Inclusão digital
Resumo
A Fundação Municipal de Cultural em Parceria com a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo desenvolve o projeto Inclusão Digital a fim de proporcionar aos internos da Associação o desenvolvimento de mais uma habilidade, proporcionando, posteriormente ao tratamento, a inserção no mercado de trabalho. As aulas serão realizadas no telecentro localizado na própria Associação, uma vez por semana, durante uma hora e meia.
Estudo da realidade
Balneário Piçarras está situada no litoral norte catarinense, que segundo a última pesquisa do IBGE em 2010, a cidade possuía 17.078 habitantes, já em 2017, a população estimada passa a 21.884 habitantes.
Balneário Piçarras possui o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), onde atende pacientes com vários tipos de necessidades e vícios, sendo que a demanda de atendimento é livre. Passando por uma triagem, psicóloga e psiquiatra, recebe medicamento e passa a frequentar o grupo de apoio, em alguns casos, o paciente é encaminhado para as Associações parceiras, sendo o caso da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo. No último ano, consta nos registros do CAPS, cento e sessenta e sete atendimentos.
A parceria com esta associação é fundamental para o tratamento de desintoxicação de álcool e drogas, que segundo Gilberto Cardoso, presidente da associação, a maioria dos atendimentos ainda são referente ao vício em álcool.
Sendo assim, a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo realiza diversas atividades diárias com seus internos, proporcionando o desenvolvimento de técnicas e habilidades que poderão ser utilizadas, posteriormente ao tratamento, na reinserção ao mercado de trabalho. Assim, a Fundação Municipal de Cultura, conhecendo as necessidades da Associação, propôs uma parceria para a realização de aulas de informática, no telecentro da própria Associação, disponibilizando um professor habilitado para ministrar as aulas e desenvolver o projeto.
Justificativa
A Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo desenvolve o projeto de Inclusão Digital, sendo proporcionado mais uma atividade com os internos, buscando proporcionar novas técnicas e habilidades que posteriormente poderão ser usadas quando retornarem ao mercado de trabalho.
Nos dias atuais, o domínio da informática é necessário e indispensável em qualquer emprego, tornando-se pré-requisito. Sendo mais importante ainda o domínio da informática para os internos na Associação, pois a inserção no mercado de trabalho é mais difícil ainda, pela atual situação em que se encontram.
Analisando esses dados, em parceria com a Associação, a Fundação Municipal de Cultura se propôs a destinar um funcionário, professor de informática da Fundação, para realizar as aulas de informática com os internos.
Objetivo geral
Promover a Inclusão Digital aos internos da Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo proporcionando, posteriormente ao tratamento, a inserção no mercado de trabalho.
Ações desenvolvidas
Formar turma de internos que desejam aprender ou aprimorar as técnicas de infomática
- Sensibilizar os internos para a importância do aprendizado da informática.
- Montar turma de aproximadamente vinte pessoas para o desenvolvimento das aulas.
Realizar aulas de informática, semanalmente, durante uma hora e meia.
- Disponibilizar o professor de informática da Fundação Municipal de Cultura para ministrar as aulas de informática na Associação.
- Realização das aulas, semanal, na Associação.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
Percebemos, com a realização do projeto Inclusão Digital, um impacto social relacionado á economia, através das aulas de informática realizadas com os internos na Associação. Os beneficiados foram os próprios internos na Associação. As aulas aconteceram no laboratório de informatica da Associação, proporcionando capacitação profissional através do conhecimento adquirido. O resultado foi proporcionar a futura geração de renda, visto que esse aprendizado é fundamental para inserção no mercado de trabalho.
Educação
Impacto Externo
O resultado do projeto foi percebido através de pesquisa qualitativa com os internos na associação e também através da utilização de técnicas de informática na realização de atividades cotidianas. As atividades foram passadas aos alunos, na maioria das vezes em forma de perguntas e respostas, com o intuito de fazê-los formar uma opinião crítica sobre determinado assunto (política, religião, drogas etc.) junto com essa opinião crítica, os alunos aprenderam a como utilizar as ferramentas de texto de forma correta, como por exemplo, letra maiúscula e minúscula, acentuação correta nas palavras, tamanho, cor, fonte, etc. O público beneficiado foi os internos na Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, em Balneário Piçarras. As aulas de informática aconteceram na própria associação, durante uma hora e meia semanal, utilizando e aprimorando técnicas que eram usadas em atividades cotidianas no computador. Percebemos um resultado positivo no projeto, pois ele auxiliou a associação com mais uma atividade diária para os internos e no aprimoramento das técnicas de informática.
Inclusão
Impacto Interno
O resultado do projeto gerou também um impacto social interno e este foi percebido através de diálogo entre a coordenação e os professores atuantes nas oficinas que acontecem na Fundação Municipal de Cultura e no projeto Inclusão Digital, em parceria com a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo. Os beneficiados do projeto, no impacto interno, foram para os próprios professores que atuaram diretamente no projeto. Ao se aproximar dos internos da Associação Terapêutica e conviver com suas realidades, os professores passaram a ter uma outra visão da realidade . Assim, com essa vivência, todos os envolvidos desenvolveram habilidades e crescimento interno como ser humano.
Saúde
Impacto Externo
O Projeto também resultou em um impacto social externo, beneficiando á saúde dos internos na Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, sendo percebido através das falas e agradecimentos. Os beneficiados foram os internos na Associação que participaram do projeto. As aulas de informática aconteceram semanalmente no laboratório da própria Associação, promovendo mais qualidade de vida e saúde aos participantes.