Ympacto do Saber
Resumo
O projeto Ympacto do Saber visa a capacitação, atualização profissional e treinamentos na área industrial para pessoas que estão desempregadas em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho onde essas pessoas, não tem condições financeiras de fazer os cursos necessários.
O projeto irá contar com voluntários para montagem de uma cozinha, que será na própria escola, fazer refeições, montar as marmitex e vender para os moradores, comerciantes e alunos.
Na venda da marmita, 20% da renda será destinada a este projeto que teve início dia 30/05/2018 e irá até 15/12/2018. Na qual, Vai atender em torno à dezenas de pessoas com necessidades financeiras e mobilizará à princípio, alunos e comerciantes, no qual envolve em torno de 500 pessoas.
Esse projeto acontece na Rua Porto Feliz, número 16, bairro Cidade Nova, município de Itu, Estado de São Paulo.
Estudo da realidade
Devido à necessidade da busca por empregos de carteira assinada, pessoas vêem a escola Ympacto à procura de cursos de capacitação profissional, principalmente em Metrologia e Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico para trabalhar na área operacional dentro da indústria e muitos deles encontram-se desempregados.
Para ingressar nesse mercado de trabalho e atender a necessidade da comunidade do Bairro Cidade Nova em busca da oportunidade de emprego, o Projeto Ympacto do Saber criado e coordenado por mim, Professor Sandro, minha preciosa equipe de trabalho e com as ações voluntárias dos nossos alunos e moradores que estão trabalhando com carteira assinada.
Foi montada uma cozinha para fornecimento e vendas de marmitas para as pessoas que estão trabalhando e também para os comerciantes locais que ajudam na compra dessas marmitas. E parte do lucro será destinada aos cursos de capacitação de Metrologia e Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico para pessoas que estão desempregadas.
Esse Projeto tem com base de referência do Governo do Estado de São Paulo lançada em julho de 2011 pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e também pelo PEQ que é um programa de qualificação profissional viabilizado pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio de sua Coordenadoria de Políticas Emprego e Renda.
Esse projeto vai atender pessoas que estão desempregadas e podem participar cidadãos maiores de 18 anos e é dada prioridade para candidatos arrimo de família. E conta com a participação de alunos da escola Ympacto, pais e comerciantes do bairro. Em dois espaços pequenos com terra e a parceria de nossos voluntários iremos fazer uma pequena plantação de alface, salsinha, cebolinha, hortelã, coentro e quiabo para o próprio consumo da cozinha nas saladas.
Justificativa
Tendo em vista a necessidade da realidade de nossos moradores em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho nas indústrias da nossa região, na qual, temos muitas indústrias no Município de Itu.
O que me moveu para fazer esse projeto foi o desespero de vários pais de família em arrumar um emprego na indústria e estando desempregado não podia se quer pagar as mensalidades de apenas R$ 80,00 por mês.
Para alguns deles foi dado o curso gratuito e assim que o mesmo arrumasse o emprego pagaria a escola conforme o seu planejamento. Então porque não fazer algo para aumentar a gama de pessoas. Criamos a cozinha voluntária. Pessoas para trabalhar voluntariamente e alimentos doados por alunos e algumas palestras profissionalizantes com entrada por 1 kg de alimento não perecível.
Objetivo geral
Promover a educação, a capacitação, atualização profissional e treinamento de cursos profissionalizantes as pessoas que estão desempregados, moradores do Bairro Cidade Nova no Município de Itu SP.
Ações desenvolvidas
Mobilizar os alunos e comerciantes para ideia do projeto Ympacto do Saber.
- Mostrar às pessoas a importância do projeto Ympacto do Saber nas reuniões e oficinas de mobilização..
- Entrevista na rádio comunitária NOVA FM do Bairro Cidade Nova.
- Mobilizar alunos, comerciantes e a comunidade no jantar beneficente no dia 14/07/2018
Adquirir parte do lucro para capacitação e atualização profissional para as pessoas que estão desempregadas e precisando de cursos..
- Vender as marmitas com materiais comprados e doados com objetivo de adquirir parte do lucro para capacitação e atualização profissional as pessoas que estão desempregadas e precisando de cursos.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Através de observações junto aos participantes do curso profissionalizante e da mobilização junto a comunidade percebemos uma mudança de hábito, uma mudança cultural no sentido de perceberem que é preciso capacitar para arrumar um emprego.
Economia
Impacto Externo
Através de feedbaak e conversas com pessoas que adquiriram a marmita do projeto conseguimos por meio da demanda, possibilitar uma refeição de ótima qualidade por apenas R$ 10,00 na qual gerou uma considerável economia de gastos dos compradores junto a sua alimentação no dia a dia.
Educação
Impacto Externo
Por meio de depoimentos e observações dos profissionais que realizaram o curso, percebemos que 9 adultos e 1 adolescente ao participarem dos cursos de Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico e Gestão de Qualidade estão mais capacitados para recolocação no mercado de trabalho, tiveram significativa aquisição de conhecimento e novos saberes, ou seja, uma maior e melhor qualificação profissional, ferramentas imprescindíveis ao ser humano que busca uma nova oportunidade de emprego.
Meio ambiente
Impacto Interno
Por meio de observação dos nossos trabalhadores, percebemos que ao participarem do projeto e realizarem práticas sustentáveis conseguimos possibilitar no ambiente de trabalho a necessidade de separar o descarte dos produtos orgânicos dos inorgânicos com caixas separadoras na qual beneficia diretamente o nosso meio ambiente. Além disso, com a separação deste lixo, possibilitamos a geração de renda para um trabalhador que sobrevive da colete de material reciclado, na qual com a venda deste, complementa a sua renda familiar.
Política
Impacto Externo
Por meio de depoimentos, conversas espontâneas e depoimentos dos moradores da região e nas proximidades da escola, que, ao criarmos um grande processo de comunicação por meio de amigos e participações na rádio comunitária, conseguimos sensibilizar e mobilizar várias pessoas da comunidade em prol de um projeto social, que capacita as pessoas junto a cursos profissionalizantes e que em uma das ações (vendas das marmitas), parte do lucro dessas vendas era para possibilitar que outras pessoas fizessem o curso, criando uma grande rede de transformação.