Voluntários Em Ação
Resumo
A AJG desenvolve o projeto Voluntários Em Ação, com mobilização por meio de divulgação nas redes sociais e interessados que buscam a instituição, pois percebe-se, conforme estudo da realidade, que são necessárias práticas de capacitação e desenvolvimento pessoal, voltadas a um público de crianças, jovens e adultos para o exercício de sua autonomia. As atividades oferecidas são estratégias que favorecem o acesso ao mercado de trabalho, geração de renda, relacionamento interpessoal e empoderamento comunitário. Assim , esse projeto é realizado semanalmente, na AJG, zona norte de Sorocaba, de janeiro a dezembro de 2018.
Estudo da realidade
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social-Sedes (Jornal Cruzeiro do Sul- julho de 2015), Sorocaba contava com 52.293 pessoas em situação de pobreza, ou seja, com renda de até R$ 154,00 /mês, sendo que 20.888 pessoas sobrevivem em situação de extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 77,00. É uma região classificada com Índice de Vulnerabilidade Social 5 a 6, os mais altos em termos de risco social, de acordo com o levantamento IBGE e Fundação SEADE. Constata-se que grande parte da população de Sorocaba está concentrada na zona norte, região em que está localizada a AJG. Estima-se que existam na região mais de 260 bairros e, aproximadamente, 270 mil habitantes. A maior concentração de empregos também está nessa região, com 30% das ofertas oferecidas no município. Em contrapartida, apresenta o menor acúmulo de renda da cidade (Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade), levando-nos a considerar que há aumento de um público despreparado para ingressar no mercado de trabalho.
Justificativa
Nossa comunidade é carente de ensino técnico e profissionalizante e o ensino regular está com sua qualidade comprometida. Sabe-se, através de contatos com agências de emprego e empresas, que o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente e competitivo e encontra dificuldade de mão de obra qualificada. Lembramos ainda, que nosso país passa por uma fase de instabilidade econômica e social, com altas taxas de desemprego. Mediante esse cenário, a AJG, limitada pela falta de recursos financeiros, optou por buscar na ação voluntária o caminho para poder atuar e prestar serviço socioeducativo à população, desenvolvendo diversas capacitações geradoras de renda. Essas atividades atenderão pessoas com habilidades para a área artesanal, com poucos recursos materiais, possibilitando uma atividade caseira geradora de renda, num curto espaço de tempo, além de exercitarem a melhoria das relações, valores de cooperação, solidariedade, autoestima e autoaceitação. Também, são meios de troca de experiências, momentos de conversa, valorizando os saberes que cada ser humano traz. Essa é uma alternativa para amenizar o desemprego ou a falta de contratação formal. Alguns cursos atendem ao enriquecimento profissional e cultural, agregando valor para a empregabilidade.
Objetivo geral
Desenvolver oportunidades que possibilitem a geração de renda.
Ações desenvolvidas
Providenciar estrutura para operacionalizar as atividades;
- - Busca de voluntários para a divulgação das atividades ofertadas;
- - Divulgação e preenchimento das vagas;
- - Providências quanto ao material para a capacitação.
- Ministrar as capacitações;
- - Acompanhamento das atividades;
- - Certificação dos participantes.
- Impulsionar o empreendedorismo e a geração de renda.
- - divulgação das atividades na mídia social;
- - demonstração dos produtos confeccionados.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
Mediante resultado de depoimentos e avaliações recolhidas pelos colaboradores, percebeu-se que 15 atendidos nas diversas atividades ofertadas (Informática, Comunicação e Ballet), estão com estima pessoal e profissional elevada e preparados para exercerem uma função produtiva no mercado de trabalho.
Impacto Interno
Mediante resultado de depoimentos e avaliações recolhidas pelos colaboradores, percebeu-se que 268 atendidos nas diversas atividades ofertadas, estão com estima pessoal e profissional elevada e preparados para exercerem uma função produtiva no mercado de trabalho.