Meu Amigo Capaz Marcenaria Sustentável
Resumo
O projeto de extensão do Curso de Design Industrial da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI intitulado “Meu Amigo Capaz Marcenaria Sustentável” desenvolve aulas de marcenaria básica para o aproveitamento de material já utilizado em construções e demolições, apresentando a capacidade de reciclagem destes materiais. Destina-se à comunidade, promovendo então ações de sustentabilidade, não somente com a comunidade carente, mas, com os empresários do ramo de edificações e moveleiro demonstrando o potencial para a reutilização dos resíduos gerados pelos empreendimentos. O trabalho desenvolvido apresenta para a comunidade a forma de seleção, estaleiramento e separação por tipos e qualidades das madeiras além da aplicação de materiais diversos descartados, desenvolvendo posteriormente, peças do tipo: cadeiras, bancos, mesas, entre outros, capacitando os alunos não somente na execução, mas no gerenciamento, desenvolvimento e fabricação com aulas expositivas e práticas.
Na parte prática, utilizamos em nosso laboratório do Curso de Design desenhos manuais onde os princípios de leitura e execução são atentamente analisados para que possam auxiliar os alunos na fabricação de novas peças. Desta forma o projeto contempla os principais pontos e eixos para a produção de móveis baratos, e com material reutilizável, além de estar contribuindo para incrementar as ações relacionadas a sustentabilidade promovendo ensino e melhorias sociais. Quanto ao curso, conta com a participação de professores mestres do curso de design, o técnico do laboratório auxiliando, um bolsista e monitores voluntários para o desenvolvimento dos trabalhos, e contribui para os alunos também no exercício de suas futuras atividades.
Estudo da realidade
Analisando a cidade de Balneário Camboriú e municípios vizinhos percebe-se que a atividade na área da construção civil e demais áreas correlatas se desenvolve de maneira crescente, além da construção civil há também o forte mercado logístico em função do desenvolvimento portuário da região. conforme dados da NSC sobre construção civil, Balneário Camboriú é a cidade mais verticalizada do Estado, tendo cerca de 2 mil prédios (Dagmara Spautz). Junto com este crescimento são deixados impactos como os restos de obras e suportes de cargas, estes sendo muitas vezes de madeira. Se por um lado algumas áreas da economia se desenvolvem em ritmo aquecido, há também uma parcela da população com necessidade e interesse de desenvolver algum ofício ou despertar habilidades que futuramente os coloque no mercado de trabalho, geralmente pessoas que estão desempregadas e que buscam empreender para ajudar com a renda em casa. Indicadores oficiais apontam que o município está entre os melhores do ranking do estado em trabalho e renda, e isso é também percebido na faixa média salarial que é muito acima da média no país. Estes fatores combinados representam uma boa base para o desenvolvimento da Economia Criativa, e é reaproveitando os resíduos para criação e desenvolvimento de novos produtos que o projeto Meu Amigo Capaz busca participar da cadeia produtiva e formativa utilizando o que para os segmentos citados é tratado como resíduo transformando com criatividade em móveis entre outros produtos.
Justificativa
O projeto se justifica a partir da coerência com os ODS de Trabalho e crescimento econômico (nº8) pois visa desenvolver áreas do saber que se tornam prático uma vez que cada participante do projeto pode aplicar as habilidades para desempenha um ofício; Indústria, Inovação e Infra-estrutura (nº9) pois o projeto tem como proposta a criação criativa a partir de resíduos e isso por si só já é uma inovação no setor da marcenaria; e Consumo e produção responsáveis (nº12) uma vez que o projeto reaproveita resíduos de setores econômicos que iriam para o lixo. Como efeito resultante da abordagem do projeto e das técnicas propostas o objetivo de Igualdade de gênero (nº5) acaba sendo muito bem trabalhado apresentando resultados na composição das turmas formado muitas vezes por uma maioria feminina. A Univali trabalha em um ambiente educacional e os realizadores do projeto, além de ser engajados socialmente, têm uma abordagem amigável mesmo com turmas de público distinto em idades ou perfis sociais. Além do capital humano a Univali conta com uma estrutura capaz de suportar bem as demandas de desenvolvimento dos produtos de marcenaria.
Objetivo geral
Objetivo Geral do Projeto: Possibilitar aos integrantes da comunidade próxima da universidade, aos alunos e integrantes do CAPS, a oportunidade de sua melhoria sócio econômica e principalmente cultural. Formando profissionais na área moveleira, oportunizando conhecimentos básicos para o desenvolvimento de projetos e construção de produtos na área da movelaria e utilizando matéria prima reaproveitada de construções e demolições, com o conhecimento científico e maquinário produtivo básico.
Ações desenvolvidas
Apresentar a comunidade no entorno da Universidade a proposta de extensão.
Apresentação didática. Gestão, reaproveitamento, desenhos técnicos e processos produtivos.
-
Aulas práticas - classificação do material, estaleiramento, desenvolvimento fabril
Exposição e venda dos produtos realizados.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
Melhoria na condição de trabalho e mão de obra dos assistidos. Em 3 encontros mais da metade da turma já tinha pedido ausência em função de conseguir trabalho regular. A partir do despertar profissional de técnicas e habilidades desenvolvidas em grupo, alunos perceberam oportunidades de trabalho e assim encontraram possibilidades de colocação no mercado. Motivação dos alunos que permaneceram no curso.
Educação
Impacto Interno
Este impacto foi avaliado pelos 2 professores e um bolsista do projeto, Que por meio da oferta de um curso gratuita para a comunidade reforçamos, quanto instituição comunitária a união do ensino e extensão em prol do bem comum. Melhorando significamente a imagem da Universidade.
Meio ambiente
Impacto Externo
Percebemos este resultado por meio dos materiais descartados que recebemos dos empreendimentos da cidade de BC que estão em construção. Utilizamos estes materiais como matéria prima do curso para as aulas de marcenaria. Promovemos a consciência ecológica e sustentável, priorizando a reutilização de matéria prima básica, madeira descartada pela construção civil, assim, disseminamos a cultura sustentável.