públicos municipais e estaduais, para estas unidades externas, fazendo parcerias com diversos órgãos, sendo seu foco nos serviços públicos municipais.
- Levar serviços da Prefeitura Municipal, tais como serviços relacionados com impostos e taxas, alterações cadastrais e certidões junto a prefeitura, cadastros para creche, solicitações gerais ( denúncias anônimas, poda de árvore, transporte, iluminação pública, lei Gemelar, reforma de jazigos, entre outros)
- Levar serviços da Urbes relacionados á Transportes, multa e trânsito;
- Levar serviços do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) relacionados ao consumo de água e seus trâmites
- Levar serviços da CPFL Piratininga relacionados ao consumo de energia e seus trâmites;
- Levar serviços do Tribunal de Justiça de São Paulo ( CEJUSC) relacionados a alguns casos que possam ser resolvidos de maneira consensual ;
- Levar serviços de Procon relacionados a orientação e proteção do consumidor.
- Levar serviços de Correios relacionados a correspondência, envio de encomendas via postal e banco postal.
- Levar serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com o objetivo facilitar o acesso ao serviço por cidadãos em busca de uma nova oportunidade profissional.
Facilitar o acesso por conta da proximidade com a população.
- Manter o funcionamento das unidades localizadas em diversos pontos da cidade.
Atender de forma padronizada a fim de ter excelência no atendimento.
- Criar protocolos de atendimento padronizados.
Viabilizar treinamentos e cursos voltados á população.
- Utilizar o espaço para treinamentos e cursos voltados à população
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
A Casa dos Cidadãos tem, cada vez mais, recebido investimentos por meio de parcerias, o que tem beneficiado a população, em um contexto de maior procura pelo uso de seus espaços, levando a maior abertura dos espaços das Casas do Cidadão para a promoção de eventos culturais (nos horários sem atendimento e em seu auditório), bem como sua divulgação.
Economia
Impacto Externo
Foi percebido o resultado com o aumento de atendimentos e a consolidação das unidades na sociedade. A população como um todo foi beneficiada com esse resultado. O cenário econômico era propício para investimentos, com aumento de serviços nas Casas do Cidadão. Com isso foi percebido que aumentou a arrecadação de impostos e taxas, assim como a utilização de outros serviços públicos.
Educação
Impacto Externo
Foi percebido o resultado com o aumento de solicitações relacionados a inscrição em creches, uma vez que a Casa do Cidadão se tornou exclusiva no oferecimento do serviço. Quem se beneficiou foi a população que precisa de inscrição para creche. O cenário encontrado é o de famílias que necessitam de vagas para creche devido aos seus trabalhos. O resultado percebido foi o de aumento de crianças inscritas e matriculadas em creche.
Impacto Interno
Foi percebido pela melhora no atendimento ao público atendido nas Casas do Cidadão. Os funcionários se beneficiaram deste resultado. O contexto de desenvolvimento foi a necessidade de treinamento e capacitação da equipe. A equipe ficou mais motivada e houve melhora no atendimento ao público.
Inclusão
Impacto Externo
O oferecimento de cursos nas Unidades da Casas do Cidadão levou aos munícipes, no decorrer do ano e conforme disponibilidade dos equipamentos, cursos promovendo maior inclusão na área de cidadania e Participação Popular, bem como em outras áreas correlatas.
Meio ambiente
Impacto Externo
Foi percebido pelo número de solicitações de poda/ corte de árvores em vias públicas. A população em geral se beneficiou do resultado. O contexto foi o atendimento das solicitações de poda e corte de árvores. Com isso, houve aumento de podas e cortes de árvores de forma mais organizada e com parecer técnico.
Saúde
Impacto Externo
Foi percebido o resultado devido ao número alto de solicitações de agendamento de transporte para tratamento de saúde. A população que necessita do serviço que se beneficiou do resultado. O contexto foi a alta demanda de transporte para a saúde. Com isso aumentou o número de pessoas que conseguiram dar continuidade no tratamento de saúde.
Urbanização
Impacto Externo
Foi percebido pelo alto número de solicitações de serviços de iluminação pública, transporte, multas, trânsito e manutenção de bens e vias públicas. A população que necessita dos serviços. O contexto em que aconteceu o resultado foi a demanda alta por serviços da área de urbanização que foi atendida. Com isso, aumentou o número de serviços executados na área de urbanização.