Projeto Sorrindo Para a Vida
Resumo
O projeto "Sorrindo para a Vida" foi criado em 2016 pelo Cirurgião Dentista Dr Rafael Vilson da Silva responsável pela empresa Sorriso Perfeito, e desenvolvido em parceria com a Dra Aline de Oliveira, responsável pela empresa Confortalle Odontologia. Este projeto é realizado na Comunidade Terapêutica Sítio Caminho Novo, Balneário Piçarras/SC. Este projeto tem por objetivos a educação, a prevenção e a transmissão de conhecimento na área odontológica a pacientes em tratamento para a dependência química. É realizado por meio de palestras educativas que abordam a importância de um sorriso estético e saudável para a recuperação da auto-estima e para a reinserção do paciente na sociedade e a relação das drogas com o aumento do aparecimento de doenças bucais. O projeto teve início em Agosto de 2016 e as atividades vêm sendo realizadas mensalmente. Já foram ministradas palestras e atividades dinâmicas de ensino da técnica de escovação e do uso do fio dental. Ainda existem outras atividades preventivas como aplicação tópica de flúor e exames intra-bucais que serão realizadas no decorrer do projeto, que apresenta uma proposta de impacto duradouro na vida destes indivíduos e também na difusão do conhecimento adquirido para seus amigos e familiares.
Espera-se como resultado do projeto a reeducação dos pacientes no tema saúde bucal, a valorização da vida através do sorriso e a mudança dos hábitos nocivos à saúde bucal como o uso de drogas e a má higiene, visando a reinserção destes indivíduos na sociedade.
Estudo da realidade
Projeto realizado na Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, onde encontram-se usuários de drogas que voluntariamente decidiram mudar de vida e procuraram a instituição citada. O abuso de drogas é um dos principais problemas sociais e de saúde pública do mundo. Alguns estudos sugerem um aumento significativo do número de dependentes químicos com manifestações orais decorrentes do consumo de drogas. O uso de substâncias psicoativas pode gerar vários danos a saúde oral que vão desde halitose e gengivite ao câncer de boca. Com o cirurgião dentista realizando o reconhecimento inicial, o dependente químico pode receber tanto o tratamento odontológico quanto ser encaminhado aos demais profissionais da saúde, visando o acompanhamento multidisciplinar de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.
Os jovens e adultos usuários de drogas lícitas e ilícitas costumam negligenciar os cuidados com a saúde bucal e desconhecem a relação entre o uso de drogas e o desenvolvimento de doenças que afetam a cavidade bucal associadas a fumaça tóxica e ao álcool.
Os usuários costumam consumir o álcool concomitante ao tabaco e outras drogas, potencializando muito as chances de desenvolverem lesões cancerizáveis na cavidade bucal. No Brasil, o câncer de boca é a 3° sede anatômica mais frequente em homens.
A negligência com a higiene bucal pelos usuários de drogas e o consumo compulsivo de açúcar nos momentos de ansiedade e fissura causados pela abstinência levam a um aumento no aparecimento de lesões de cárie e no desenvolvimento da gengivite, uma inflamação gengival que pode evoluir para uma forma mais grave denominada de periodontite, que se não diagnosticada e tratada pode levar a perda dental.
Justificativa
As perdas dentais diminuem a capacidade mastigatória, afetam a fonação e causam danos estéticos que podem originar alterações psicológicas e sociais. Esse conjunto de repercussões no cotidiano das pessoas contribui para a redução da qualidade de vida das mesmas. Os usuários de drogas apresentam chances aumentadas de desenvolverem doenças bucais que podem levar a perda de dentes e desenvolvimento de lesões bucais, sendo necessária uma atenção especial a essa classe de pacientes em tratamento para dependência química. A educação, prevenção e promoção de saúde bucal podem auxiliar na recuperação da saúde e auto-estima destes pacientes, servindo de incentivo para sua reinserção no meio familiar e na sociedade.
Objetivo geral
Transmitir conhecimento na área odontológica, estimulando a qualidade de vida dos pacientes em tratamento para a dependência química, para que aprendam nos cuidados com a boca a cuidarem melhor de si mesmos evitando o retorno aos vícios nocivos à sua saúde como o uso de drogas.
Ações desenvolvidas
Gerar conhecimento e educar os pacientes para a importância dos cuidados com a boca, do auto-exame bucal e da higiene bucal.
- - Realizar palestras abordando temas relacionados à importância de um sorriso saudável e bonito para uma boa qualidade de vida e também a relação que existe entre as drogas e o aparecimento de doenças bucais.
- - Ao final da palestra, realizar aulas dinâmicas e interativas da técnica correta de escovação e do uso do fio dental.
- - Realizar exames clínicos e exames de prevenção ao câncer bucal em todos os membros do sítio.
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Na realização pessoal que comentamos ter alcançado no momento das atividades. O projeto beneficiou os cirurgiões dentistas voluntários deste projeto. Quis em minha própria instituição estimular a prática de voluntariado em prol da sociedade, nos beneficiando pela realização pessoal de poder ajudar a sociedade com nossas habilidades profissionais e com compaixão pelas causas. Quanto mais fomos nos envolvendo com o projeto, mais nos sensibilizamos com a causa, trazendo novidades e nos doando ao máximo com o que nos foi permitido para ajudar a todos.
Saúde
Impacto Externo
Alguns pacientes citaram que estão mais atenciosos aos cuidados com a boca, demonstrando regularidade nas higienizações bucais e redução do consumo de açúcar Os pacientes e os diretores da instituição se beneficiaram do projeto. Estes resultados ocorreram num contexto de realidade que os integrantes desconheciam os cuidados ideais a serem tomados com a saúde bucal. Muita informação foi transmitida e hábitos de vida saudáveis implementados. Foram percebidos melhora dos seus hábitos de higiene bucal e consequentemente da saúde bucal.