Casa do Cidadão
Resumo
As unidades das Casas do Cidadão de Sorocaba são unidades de relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o cidadão, que oferecem serviços descentralizados .
As sete unidades são localizadas geograficamente de forma estratégica pela cidade, para melhor atender aos moradores que moram distante do centro.
Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta – como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Prefeitura mantém parcerias com instituições como CPFL Piratininga , Tribunal de Justiça de São Paulo , Correios e Procon.
Estudo da realidade
Sorocaba é uma cidade metropolitana com uma população de 659 871 habitantes, estimada pelo IBGE para 2017, se tornando a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista.
Com relação a 2010, houve um crescimento de 10% da população nesses últimos 7 anos.
Ao longo dos últimos vinte anos, a cidade passa por diversos projetos de urbanização para se tornar uma das mais desenvolvidas do país. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para receber um tráfego intenso diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).
A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de várias capitais brasileiras.As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.
Devido a este crescimento econômico houve um aumento populacional em áreas distantes do centro comercial, se tornando necessário criar novas ferramentas de atendimento ao público a essas grandes zonas habitacionais.
Justificativa
A casa do cidadão foi criada a partir da necessidade de se descentralizar os serviços municipais públicos, levando-os para os bairros, ocasionando assim maior acessibilidade e oferta de um serviço de excelência.
Atualmente conta com serviços de: Prefeitura ( diversas secretarias) , PROCON, URBES, SAAE, CPFL, CEJUSC e CORREIOS.
São mais de 300 serviços que os sorocabanos podem solicitar e/ou resolver, bastando para isso comparecer pessoalmente a uma das unidades.
Objetivo geral
Levar maior acessibilidade e a oferta de serviços públicos de qualidade e com excelência no atendimento através das unidades das casas do cidadão.
Ações desenvolvidas
Descentralizar vários serviços públicos municipais e estaduais, para estas unidades externas, fazendo parcerias com diversos órgãos, sendo seu foco nos serviços públicos municipais.
-
Levar serviços da Prefeitura Municipal, tais como serviços relacionados com impostos e taxas, alterações cadastrais e certidões junto a prefeitura, cadastros para creche, solicitações gerais ( denúncias anônimas, poda de árvore, transporte, iluminação pública, lei Gemelar, reforma de jazigos, entre outros);
-
Levar serviços da Urbes relacionados á Transportes, multa e trânsito;
-
Levar serviços do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) relacionados ao consumo de água e seus trâmites
-
Levar serviços da CPFL Piratininga relacionados ao consumo de energia e seus trâmites;
-
Levar serviços do Tribunal de Justiça de São Paulo ( CEJUSC) relacionados a alguns casos que possam ser resolvidos de maneira consensual ;
-
Levar serviços de Procon relacionados a proteção do consumidor.
-
Levar serviços de Correios relacionados a correspondência, envio de encomendas via postal e banco postal.
Facilitar o acesso devido a proximidade com a população.
-
Realizar ações relacionadas com a demanda de cada região onde está instalada as casas, levando os serviços para estes locais.
Atender de forma padronizada a fim de ter excelência no atendimento.
-
Criar protocolos de atendimento padronizados.
Viabilizar treinamentos e cursos voltados á população.
-
Utilizar o espaço para treinamentos e cursos voltados à população
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Foi percebido o resultado com o aumento de atendimentos e a consolidação das unidades na sociedade. A população como um todo foi beneficiada com esse resultado. O cenário econômico era propício para investimentos na infraestrutura do município. Com isso foi percebido que aumentou a arrecadação de impostos e taxas, assim como a utilização de outros serviços públicos.
Educação
Impacto Externo
Foi percebido o resultado com o aumento de solicitações relacionados a inscrição em creches. Quem se beneficiou foi a população que precisa de inscrição para creche. O cenário encontrado é o de famílias que necessitam de vagas para creche devido aos seus trabalhos. O resultado percebido foi o de aumento de crianças inscritas e matriculadas em creche.