CONSCIENTIZAÇÃO PARA VIDA - COMO VIVER LONGE DO FUMO, ÁLCOOL E DEMAIS DROGAS
Resumo
O projeto Conscientização para vida - Como viver longe do fumo, álcool e demais drogas, tem como objetivo conscientizar os colaboradores dos riscos e males do fumo, álcool e demais drogas, em virtude que o álcool e o cigarro são duas drogas socialmente aceitas e que causam diversos males para a saúde. O Brasil tem cerca de 30 milhões de fumantes, dentre esses 90% ficam dependentes da nicotina ainda muito jovens.Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, freqüência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo.Além dos prejuízos sociais, as drogas ilícitas, causam graves distúrbios físicos nos seus usuários. O conhecimento dos efeitos danosos causados pelas drogas na saúde do indivíduo pode ajudar na prevenção do seu uso. Portanto o projeto atua por meio de Palestra de Conscientização por profissionais do Sítio Caminho Novo, Prevenção e Combate ao álcool, fumo e demais drogas ao colaboradores do Imperador Turismo Hotel, com intuito de disseminar o conhecimento a comunidade em geral, promovendo melhor qualidade de vida. Projeto foi iniciado em julho de 2016, com previsão de termino para outubro de 2016.
Estudo da realidade
A conscientização quanto ao uso do ácool e outras drogas dentro da empresa e na sociedade em geral é em virtude que o álcool e o cigarro são duas drogas socialmente aceitas e que causam diversos males para a saúde. Normalmente, tanto o álcool como o cigarro tendem a ser adotados como uma maneira de se enturmar, relaxar, ter "status" e charme... mas isso não justifica os riscos que essas drogas expõem para quem as consome.O Brasil tem cerca de 30 milhões de fumantes, todos correndo os riscos que o tabaco traz. O fumo causa quase 50 doenças diferentes - principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias.Entre os fumantes, cerca de 90% ficam dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade.Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, freqüência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo.
A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool, associa-se à:
• cirrose hepática;
• dependência de álcool;
• doenças cerebrovasculares;
• neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado;
• gastrite;
• varizes esofagianas;
• pancreatite (aguda crônica);
• diabetes mellitus;
• tuberculose;
• pneumonia e influenza;
• risco de coma alcoólico;
• Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens);
• Síndrome de Wernicke-Korsakoff;
• O abuso de álcool determina mortalidade precoce.
Além dos prejuízos sociais, as drogas ilícitas, causam graves distúrbios físicos nos seus usuários. O conhecimento dos efeitos danosos causados pelas drogas na saúde do indivíduo pode ajudar na prevenção do seu uso. Estudos recentes demonstraram que a dependência é claramente tratável. O tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade como uma diminuição da criminalidade e violência, redução da contaminação da AIDS, acidentes automobilísticos e outros fatores associados às drogas.
Além de tudo isso os usuários acabam prejudicando os familiares, colegas de trabalho e sociedade em geral.
Justificativa
Segundo o estudo da realidade, verifica-se a necessidade de conscientizar os colaboradores, estendendo aos familiares e comunidade em geral quanto aos riscos do consumo do álcool, fumo e demais drogas. Tendo em vista o alto índice de doenças causadas pelas drogas lícitas e ilícitas , a estratégia de orientação de prevenção e combate é a primeira etapa para promover a qualidade de vida.
Objetivo geral
Conscientizar os colaboradores dos riscos e males do fumo, álcool e demais drogas
Ações desenvolvidas
Capacitar os colaboradores da empresa Imperador Turismo Hotel de informações práticas e diárias de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas
- Promover de uma a duas palestras na empresa durante a realização do projeto, conforme solicitação dos diretores, para transmitir os conhecimentos adquiridos pelo profissional habilitado do Sítio Caminho Novo, além de dar depoimento de vida sobre os dramas vividos por quem usa e abusa do álcool e outras drogas. As palestras duram de uma hora a uma hora e meia, com exposição de temas em data-show, conteúdo previamente preparado. O palestrante do sítio apresenta ainda a rotina diária da instituição de acolhimento e a importância de cada pessoa se reconhecer necessitado ou não de tratamento e ter a coragem de buscar ajuda na instituição.
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
De acordo com o depoimento do palestrante, os 14 colaboradores do Imperador Turismo Hotel ouviram a palestra sobre perigos do uso e abuso de fumo, álcool e outras drogas e ganharam conhecimento sobre os perigos da drogadição e poderão estar mais preparados para reconhecer os danos causados a si, à família e à sociedade.