"EcoPONTO"
Resumo
A Codevasf por meio do Plano de Gestão Logística Sustentável - PLS/Sede em parceria com a Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico da empresa, elaborou o projeto “ECOPONTO” com o objetivo de agrupar e armazenar corretamente os coletores de pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, lixo eletrônico, papel e papelão reciclável dentre outros existentes e dispostos em diversos pontos estratégicos da empresa. Para a implantação e adesão ao projeto, foram realizadas diversas reuniões, de conscientizar sobre a necessidade de se ter um espaço específico e bem localizado para o armazenamento dos coletores e o recolhimento dos seus conteúdos. O ECOPONTO foi instalado na área externa da Empresa, o projeto teve início em outubro/2016, e sua inauguração ocorreu no mês de dezembro/2018. Diante da importância da reciclagem e da destinação adequada dos resíduos sólidos e da responsabilidade socioambiental, buscou parcerias com Instituições e empresas especializadas como: Os Serviços de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU; DMS Ambiental; BELFORT – Gerenciamento de Resíduos Ltda, visando viabilizar e incentivar à melhoria da ação que é contínua na empresa.
Estudo da realidade
Atualmente o Serviço de Limpeza Urbana do Governo do Distrito Federal –SLU, vem aperfeiçoando a coleta seletiva implantada na nossa cidade, ou seja, o recolhimento de materiais (papel, papelão, plástico, isopor, metal, pilhas e baterias, óleo usado de cozinha, medicamento vencidos e outros) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho, para que desta maneira estes resíduos que tendem a serem depositados de maneira inadequada, depositados juntos aos resíduos domésticos e destinados ao aterro sanitário, recebam o tratamento específico, e sejam encaminhados à Cooperativa de reciclagem diminuindo assim, o volume de resíduos sólidos que são destinados ao aterro sanitário. O ECOPONTO está disponível para uso de todos os funcionários da Codevasf para destinarem adequadamente os seus resíduos desde dezembro/2018.
Justificativa
Apesar do governo do Distrito Federal prometer atingir 100% da população, o SLU atende 25 das 31 regiões administrativas com coleta seletiva, de forma parcial ou integral. Desde o fechamento definitivo do lixão da Estrutural, todo os rejeitos do DF serão despejados no Aterro Sanitário de Brasília, em Samambaia. Para que o local receba apenas o lixo orgânico e tenha vida útil estendida, o SLU recomenda que os moradores do DF separem o lixo doméstico antes de descartá-lo nos dias de coleta específicos, para que o local receba apenas o lixo orgânico e tenha vida útil estendida, apesar da SLU pedir para que os resíduos sejam cuidadosamente separados, muitos ainda são destinados inadequadamente, além do que muitos poderiam ser reciclados ou reutilizados ao invés de serem destinados ao aterro sanitário. Com o ECOPONTO a empresa contribuirá para o aumento da vida útil de aterros sanitários, já que o volume de resíduos destinados aos aterros será menor, gera emprego e renda, e contribui para a diminuição da extração de matéria prima. Quanto aos resíduos perigosos e contaminantes, como pilhas e baterias, o óleo de cozinha, os remédios vencidos, receberem o tratamento e destinação adequado. Desta maneira, o ECOPONTO é muito importante, para que a Codevasf possa destinar corretamente os seus resíduos, contribuindo assim com a saúde e qualidade do meio ambiente.
Objetivo geral
Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal.
Ações desenvolvidas
1- Mostrar aos funcionários e colaboradores que a reciclagem é um meio de extrema importância para a preservação ambiental.
2- Incentivar o reaproveitamento dos materiais recicláveis.
3-Promover a utilização da coleta seletiva não só na empresa mais no dia-a-dia, para que assumam atitudes que possibilitem a redução na geração dos resíduos sólidos e a correta destinação destes.
- Essa ação por ser contínua na Empresa, a metodologia participativa foi praticada durante todo o processo de implantação do Projeto Ecoponto, ou seja, desde a mobilização, elaboração até a implantação da ação, visando internalizar o sentimento de corresponsabilidade do Ecoponto da empresa. O ECOPONTO será disponibilizado para que os empregados, colaboradores e estagiários possam ter um espaço para destinar adequadamente os resíduos; todos os funcionários serão instruídos a destinar adequadamente os seus resíduos gerados na empresa no ECOPONTO conforme sua constituição ou composição; será confeccionado peças de divulgação, visando instruir a todos os empregados, colaboradores e estagiários que os resíduos sejam destinados adequadamente dentro dos coletores disponibilizados no Ecoponto. Para tanto, visando reforçar a destinação final ambientalmente adequada para Pilhas e Baterias, Eletroeletrônicos, Papel, Plástico, Alumínio e Óleo de Cozinha, a empresa buscará sempre que necessário e possível novas parcerias visando a reutilização, a reciclagem, a recuperação de modo a evitar danos ou
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Por meio de depoimento dos cooperados, constatamos que os mesmos e seus familiares com a venda dos resíduos arrecadados adquiriram uma geração de trabalho e renda com dignidade junto aos 175 cooperados.
Educação
Impacto Externo
Em reuniões de feedback e relatos obtidos junto aos funcionários e colaboradores a empresa, funcionários, terceirizados e cooperativa, quando da separação do lixo comum do reciclável. possibilitamos uma mudança de cultura e hábito por meio da aquisição de conhecimento e novos saberes, onde temos resíduos separados de acordo com cada tipo de resíduos gerado na empresa.
Meio ambiente
Impacto Externo
Por meu de relatos colhidos junto aos membros da Cooperativa e funcionários da empresa, possibilitamos que a empresa, funcionários, terceirizados e cooperativa quando da separação dos resíduos sólidos gerados na empresa e ao dar destinação correta, uma maior conscientização ambiental além de um volume menor de resíduos produzido e depositados em locais adequados.