Construindo um Sonho
Resumo
Este projeto tem perfil ambulatorial e multidisciplinar visando prestar assistência integral ao Autista, utilizando-se da experiência que a Instituição adquiriu ao longo destes anos e de sua dedicação no tratamento destas pessoas, mas com uma proposta diferenciada: a inclusão destas crianças nas escolas e na sociedade como um todo.
Todo o projeto terapêutico tem a intenção de minimizar as diferenças, atuando precocemente no diagnóstico, para que através de uma intervenção precoce estas se dissolvam, sejam aceitas e respeitadas.
Todo este processo de inclusão e atenção, é realizado através da avaliação da criança, orientação da família por profissionais da Psicologia, Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, visando incluir no ensino regular as crianças que são encaminhadas à Instituição na busca de diagnóstico e assistência especializada.
Além do diagnóstico precoce, atendimento individual e em grupo, também é feita a orientação aos pais e cuidadores, prevenindo a sobrecarga e o desgaste destes.
O método TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Comunication Handcapped Children (Tratamento e Educação para Autistas e crianças com Déficits relacionados à Comunicação, o PCS (Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e o ABA (Análise Aplicada do Comportamento) são as metodologias utilizadas e reconhecidas mundialmente por sua efetividade e melhora no prognóstico desta população.
Justificativa
O Autismo passa constantemente por um processo de investigação no que diz respeito a sua definição, sendo considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana, associada a diversas síndromes. Atualmente, o diagnostico de autismo deve ser visto como pertencente aos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) ou Espectro Autista. Nos últimos dez anos, os dados sobre prevalência têm mudado bastante, com aumento importante nos números, que variam de acordo com a metodologia e local do estudo.No Brasil, dados apontam para uma prevalência para cada 360 nascidos 1 seja autista.
A Entidade percebendo esta necessidade, implantou o Projeto do NÚCLEO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO PARA OS PORTADORES DE AUTISMO com objetivo de diagnóstico, tratamento não apenas ao atendimento de sua clientela já estabelecida, mas também buscar novas formas de parcerias que possam ser ampliadas as possibilidades de atendimento para todos que buscam diagnóstico e tratamento.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Promovemos através do diagnóstico precoce, a possibilidade de tratamento adequado para o Autista.
Facilitamos o processo de aceitação dos pais e familiares diante da realidade do Autismo, através do atendimento Psicológico à família e conversas com os terapeutas sobre o desenvolvimento da criança.
Conforme devolutiva realizada pelos pais, através de relatos nos formulários de avaliação; 20 pais estão satisfeitos com a evolução do autista diante do tratamento.
Considerando que 90% dos atendidos no Núcleo Terapêutico estão inseridos na Rede Regular de Ensino, possibilitamos uma melhoria na qualidade do Autista por estarem recebendo tratamento de acordo com a sua patologia.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Proporcionamos convivência entre a família e sociedade, através de encontro entre os assistidos, familiares e comunidade.
Proporcionamos em parceria com o ITA- Instituto Técnico de Aprendizagem, ao Jovens aprendizes uma conscientização sobre a realidade do Autismo e suas manifestações na sua rotina diária, levando a estes uma reflexão da Responsabilidade Social.