Despertando Vocações
Resumo
A Starret, por meio do projeto Despertando Vocações, visa desenvolver formação básica para a inserção do jovem ao mundo do trabalho antes mesmo de se tornar um aprendiz. O trabalho deverá focar em uma participação social ativa, a atitude empreendedora e através da construção do conhecimento e o protagonismo do jovem no seu processo educacional, com foco no aprender a aprender, aprender a ser e aprender a conviver. No contexto empresarial da atualidade as empresas são chamadas a incentivar seus funcionários a participar de ações de responsabilidade social, mostrando o quanto a empresa está engajada no desenvolvimento humano e social. Desta forma a Starrett poderá exercer seu papel social de contribuir com a formação de jovens em busca de colocação como aprendizes ou estagiários, bem como tirar o jovem da situação de vulnerabilidade, dando a ele a possibilidade de conhecimento do mundo corporativo e contato com profissionais de diversas áreas, ajudando-os na difícil descoberta de suas vocações e habilidades para o trabalho. O Projeto visa atuar também na perspectiva de ampliar as possibilidades de inclusão para o mundo do trabalho e geração de renda. Desenvolver competências pessoais e profissionais, como apoio ao ensino médio e que garantam a formação global do participante e ampliem suas possibilidades de escolha, inserção social e profissional, a partir do repertório de cada participante e suas conexões com as diversas informações, de modo a integrar esses elementos na construção do seu futuro.
Estudo da realidade
Segundo o Instituto Brasileiro de Geográfico e Estatístico (IBGE), o Brasil tem em 2018 uma população estimada 208 milhões de habitantes. Em Itu temos aproximadamente 170.157 pessoas (2017). Atualmente cerca de 9% dessa população de Itu é formada por jovens com idade entre 15 e 19 anos. Esses adolescentes estão em início de sua carreira acadêmica ou profissional e muitas vezes não sabem onde, como, por que começar uma profissão. E a busca desse emprego, que muitas vezes é o primeiro, está cada vez mais difícil, seja pela grande quantidade de jovens disponíveis hoje para mão de obra, seja pela má qualificação dos mesmos no início de suas atividades, seja para inserção de estágio ou trabalho formalizado.
Justificativa
Diante da observação nas escolas e também da solicitação dos funcionários para que possamos admitir seus filhos para o trabalho na empresa como aprendizes ou estagiários, decidimos estabelecer o presente projeto para o mesmo ser a porta de entrada para esse público que está ávido para trabalhar, mas que muitas vezes não encontra oportunidade para iniciar suas atividades, seja por meio de estágio ou emprego formal registrado. Desta forma a Starrett poderá exercer seu papel social de contribuir com a formação de jovens em busca de colocação como aprendizes ou estagiários, bem como tirar o jovem da situação de vulnerabilidade, dando a ele a possibilidade de conhecimento do mundo corporativo e contato com profissionais de diversas áreas, ajudando-os na difícil descoberta de suas vocações e habilidades para o trabalho.
Objetivo geral
Apoiar o jovem na escolha da carreira e prepará-lo para o mundo do trabalho.
Ações desenvolvidas
Expor o jovem ao mundo do trabalho para ajudá-lo na escolha da profissão.
- O projeto prevê diversos encontros, visitas à empresa, patrocínios a grupos de estudo e palestras de diversos profissionais das mais variadas áreas com a finalidade de que o jovem possa fazer sua escolha profissional com mais segurança.
Oferecer ao jovem diversas oportunidades de trabalho.
- Oportunizar alternativas possíveis, a começar com a orientação ao acesso aos vestibulares públicos e ENEM, bem como apresentar a eles os diversos institutos que contratam aprendizes e estagiários e até agências de empregos, caso o jovem se interesse em buscar um emprego e estudar à noite.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio da pesquisa de satisfação do projeto, os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. Foram 30 adolescentes participantes na primeira etapa em julho/2018. Todos puderam passar um dia na empresa vivenciando as diversas áreas de trabalho como Diretoria, RH, Financeiro, Comercial, Marketing e Produção, além de ouvirem palestras de diversos profissionais que compõem uma empresa como a Starrett. O feedback dos participantes demonstrou que o projeto pode contribuir com os adolescentes na difícil decisão que é a da escolha da profissão.
Impacto Interno
Por parte dos profissionais que acolheram os adolescentes a experiência também foi muito enriquecedora. Diretores, gerentes e funcionários das diversas áreas da empresa tiveram a oportunidade de demonstrar o trabalho que realizam discutindo com eles as oportunidades e as dificuldades que cada profissional enfrenta dentro de suas rotinas de trabalho em uma empresa multinacional. De acordo com o feedback desses profissionais houve um empoderamento e também grande satisfação em contribuir com os adolescentes que fizeram parte dessa etapa do projeto.