Agradecer - Valorizar quem nos apoia
Resumo
O Projeto Agradecer surgiu da necessidade de envolver os membros da diretoria em confraternizações e reuniões mais frequentes para que pudessem ter conhecimento de toda a estrutura e funcionamento da comunidade terapêutica, mostrando que o serviço de cada um era essencial para a manutenção da entidade. Ao criar o projeto, percebemos também a importância de criar mecanismos para agradecer todo o trabalho do voluntário junto aos acolhidos ou mesmo aqueles que apenas fazem alguma doação de alimentos, materiais diversos ou dinheiro. O projeto será realizado de maio a dezembro, com encontros programados para vários grupos, além de capacitações e confraternizações. Será organizado pelo próprio grupo da diretoria, atingindo diretamente todos os envolvidos na entidade.
Estudo da realidade
A Comunidade Terapêutica Sítio Caminho Novo tem formato de uma fazenda, com uma rotina que inicia nas primeiras horas do dia. Um modelo de auto-gestão onde participam os acolhidos nas atividades gerais, de forma voluntaria e terapêutica. Todos recebem regras e orientação constante, com um programa de capacitação e motivação para que possam seguir o seu tratamento, ampliando também sua participação e envolvimento com a comunidade terapêutica. Percebeu-se, porém, que a motivação e capacitação dos cuidadores e diretoria da entidade vinha também acontecendo, mas de forma desconexa, sem um planejamento ou um registro oficial. Havia um encontro com o pessoal de apoio, voluntariado, em reuniões semanais com o objetivo de despertar em cada um o interesse, pelas diferentes situações que acontecem e envolvem o tratamento, mas pouco se valorizou devidamente este trabalho. Outra observação feita pela diretoria executiva é que, além de não valorizar devidamente esse trabalho de motivação, pouco se fazia para ampliar o apoio da diretoria ou de doadores na manutenção da entidade.
Justificativa
Observando a realidade vivida pela entidade nesses 15 anos e entendendo que cada vez mais, as entidades da sociedade civil precisam se modernizar e tornar-se mais organizadas, sentiu-se a necessidade de envolver ainda mais a diretoria, voluntários e doadores de forma conectada e planejada. Percebemos que quanto mais a equipe de diretoria, voluntários e doadores conheçam melhor as ações da Comunidade Terapêutica, sua linguagem e métodos de trabalho, mais facilmente as pessoas se envolverão no trabalho, saberão como melhorar sua participação ou como sua doação fará diferença para a entidade.
Objetivo geral
Valorizar o trabalho voluntário dispensado pela equipe de profissionais que atuam na Associação, seja na diretoria ou no atendimento aos acolhidos, e agradecer o apoio de doadores
Ações desenvolvidas
Promover confraternizações entre diretoria, voluntários e doadores que mantêm ação constante com a entidade;
- Serão realizados um grande encontros para promover a confraternização entre diretoria, voluntários e principais doadores convidados. O evento acontecerá em outubro, no aniversário da entidade, para apresentar os investimentos feitos em 2016, os projetos para 20157 e a participação da entidade no Selo Social, mostrando que o trabalho de todos está fazendo diferença para a entidade se aprimorar e qualificar. O encontro terá almoço de confraternização na própria entidade, para mostrar aos doadores, voluntários e ex-acolhidos o quanto a doação de cada um fez diferença (seja em tempo, mão de obra, alimentos/outras doações e recursos financeiros).
Envolver voluntários, diretoria e coordenadores internos em ações culturais como peças de teatro na comunidade e confraternizações
- Uma das ações pensadas é o envolvimento maior dos membros da diretoria e internos em ações teatrais desenvolvidas pela comunidade terapêutica em vários bairros da cidade. Além de participarem dos ensaios e apresentações como ator, iluminador, sonoplasta, os voluntários da entidade são estimulados a participarem do espetáculo como fotógrafos, organizador de cenário e figurinos, motoristas envolvendo todos os integrantes em ações culturais. Depois do espetáculo, todos se reúnem em um jantar de confraternização do grupo. No total, serão cinco apresentações e pelo menos dois jantares de confraternização.
Oferecer capacitação aos envolvidos com a diretoria e atendimento junto aos acolhidos;
- As capacitações previstas para os membros da diretoria e voluntários serão realizadas através de palestras de motivação e orientações sobre as comunidades terapêuticas, e cursos específicos para as funções, como monitores, e de prevenção às drogas para membros da diretoria e envolvidos em projetos de prevenção na comunidade, quando necessário. Além disso, a capacitação será proporcionada a membros da diretoria com a participação no 2º ciclo do Selo Social e nas reuniões de diretoria, que servirão também para capacitar sobre a prestação de contas, captação de recursos e projetos.
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através de relatos e da participação e empolgação do público percebemos que os membros da diretoria e os acolhidos, além da comunidade de vários bairros da cidade, se divertiram fazendo as apresentações teatrais da peça "Tio Quirino, marido da Bilica e a lenda da índia virgem". Com as apresentações, as ações culturais junto a comunidade e com os membros da comunidade terapêutica tornaram-se momento de diversão, estimulo ao desenvolvimento pessoal e cultural e a divulgação do teatro nas comunidades do interior do município.
Impacto Interno
Através dos depoimentos colhidos, os membros da diretoria, ex-acolhidos, colaboradores e voluntários demostraram, durante as confraternizações realizadas pelo projeto, que os almoços e confraternizações aproximam mais as pessoas, fortalecem a recuperação de quem já saiu e dão mais ânimo para que o trabalho da diretoria continue.
Impacto Interno
Através de depoimentos nas reuniões, os membros da diretoria que participaram dos simpósios e encontros sobre dependência química, além da capacitação no selo social durante o ano, relataram que puderam ampliar seus conhecimentos pessoais e estar mais preparados para contribuir com a organização da entidade.