Inclusão digital
Resumo
A Fundação Municipal de Cultural em Parceria com a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo desenvolve o projeto Inclusão Digital a fim de proporcionar aos internos da Associação o desenvolvimento de mais uma habilidade, proporcionando, posteriormente ao tratamento, a inserção no mercado de trabalho. As aulas serão realizadas no telecentro localizado na própria Associação, uma vez por semana, durante uma hora e meia.
Estudo da realidade
Balneário Piçarras está situada no litoral norte catarinense, que segundo a última pesquisa do IBGE em 2010, a cidade possuía 17.078 habitantes, já em 2017, a população estimada passa a 21.884 habitantes.
Balneário Piçarras possui o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), onde atende pacientes com vários tipos de necessidades e vícios, sendo que a demanda de atendimento é livre. Passando por uma triagem, psicóloga e psiquiatra, recebe medicamento e passa a frequentar o grupo de apoio, em alguns casos, o paciente é encaminhado para as Associações parceiras, sendo o caso da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo. No último ano, consta nos registros do CAPS, cento e sessenta e sete atendimentos.
A parceria com esta associação é fundamental para o tratamento de desintoxicação de álcool e drogas, que segundo Gilberto Cardoso, presidente da associação, a maioria dos atendimentos ainda são referente ao vício em álcool.
Sendo assim, a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo realiza diversas atividades diárias com seus internos, proporcionando o desenvolvimento de técnicas e habilidades que poderão ser utilizadas, posteriormente ao tratamento, na reinserção ao mercado de trabalho. Assim, a Fundação Municipal de Cultura, conhecendo as necessidades da Associação, propôs uma parceria para a realização de aulas de informática, no telecentro da própria Associação, disponibilizando um professor habilitado para ministrar as aulas e desenvolver o projeto.
Justificativa
A Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo desenvolve o projeto de Inclusão Digital, sendo proporcionado mais uma atividade com os internos, buscando proporcionar novas técnicas e habilidades que posteriormente poderão ser usadas quando retornarem ao mercado de trabalho.
Nos dias atuais, o domínio da informática é necessário e indispensável em qualquer emprego, tornando-se pré-requisito. Sendo mais importante ainda o domínio da informática para os internos na Associação, pois a inserção no mercado de trabalho é mais difícil ainda, pela atual situação em que se encontram.
Analisando esses dados, em parceria com a Associação, a Fundação Municipal de Cultura se propôs a destinar um funcionário, professor de informática da Fundação, para realizar as aulas de informática com os internos.
Objetivo geral
Promover a Inclusão Digital aos internos da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo proporcionando, posteriormente ao tratamento, a inserção no mercado de trabalho.
Ações desenvolvidas
Capacitar os internos do Sitio Caminho Novo no uso de tecnologia digital
- Disponibilizar a sala de informática da instituição para que o professor da Fundação Cultural faça um curso com os internos 20 por semana.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
Através de conversas, os internos/acolhidos do Sitio Caminho Novo relataram aos organizadores do projeto que agora poderão acrescentar no seu currículo profissional o item de informática básica, possibilitando melhor qualificação no mercado de trabalho ao saírem da instituição.
Impacto Interno
Através de relatório entregues aos parceiros e patrocinadores, o Sitio Caminho Novo conseguiu adicionar ao seu rol de atividades prestadas o oferecimento do curso de informática básica aos seus alunos. Garantiu assim o cumprimento de objetivos exigidos nos projetos, que são a inclusão, educação e oferecimento de qualificação profissional, melhorando sua pontuação para aprovação em editais.
Inclusão
Impacto Externo
Em conversa com a diretoria da instituição, os próprios acolhidos do Sitio Caminho Novo que participaram das aulas se disseram mais capacitados para o uso dos computadores e melhoraram o conhecimento e acesso a essa tecnologia, que será útil para sua vida e profissão assim que saírem da instituição.