Atelier Solidário
Resumo
O projeto, tem como finalidade promover ações economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas visando o desenvolvimento das comunidades carentes de Balneário Camboriú e a sua inserção no mercado de trabalho, aliando-se a essa perspectiva a preservação do meio ambiente. O desafio é repensar a produção e o consumo sob a ótica da sustentabilidade, buscando conciliar as possibilidades de trabalho do curso de Design de Moda com os conceitos da economia criativa, propondo inclusive novos olhares para o mundo dos negócios. Os resultados almejados englobam, além da promoção do bem estar social e ambiental, a diminuição da quantidade de resíduos fabris destinados ao descarte, pois esses materiais são utilizados nos trabalhos do atelier para a criação e elaboração de novos produtos.
Estudo da realidade
A partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) em 2017 haviam mais de 226 mil pessoas desempregadas em Santa Catarina. Pensando em solucionar essa realidade para o município de Balneário Camboriú criamos o Atelier Solidário a fim de beneficiar as comunidades carentes que não possuem renda para a confecção de produtos sustentáveis. Por isso, o desafio maior é repensar a produção e o consumo sob a ótica da sustentabilidade, buscando conciliar as possibilidades de trabalho do curso de Design de Moda com os conceitos da economia criativa, propondo inclusive novos olhares para o mundo dos negócios e empreendedorismo.
Justificativa
Promover inovação e consciência ecológica são práticas comuns nos Cursos de Design da Univali, pois é de interesse de todos que o meio ambiente seja preservado. Por isso recriar, reinventar, desconstruir e reconstruir são palavras que tangenciam as práticas do projeto, procurando desta forma contribuir para a sustentabilidade, saúde do planeta e também ao empreendedorismo. Em outro âmbito, fomentar o desenvolvimento de uma postura ética e socialmente responsável do acadêmico, segue sendo um referencial para as ações educativas do Atelier.
Desse modo, por meio da gestão criativa do design, contribuímos para a melhoria de vida das comunidades carentes em suas práticas cotidianas ou ainda, em outro âmbito, adquirimos um valor agregado que possibilite a sua comercialização e, consequentemente, a geração de renda destinada as comunidades menos favorecidas.
Objetivo geral
Elaborar produtos utilizando materiais de descarte que, por meio da gestão criativa do design, contribuam para a melhoria de vida das comunidades locais e para a preservação do meio ambiente.
Ações desenvolvidas
Promover a participação da comunidade acadêmica e das comunidades locais como sujeitos atuantes no desenvolvimento regional sustentável.
- Nessa etapa são realizadas ações de sensibilização para o diagnóstico dos problemas sociais e ambientais da região, resultando na apreciação dos projetos que contemplem a solução dos problemas diagnosticados, contando com a participação de alunos, professores e da comunidade em geral no processo de diagnóstico e decisão.
Organizar a formação e a gestão de ações visando a inclusão socioeconômica das comunidades carentes atendidas pelo projeto, na perspectiva da economia solidária.
- Elaborar produtos de design com base no projeto que detectou os problemas sociais e ambientais da região. Nesse momento, alunos bolsistas e voluntários, professores e a comunidade em geral serão convidados a contribuir com a manufatura dos artigos utilizando materiais de descarte têxtil e/ou resíduos fabris de empresas da região.
Praticar ações de responsabilidade socioambiental e inclusão cidadã por meio do desenvolvimento de produtos de design.
- Promover a formação de redes para que estas propiciem a geração de renda para as comunidades atendidas pelo projeto, na perspectiva da economia solidária. Cabe salientar que, caso o diagnóstico dos problemas da comunidade previsto no projeto não contemple a geração de renda, as ações nesta parte da execução serão voltadas para a melhoria de vida das comunidades carentes.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Por meio de relatos dos participantes observou-se que os moradores da comunidade Quilombo Morro do Boi e os alunos participantes do Projeto Oficinas, por participarem do processo de elaboração dos figurinos do grupo musical e do grupo de dança, ampliaram a compreensão acerca da importância das referências culturais existentes no seu entorno, contribuindo para a valorização, a preservação e a difusão da cultura na sua comunidade.
Educação
Impacto Interno
Por meio de relatos de participantes do projeto de extensão universitária Atelier Solidário percebeu-se que bolsistas e professores da UNIVALI, por meio da gestão criativa do design e da inserção social nas comunidades existentes no entorno da IES, identificaram problemas e propuseram ações conjuntas nas quais os acadêmicos e as comunidades locais se organizaram para minimizar os problemas diagnosticados.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de relatos de participantes do projeto verificou-se que os moradores da comunidade Morro do Boi, os alunos do Projeto Oficinas, assim como acadêmicos e professores da UNIVALI, desenvolveram noções de valorização e preservação das mais diversas manifestações culturais, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante com a diversidade.
Meio ambiente
Impacto Externo
Por meio das peças de figurino confeccionadas observou-se que o meio ambiente passou a receber uma menor quantidade de descarte fabril (especialmente retalhos e sobras de tecidos), uma vez que as peças de vestuário confeccionadas foram elaboradas com materiais de descarte fabril doados por empresas têxteis da região do Vale do Itajaí.