#BELEZA SOCIAL
Resumo
O INSTITUTO HELIO contribui para o desenvolvimento de pessoas, capacitando-as para atuar no mercado da beleza de forma consciente. Propicia formação técnica aos alunos, contudo tem a missão mais nobre que é a responsabilidade com a autoestima das pessoas. Por isso, busca através de ações de responsabilidade social atender comunidades carentes, oportunizando um momento de cuidados e acolhimento, reacendendo a beleza interior das pessoas, dignificando-as. O objetivo singular deste projeto é promover ações sociais em diversos entidades como escolas públicas, creches, asilos, instituições de acolhimento, órgãos públicos e privados etc., por outro lado, seu objetivo plural é desenvolver valores como solidariedade, respeito ao próximo, além de disseminar a Cultura do PartilharCom. As formações técnicas acontecem nas instalações do INSTITUTO de fevereiro a outubro. Portanto, de março a outubro de cada ano, são organizadas ao menos 02 (duas) ações sociais mensais. São atendidos especialmente comunidades do entorno: Gama, Taguatinga, Recanto das Emas, Valparaíso, Sol Nascente, Cidade Estrutural. Mas, também atendemos comunidade de Brasília - Asas Norte e Sul.
Estudo da realidade
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, dão conta que mais de 67 mil famílias do DF estão em situação de extrema pobreza. (https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/11/27/interna_cidadesdf,643576/mais-de-67-mil-familias-do-distrito-federal-vivem-em-extrema-pobreza.shtml).
A falta de emprego, indisponibilidade de políticas públicas (por exemplo: saúde, educação), o assistencialismo, elevam a falta de perspectivas, desestimulam sonhos, ou seja, o conjunto dessa triste obra, é um impeditivo real para a autoestima, o bem estar e o conforto.
Outro dado alarmante é a discrepância de renda encontrado no DF. Temos regiões socioeconomicamente vulneráveis em São Sebastião, Cidade Estrutural, Comunidade Sol Nascente em Ceilândia, Itapoã, para citar os que encabeçam as estatísticas.
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) corroboram o problema da baixo autoestima entre os brasileiros que perder o emprego. A recente pesquisa mostra que o desemprego afeta também o estado físico e emocional das pessoas. De acordo com o estudo, 56% dos brasileiros desempregados desenvolveram o sentimento de baixa autoestima após perderem o emprego. (https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2018/05/baixa-autoestima-atinge-56-dos-brasileiros-que-perderam-emprego.html).
Por trás desse véu existem pessoas que precisam se reconhecer no espelho, revelando uma beleza que vai além da futilidade externa, mas uma beleza que promova autoconfiança e melhore a imagem pessoal.
Justificativa
O INSTITUTO HÉLIO nasceu com o propósito de desenvolver pessoas, capacitando-as, dando-lhes dignidade e cidadania.
Mas, o que essas pessoas, agora com um caminho traçado, fariam para agradecer por tudo o que receberam em aprendizado?
A pergunta que permeia nosso ambiente todos os dias – o que vamos fazer com tudo o que sabemos? O que cada aluno fará com o que sabe? O que podemos fazer como forma de Gratidão por tudo o que construímos?
Dessa forma, buscamos um caminho social, colocamos nossa responsabilidade com a autoestima das pessoas para fora das nossas paredes.
Toda turma tem a responsabilidade de PARTILHAR COM, doando o que sabe: corte de cabelos, modelagem dos cabelos, sobrancelhas e automassagem (do in). Atendemos todo o Distrito Federal, em especial as regiões mais carentes.
Além disso, com esse trabalho, queremos que nosso aluno construa uma consciência de solidariedade, responsabilidade social e amor.
Objetivo geral
Promover ações de responsabilidade social, que reacendam a autoestima das pessoas atendidas, e que conectem nossos alunos com valores como: solidariedade, compaixão, amor ao próximo, coletividade, caridade.
Ações desenvolvidas
Captar locais para atendimento com nossos serviços de embelezamento.
- Ligar em instituições que acolham pessoas carentes tais como creches, escolas públicas, asilos, associação de moradores, ONGs etc, e fazer o agendamento da ação (dia e hora).
- Estabelecer parcerias.
Mobilizar os alunos
- Divulgar, durante o desenrolar do curso, a importância do trabalho social.
- Construir um painel de fotos retratando a felicidade das pessoas atendidas.
Disseminar a Cultura do Partilhar Com.
- Oferecer dentro dos cursos, palestras com as lideranças do Grupo, como o idealizador Helio Nakanishi, entre outros que representam a essência da história
- Desenvolver atividades lúdicas, como jogos cooperativos, que estabeleçam a conexão entre os alunos.
Desenvolver a consciência da Gratidão.
- Implantar em todas as salas de aula a caixinha da Gratidão. Estimular os alunos a preencherem num pequeno pedaço de papel colorido a seguinte pergunta: a que você é grato hoje?
Desenvolver valores como respeito ao próximo e consciência da coletividade.
- Desenvolver valores como respeito ao próximo e consciência da coletividade.
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Através das postagem e textos de agradecimento em mídia social, percebemos que nossos voluntários ao participarem das atividades junto ao Movimento Maria Claudia pela Paz, na qual proporcionou um dia de dignidade para crianças e mulheres, nossos colaboradores estão com maior respeito, cooperação e empatia ao próximo, além do desenvolvimento de novos saberes e conhecimentos. Entre eles, estão se reconhecendo como agentes transformadores de uma realidade social.
Impacto Interno
Através de depoimentos e conversas espontâneas, percebemos que com nossos profissionais voluntários (Instituto Hélio e o Grupo Nakanishi), ao participarem das ações e atividades em nossa escola, onde a cada turma formada trabalhamos valores como gratidão e respeito estão vivenciando e praticando a empatia, desenvolvendo a força e a coragem para lutar, o quanto estão se tornando profissionais resilientes e mais cooperativos.
Impacto Interno
Através de observação e conversas espontâneas, percebemos que nossos colaboradores ao aprenderem e vivenciarem as diversas experiências que beneficiam a escola, a comunidade e as pessoas, estão cada vez mais aprendendo a lidar com sentimentos, crescimento emocional, despertar do sentimento de amor. Ao longo das ações sociais percebemos a melhora nas relações interpessoais, e também o amadurecimento profissional de nossos colaboradores e voluntários.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de depoimentos e fotografias dos sorrisos, percebemos o quanto fomos importantes para 24 crianças e 04 adultos que participaram de ações sociais do Movimento Maria Claudia Pela Paz que atendeu essas essas famílias moradoras de rua, e na qual fomos parceiros proporcionando aos mesmos uma inclusão comunitária e social, além de uma elevada auto estima pessoal junto a essas crianças e adultos, em geral à margem das políticas públicas e da própria sociedade.
Impacto Externo
Mediante a observação da alegria e a recepção calorosa junto aos alunos excepcionais da APAE que ao participarem de nossas ações trimestrais de beleza estética, estão com uma maior sensação de bem estar, uma beleza visual e emocional, que proporciona uma inclusão social e comunitária desses alunos ao vivenciar essas experiências de acolhimento, respeito, igualdade e carinho junto com nossos colaboradores que executam as atividades.
Saúde
Impacto Externo
Por meio dos constantes agradecimentos dos pacientes, familiares e alguns funcionários da ABRAPEC que participaram do "Dia da Beleza", percebemos a felicidade dos participantes ao conseguirmos propiciar bem estar, saúde, auto estima pessoal por meio de práticas de serviços de beleza disponibilizado aos mesmos.