"Recursos para o 3º setor: captação e atualização"
Resumo
O Grupo Conexão formado por várias entidades de Balneário Camboriú e Camboriú, que mediante diagnóstico de dificuldade das instituições sobre o conhecimento na captação de recursos, realizou no dia 10 de novembro de 2017 na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a Palestra "Recursos para o 3o Setor: Captação e Atualização". Ministrada pelo Prof. Wilson Reginatto Junior. A explanação apresentou métodos para o alcance da melhoria da captação de recursos financeiros para as entidades participantes.
Estudo da realidade
As Organizações da Sociedade Civil brasileiras prestam uma enorme quantidade de serviços os quais deveria ser obrigação do Estado. Atuam como um braço do poder publico. São mais de 400 mil organizações atuando nas mais diversas áreas. Essas organizações não conseguem prestar seus serviços se não houver uma sustentabilidade que suporte os gastos necessários. Em momentos de crise econômica no país a captação de recursos requer estratégia diferenciadas, caso contrário a organização pode paralisar as suas atividades. O marco regulatório do terceiro setor, Lei 13019/2014, assunta muitas organizações pois requer uma profissionalização e maior transparência. A sustentabilidade financeira é um dos temas que apresentam maior demanda de conhecimento. Durante as reuniões promovidas pelo Selo Social e o relato das organizações sobre a dificuldade na captação de recursos, percebemos que esta é questão vivenciada por diversas entidades impedindo-as de atingir independência financeira.
Justificativa
A captação de recursos para o terceiro setor consiste no processo de pedir ou juntar doações, como dinheiro ou outros recursos, solicitando contribuições voluntárias de indivíduos, empresas, fundações, governos, etc. Ela é fundamental para a sustentabilidade financeira das organizações da sociedade civil.
De acordo com Landim, 1999, "Para realizar sua missão e atender as necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos, de origem nacional ou internacional, advindos de fontes governamentais ou privadas", dentro dessa perspectiva as organizações têm que ser tão boas em captar como o são em seus projetos, de nada valerá um ótimo projeto se não for bem direcionado.
Com base nesse contexto o Grupo Conexão, através da parceria com o Sr. Wilson Reginattto Júnior, profissional renomado na área de enfoque do projeto, oportunizará a palestra "Recursos para o 3º setor: captação e atualização" para a comunidade.
A palestra visa fomentar a independência financeira do terceiro setor, qualificando a gestão sobre como articular, utilizar estratégias e buscar outras fontes de financiamento do seu trabalho, além de prepará-los para mobilizar indivíduos e empresas em prol do objetivo principal do terceiro setor: o desenvolvimento político, econômico, social e cultural, no meio em que atuam. E, consequentemente, as instituições não necessitarão exclusivamente dos recursos financeiros provenientes dos convênios com o Executivo.
Objetivo geral
Capacitar as instituições, por meio da palestra, a captar recursos de diferentes fontes com o intuito de fomentar a busca financeira e dar continuidade aos projetos desenvolvidos.
Ações desenvolvidas
Estimular o interesse das entidades em adquirir o conhecimento sobre captação de recursos
- Definir data, horário, local, palestrante e conteúdo da palestra
- Elaborar flyer digital de divulgação
- Elaborar pôster em A3 de divulgação
- Elaborar teaser informativos, semanalmente para atrair e promover o evento.
- Realizar convites pessoalmente nas instituições
- Divulgar em espaços públicos o evento.
Oferecer formação e dar qualificação ao indivíduo para captação de recursos
- Convidar palestrante
- Elaborar pré inscrição com as informações pertinentes
- Abrir período de inscrições do dia 18 de outubro a 6 de novembro
- Homologar inscrições
- Credenciar os participantes
-
Ministrar a palestra abordando as diversas formas de captação de recursos, públicos e privados.
Oferecer ideia de eventos para captação de recursos.
Abordar a organização interna das entidades.
Explanar as possibilidades de inserção no estatuto das entidades, de serviços comercializados, desde que revertidos em prol das entidades.
Trazer informações sobre softwares de gestão.
Divulgar entidades públicas e privadas que costumam lançar editais para financiamento de projetos. - Enviar a certificação por meio digital
- Promover espaço de acolhida no evento com café para conversas possibilitando parcerias
Avaliar os efeitos dos tópicos abordados na palestra de acordo com a realidade de cada entidade
- Elaborar a Pesquisa de satisfação
- Aplicar a pesquisa
- Tabular a pesquisa aplicada
- Avaliar os impactos internos e externos através da pesquisa
Angariar alimentos não perecíveis para distribuição à famílias carentes do Município de Camboriú
- Colocar como valor de entrada do evento, a doação de um quilo de alimento não perecível.
- formar kits básicos com os 32 quilos de alimentos recolhidos.
- Selecionar através de estudo das assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social o público em vulnerabilidade social a ser beneficiado com as doações
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio de pesquisa constatou-se que os membros de organizações do terceiro setor que compareceram a palestra no dia 10 de novembro aprimoraram seus conhecimentos na área de captação de recursos
Impacto Interno
Por meio de pesquisa realizada com as duas colaboradoras que compareceram na palestra do dia 10 de novembro constatou-se que os membros da nossa organização que frequentaram a captação sobre captação de recursos para o terceiro setor aprimoraram seus conhecimentos na área de captação de recursos, inclusive conseguindo novas parcerias para nossa organização.