Cinema no Bairro
Resumo
"APP CAIC Jovem Ailor Lotério realiza projeto social "Cinema no Bairro", que consiste em levar alternativas culturais, no formato audiovisual, a comunidade do bairro Monte Alegre, partindo da avaliação de que grande parte dos moradores desta localidade, tem pouco acesso a opções de lazer e entretenimento, sobretudo cultural. As sessões de cinema, acontecem na escola municipal do bairro todas as quartas-feiras e sábados da última semana do mês e é aberto a toda comunidade. O projeto é de relevada importância social, pois pensamos que Cultura é fator social indispensável para o desenvolvimento humano de toda comunidade".
Estudo da realidade
A intenção de planejar e implementar o projeto "Cinema no Bairro", baseou-se em um questionário aplicado com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola CAIC Jovem Ailor Lotério. Ao todo, foram aplicados questionários com 306 alunos, divididos em treze turmas, nos horários matutino e vespertino, de forma que se compôs uma base amostral, na qual seria possível compreender melhor a realidade dos moradores do bairro Monte Alegre
Com base nisso, averiguou-se que 23% das crianças entrevistadas nunca foram ao cinema, ao passo que 77% já foram ao menos em uma ocasião. Dentre as que já foram, 34% alegam ter ido apenas uma vez, enquanto que 34% dos alunos questionados, responderam ter ido com a escola, ao mesmo tempo que 15% foram por intermédio de projetos sociais atuantes no município, como o Latarte
Quando questionados acerca dos motivos que limitam a sua quantidade de idas ao cinema, 59% dos alunos apontaram para a falta de dinheiro, 45% acusaram a falta de tempo dos pais para levá-los ao cinema, enquanto que 25% colocaram a distância como um empecilho. Com base nesses dados, foi possível concluir que para muitos jovens do bairro Monte Alegre, opções culturais como o cinema são muitas vezes inacessíveis. Como fator preponderante encontra-se o padrão socioeconômico de baixa renda, o que põe a escola e alguns projetos sociais da área como um dos principais agentes de inserção da cultura na comunidade.
Justificativa
Batizado como “Projeto Cinema no Bairro”, o projeto partiu da intenção de levar opções culturais, no formato audiovisual, a comunidade do bairro Monte Alegre, partindo da avaliação de que grande parte dos moradores desta localidade tem pouco acesso a eventos como esse, causado sobretudo, pela falta de acesso das camadas mais baixas da população a atividades e eventos culturais, como exposições de arte, teatro, e o cinema.
Concomitantemente, tem-se a visão de que a cultura é socialmente indispensável para o desenvolvimento de um cidadão de pensamento crítico e atuante, e que a escola, muitas vezes sendo a única representação do estado dentro de uma comunidade (PACHECO, 2004), tem capacidade de desempenhar um importante papel neste processo.
Objetivo geral
Promover sessões de cinema no bairro Monte Alegre, utilizando como base, o espaço escolar, suscitando maiores oportunidades de os moradores locais conhecerem produções cinematográficas, nacionais e internacionais, fomentando não só a cultura como também o lazer, para todas as idades.
Ações desenvolvidas
Promover através do projeto, uma maior integração entre escola e os moradores locais, onde a mesma seja vista como espaço lúdico, de transformação social, e sobretudo, um bem da comunidade.
- Estudo da realidade local. Atestar que dimensões podem ser melhor trabalhadas, para gerar um impacto positivo na comunidade
- Divulgação anterior e posterior do evento, publicizando seus resultados.
- Avaliação de Impacto do evento, por meio de questionários aplicados durante e após a sessão.
Promover opções de lazer, que unam entretenimento e cultura, no bairro Monte Alegre.
- Desenvolver parcerias com organizações detentoras de acervos e distribuidoras de filmes.
- Materiais necessários existentes no espaço escolar. Não obstante, cabe a procura de parceiros, seja eles públicos ou privados, para a realização de sessões cada vez melhores.
- Divulgação do evento em mídias sociais, fazendo-se uso de impulsionamento digital, e também através de bilhetes encaminhados aos pais.
- Realização de uma sessão piloto, para definir pontos a serem aperfeiçoados no projeto. (Objetivo cumprido no dia 30/04)
Desenvolver um projeto que não seja oneroso a escola, e que ao mesmo tempo, traga um resultado positivo para a mesma.
- Desenvolvimento de parcerias, para obtenção de recursos humanos e materiais.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Com base em questionários aplicados, percebemos que os adultos e idosos que participaram da seção de cinema, tiveram a oportunidade de ampliar seu desenvolvimento cultural, haja vista que 60% dos entrevistados raramente vão ao cinema, ou comparecem a eventos culturais. Neste ínterim, dentre os entrevistados, 100% acham que o projeto é importante para a valorização e disseminação da cultura, e que 85% dos entrevistados avaliaram o projeto como "bom", ou "muito bom".