Preparação e Inclusão ao Mercado de Trabalho
Resumo
A APAE Sorocaba mantém o Projeto de Preparação e Inclusão ao Mercado de Trabalho, este projeto visa a capacitação do deficiente intelectual ao mercado de trabalho adequando-o a necessidade de cada empresa, preparando e orientando as famílias, através de oficinas pre profissionalizantes
Estudo da realidade
Nosso Projeto de Educação Especial para o trabalho tem como base dados obtidos através de usuários que frequentam a instituição, de dados que buscamos em outras instituição que trabalham com o mesmo objetivo e também nas em empresas que necessitam cumprir as cotas de empregabilidade que a Lei exige e esta em consonância com o ODM 1 (Acabar com a Fome e Miséria ) e os ODLS 1 que tem como objetivo trabalhar para fomentar o protagonismo social para as pessoas em situação de vulnerabilidade Social, que vem em consonância com nossos objetivos que é uma inclusão produtiva ha inserção do deficiente intelectual e múltiplo no mercado de trabalho, apoiando as famílias que na maioria estão em situação de vulnerabilidade social, e projetos que estimulam e estruturem estas famílias baixa renda através da inclusão deste deficiente no mercado de trabalho como apoio; desenvolvemos este processo em parceria com as empresas para obtermos maior resultado na empregabilidade trabalhando assim todos para o desenvolvimento ODM 8( Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento) e os ODLS 8 onde incentivamos a educação social e o acesso a informação.
Justificativa
Observando a necessidade de nossos assistidos em ser inseridos no mercado de trabalho e na sociedade em geral, e a busca das empresas em preencher suas cotas obrigatórias por lei, a instituição criou o Projeto de Preparação e Inclusão ao Mercado de trabalho.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
Há dez anos, o Projeto de Inserção ao Mercado de Trabalho tem como resultado o crescimento daqueles que entram para o mercado de trabalho como para aqueles que empregam e tem a experiência de conviver com um deficiente intelectual. Através de uma ideia da CETESB e o Governo do Estado de São Paulo viu-se a necessidade de dar mais atenção ao Deficiente Intelectual, assim começou a parceria com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo.
Com este Projeto, nesta fase foram beneficiados 21 assistidos que deixaram a instituição e estão inseridos no mercado de trabalho favorecendo o convívio na sociedade.
Através de acompanhamento da assistente social junto aos familiares constata-se a eficiência do projeto que elevou positivamente a auto-estima dos inseridos.
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Interno
No ciclo 2013/2014 o resultado obtido com este projeto foi de mais de 20 famílias beneficiadas diretamente com a inserção do assistido ao mercado de trabalho.
A percepção deu-se através de acompanhamento da Assistente Social junto as famílias e as organizações que empregam os deficientes intelectuais.
Os maiores beneficiados são os próprios assistidos tendo em vista a sua independência financeira e melhoria na renda percápta da família.
O que mais contribui para alcançar melhores resultados é a divulgação e a troca de experiências entre profissionais capacitados, deficientes intelectuais e organizações juntos as famílias que concideram o deficiente intelectual como incapaz ou improdutivo.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O Projeto de Inserção ao Mercado de Trabalho tem como resultado o crescimento daqueles que entram para o mercado de trabalho como para aqueles que empregam e tem a experiência de conviver com um deficiente intelectual. Através de uma ideia da CETESB e o Governo do Estado de São Paulo viu-se a necessidade de dar mais atenção ao Deficiente Intelectual, assim começou a parceria com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo.
O sucesso foi tão grande que as APAES deram continuidade a esse processo e até hoje beneficia jovens e adultos deficientes. Neste último período inserimos 21 usuários em 3 empresas diferentes e todos estão satisfeitos com os resultados que além de beneficiar diretamente aos assistidos, também melhora a qualidade de vida de seus familiares.