MÃOS QUE AJUDAM
Resumo
A APAE Deus Menino, desenvolve o Projeto Mãos que ajudam, que consiste em atividades para acolher, apoiar, orientar e fortalecer vínculos familiares, bem como oficinas que proporcionem geração de renda para famílias em vulnerabilidade social e famílias de alunos da nossa organização. As atividades acontecem na própria organização por tempo indeterminado.
É importante se ter claro que essas mães venham para a instituição no intuito de conhecer outras mães com outros problemas e que elas percebam que não estão sozinhas nesta longa caminhada e que também existem profissionais preocupados com a melhoria da qualidade de vida delas e de seus filhos,
criando assim um vinculo com a instituição e com essa família não só em vulnerabilidade social, mas também em vulnerabilidade emocional.
Acreditamos assim que podemos melhorar a sua qualidade de vida e de sua família, fazendo com que essas mães se sintam mais fortes e protegidas.
Estudo da realidade
De acordo com os dados coletados na Federação Nacional das Apaes – FENAPES, a mãe é a principal responsável pelos usuários das Apaes (55,2%). Essa responsabilidade também é compartilhada entre pai e mãe em 26,7% dos casos. Porém, em apenas 6,9% dos casos o pai é o único responsável. Comparativamente, observou-se maior incidência (8,6%) de outros parentes (irmãos, tios, avós etc.) responsáveis pelos usuários do que o percentual do pai nessa função. As mulheres sempre desempenharam um papel fundamental na vida das famílias: o cuidar e esse cuidar que requer dessas mulheres uma atenção maior a esses filhos não pode sobrecarrega-las, por isso a necessidade de um momento de interagir com outras mães, de fazer coisas diferentes do seu cotidiano, da roda de conversa entre outros entretenimentos que o grupo social ira lhe proporcionar. Constatamos que na APAE de Balneário Piçarras, as mães participavam apenas das reuniões e não interagiam umas com as outras, além disso não tinham um espaço adequado para se reunirem, trocarem idéias, fazerem trabalhos manuais para si e em beneficio da escola. Por isso a importância de criar um grupo de mães dentro da APAE, possibilidade que veio com o Projeto Mãos que Ajudam que se enquadra dentro dos ODMs 03 - Igualdade entre sexo e valorização da mulher e ODM -08 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Justificativa
A APAE realiza este projeto porque a arte é fundamental para o desenvolvimento do ser humano visto que ela transforma, revela e inspira. Visando tal desenvolvimento com o objetivo de incentivar a criatividade, o convívio com o próximo e o respeito mútuo; a arte vem contribuir nesse sentido.
A APAE realiza este projeto com o intuito de melhorar a qualidade de vida das mães com filhos deficientes e o trabalho nas oficinas se caracteriza como uma prática transversal, onde não se buscará apenas a produção de peças artesanais de cunho econômico ou decorativo, ou de expressões artísticas que sirvam para geração de renda ou para estímulo à criatividade. Estas serão ações presentes, porém, o foco principal será a valorização daqueles que criam e daqueles que usam suas mãos pra criar arte e para transformar suas realidades.
Objetivo geral
Socializar as famílias em vulnerabilidade social por meio de ações artísticas.
Ações desenvolvidas
Desempenhar papel de articulação entre mãe, APAE e comunidade.
- Através dos encontros semanais para aprendizagem e confecção de artesanato, juntamente com mães que não possuem filhos na APAE e os profissionais que trabalham na APAE.
Buscar para as oficinas as mães da comunidade e da APAE;
Mostrar o trabalho da APAE para as participantes com palestras e visitas no complexo da escola;
-
A oficina é aberta a comunidade e as mães APAEANAS e será realizado através de rodas de conversas e palestras a importância da APAE.
E para haver uma integração com a comunidade e APAE será realizadas feiras para expor os trabalhos.
Conhecer o cotidiano das famílias com filhos deficientes na roda de conversa dentro da oficina, desenvolvendo a auto estima e criando laços entre mães, comunidade e APAE.
-
Essa ação será realizada pela Assistente Social da APAE para todas se conhecerem e perceberem que não estão sozinhas nesta jornada.
Palestras sobre o cuidado com o deficiente em parceria com a saúde;
4. Fortalecer vínculos familiares e capacitar mães para geração de renda.
- Durante todo o processo de socialização dentro da oficina será enfatizado através de conversas e palestras a importância da família para o deficiente e também como conseguir ajudar no orçamento doméstico trabalhando com artesanato em sua casa.
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através dos trabalhos artesanais, o resgate da autoestima, criatividade, integrando família e escola num processo de ensino aprendizagem em prol do social.” A APAE através deste trabalho realizado por mães e voluntarias angaria fundos para realizar os eventos que beneficiam os alunos (oficina, festas,viagens) Percebeu-se a necessidade de aproximar a comunidade e as mães dos alunos para participarem e estar dentro da APAE. Este projeto iniciou-se a uma ano, hoje já temos uma sala somente para o clube de mães onde elas se reúnem. As ações deste projeto consistem em oportunizar aos participantes a troca de experiências e conhecimentos, seus encontros acontecem semanalmente, nas terças-feiras, os trabalhos concretizam-se em objetos produzidos a partir de tricô, crochê e outros.
Existe um empenho por parte do grupo em melhorar cada vez mais para ajudar a APAE e aos poucos estamos trazendo as mães de nossos alunos para participar.