ACAP – INVESTINDO EM VIDAS PARA UMA NOVA VIDA
Resumo
A ACAP entidade social fundada em 1996, que conta com 21 anos de atividades ininterruptas, tem como missão retirar o morador de rua de seu estado de abandono social atendendo suas necessidades básicas e apoiando-lhe em seu processo de reintegração à família, comunidade e trabalho produtivo, por isso oferece acolhimento em abrigo para jovens e adultos em situação de rua, na cidade de Sorocaba. Para que a mudança de vida aconteça, diversos serviços estão disponíveis ao público alvo: atendimento emergencial (alimentação, higienização, vestuário e encaminhamentos); abrigo 24 horas, no qual são desenvolvidas atividades que visam a recuperação da dignidade, estabilidade psicológica, senso cultural, vocação profissional e etc, fatores essenciais à convivência em sociedade; bem como casa de convivência, destinada a proporcionar moradia àqueles que não possuem família ou condições imediatas de independência financeira. O atendimento emergencial funciona de segunda à sexta, das 8:00 às 17:00, e o abrigo funciona 24 horas por dia.
Estudo da realidade
O público alvo em questão (moradores de rua) tem aumentado pelos mais diversos fatores: crise nacional, empobrecimento, pouca qualificação profissional, uso abusivo de substâncias químicas (drogas), entre outros. Segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal e corroborados pela SIAS (Secretaria de Igualdade e Assistência Social), a população de rua em Sorocaba ultrapassou as 1.200 pessoas no ano de 2017. Como consequência à ida para rua a procura por abrigamento tem sido crescente e contínua. Porém com desdobramentos mais específicos como: aumento da idade (idosos), com restrição de mobilidades, dificuldades de reinserção familiar e mercado de trabalho.
(fonte: jornal cruzeiro do sul).
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade, sendo o acesso à habitação, moradia, saúde, educação e etc. direitos fundamentais do ser humano, a importância do projeto se encontra em oferecer à população de rua meios de superar a sua vulnerabilidade social ocasionada pela ausência de garantia dos direitos acima elencados, mediante estrutura completa de serviços que envolvem o atendimento emergencial (triagem, alimentação, higienização, encaminhamentos em abrigamento próprio ou em rede de apoio.), o abrigamento 24 horas em estrutura própria e com atividades de estudos dirigidos, laborterapia, acompanhamento psicológico e de assistência social, exercícios físicos, atividades externas, recuperação da documentação pessoal, encaminhamentos médicos, odontológicos, psiquiátricos, jurídicos, reinserção familiar, atividades culturais e outros; e a casa de convivência, unidade de apoio ao abrigo ambiente destinado ao ex-morador de rua em processo de ressocialização (documentação, qualificação e encaminhamento para emprego).
Objetivo geral
Atender aquele que se encontra em situação de vulnerabilidade e em situação de rua, oferecendo-lhe possibilidades de superação do modus vivendi.
Ações desenvolvidas
Ofertar abrigamento a pessoas em situação de rua/ morador de rua que desejam, por adesão espontânea, contribuindo para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.
-
Disponibilização de 30 vagas em abrigo próprio para a população em situação de rua;
Realização de atendimento social, psicológico, nutricionais, acompanhamentos médicos (em rede pública de saúde) e etc;
Realização de atividades educativas, tais como oficinas laborais e aulas de violão.
Promover o restabelecimento de vínculos comunitários, familiares e/ou sociais.
-
Realização de visitas mensais à unidade de abrigo, abertas às famílias e integrantes da comunidade, com atendimento social e psicológico às famílias;
Realização de saídas culturais mensais para concertos, museus, exposições de artes e etc.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Projeto de aulas de violão realizadas na unidade de abrigo Sítio Vida Plena. Por meio de relatos e mídias disponibilizados para funcionários, parceiros e familiares, as 20 aulas de violão ministradas na unidade de abrigo Sítio Vida Plena, possibilitaram estímulo de memória, aperfeiçoamento da coordenação motora fina e concentração e desenvolveram habilidades sociais e psicológicas como constância, superação, auto-confiança e realização pessoal.
Educação
Impacto Externo
Projeto realizado dentro da unidade de abrigamento da ACAP com o objetivo de introduzir na prática e conceitualmente o atendido ao conteúdo de elétrica residencial básica. Por meio de relatos a funcionários, voluntários e familiares, verificou-se que as 16 aulas de elétrica residencial ministradas no abrigo Sítio Vida Plena, aumentaram a autoconfiança e conhecimento na área de construção civil dos abrigados, bem como sua percepção como cidadão capaz de se reinserir no mercado de trabalho.
Saúde
Impacto Externo
Visa disponibilizar cuidados básicos e especializados de saúde aos abrigados do Sítio Vida Plena pelos profissionais da instituição e da Rede pública de saúde de Sorocaba. Por meio de relatórios, atendimentos individuais e acompanhamentos realizados pelos profissionais da ACAP, verificamos que através de 312 procedimentos médicos e de saúde em conjunto com a rede pública de saúde de Sorocaba, a qualidade física, mental e psicológica melhorou consideravelmente, possibilitando a retomada de ações antes debilitadas como locomoção e sociabilização.
Impacto Externo
Visa orientar, monitorar, capacitar assessorar a relação que os abrigados do Sítio Vida Plena exercem com os alimentos provisionados pela instituição como ferramenta para mudança de vida. Por meio de relatórios e entrevistas realizadas pela nutricionista da ACAP junto a 30 abrigados durante atendimentos nutricionais e palestras na unidade de abrigo Sítio Vida Plena, percebeu-se maior consciência alimentar dos atendidos, bem como melhorias significativas nos quadros de excesso de peso, colesterol alto e compulsão.
Impacto Interno
Por meio de relatos de funcionários, após palestras capacitadoras na unidade de abrigo Sítio Vida Plena, com os funcionários e internos em forma de conteúdo ministrado por profissionais na área de psicologia, quanto a compulsão do cérebro. Percebemos melhora no conhecimento, trato e orientação para a identificação e tratamento de comportamentos compulsivos de abrigados e si próprios.