Projeto Rumo Certo
Resumo
Durante o ano de 2016 foram realizadas várias reuniões entre o Ministério Público, CREAS e a rede, para a construção do cronograma de oficinas realizadas pelas instituições.Em 2017 o Projeto Rumo Certo iniciou suas atividades. O projeto é realizado através de ciclos, aonde se oferta de 16 a 18 oficinas por ciclos, realizadas duas vezes por semana, pelo período de 2 meses, São realizadas palestras sobre drogas e profissionalização com instituições da área, oficinas esportivas, de música e visitações a instituições, como Universidades, corpo de bombeiro, IFC, escola de música, judô e futebol, entre outros. Participam de cada ciclo 20 adolescentes/jovens. Em média são realizados 3 a 4 ciclos por ano. Nestes encontros os adolescentes ganham matriculas em algumas instituições, para participar das atividades que tenham interesse, como atividades esportivas e aulas de música por exemplo, assim como, vagas pelo programa jovem aprendiz, o que possibilita o conhecimento e acesso a atividades e trabalho, muitas vezes, até então não acessados por esses adolescentes e jovens.
Estudo da realidade
O município de Camboriú foi criado em 05 de abril de 1881, tendo 138 anos de história. Está situado ao Leste de Santa Catarina, fazendo divisa com os seguintes municípios: Balneário Camboriú, Itajaí, Brusque, Canelinha, Tijucas e Itapema. O município conta com uma população de 80.834 habitantes (IBGE, 2018). Em 2010 tinha uma população de 62.361 de habitantes (IBGE, 2010), o que demonstra um aumento significativo nos últimos anos. A cidade recebe muitas pessoas de outros estados, que vem em busca de melhores condições de vida, por conta da cidade vizinha de Balneário Camboriú, que é uma cidade turística e com mais recursos financeiros. Contudo, muitas vezes acabam vindo e residindo em áreas de risco, vivendo em vulnerabilidade social. Ademais, Camboriú é uma cidade dormitório, pois as pessoas costumam trabalhar nos municípios vizinhos.
O aumento da vulnerabilidade social e o baixo investimento em indústrias são problemas sociais que acabam estimulando por vezes situações de violência, tráfico de drogas e o ato infracional cometido por adolescentes.
O CREAS de Camboriú atende uma média de 70 (setenta) adolescentes mensalmente em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Regime Aberto, ou seja, de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Sendo que a maioria tem envolvimento com uso e/ou tráfico de drogas, assim como, a maioria desses adolescentes e jovens interromperam seus estudos no 6º ano. A evasão escolar é outro fator de risco para os adolescentes do município, assim como, a falta de cursos de qualificação profissional voltados para adolescentes e jovens.
Justificativa
O Projeto Rumo Certo se originou da tentativa do CREAS de Camboriú, em conjunto com o Ministério Público e representantes de instituições governamentais e não governamentais do município, em tentar ofertar um projeto para adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas, que possibilitasse aos mesmos o conhecimento dos serviços e atividades ofertadas pela rede municipal, assim como, que estimulassem o rompimento do ciclo de ato infracional e a construção/reconstrução de um novo projeto de vida.
Cabe destacar que a maioria desses adolescentes e jovens vivem em situação de vulnerabilidade social, fazem uso e/ou tráfico de drogas e evadiram-se da escola no ensino fundamental. Muitos deles não tiveram acesso a atividades de esporte e cultura, nem tampouco, orientações ou cursos de qualificação profissional.
Objetivo geral
Possibilitar aos adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, o acesso a informações, serviços e atividades, que contribuam para o rompimento do ato infracional e estimulem a construção/reconstrução de um novo projeto de vida.
Ações desenvolvidas
Levar aos adolescentes conhecimento sobre cuidado ao meio ambiente, através principalmente do cultivo de hortaliças na horta do CREAS.
- Plantio de sementes e mudas de hortaliças no espaço destinado a horta do CREAS.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Com metodologia educativa as oficinas foram realizadas na Sede do CREAS, e o qual resultado percebido através da participação efetiva dos adolescentes no cuidado e plantio na horta, sentindo-se incluídos na atividade a ser desenvolvida. Beneficiados: Os adolescentes participantes do projeto. Contexto: ocorreu em um encontro na sede do CREAS em cada ciclo, através de oficinas. Resultado Percebido: ocorreu através da forma unida como realizaram o cuidado da terra e das sementes/plantas da horta, os quais se uniram para realizar atividade.