Adote um Paraciclo
Resumo
O Projeto Adote um Paraciclo, da marca Woie, tem por objetivo promover a transformação das cidades, das empresas e das pessoas oferecendo incentivos à mudança de hábitos através de um meio de transporte simples, econômico e sustentável. O projeto consiste em estabelecer os procedimentos relativos às solicitações para autorização e instalação de paraciclos ou bicicletários em logradouros públicos de uso comum do município de Rio do Sul, visto que a bicicleta será o meio de transporte mais utilizado pelas pessoas no mundo e que agrega uma melhor qualidade de vida ao usuário. Essa ideia nasceu através da percepção da falta de segurança, infraestrutura e incentivos à utilização desse meio de transporte e, desta forma, queremos contribuir com uma cidade melhor para todos.
O projeto de lei deu entrada na Prefeitura no ano de 2016 e teve votação unanime no novo Plano Diretor de 2017 o qual está dando continuidade no projeto.
Estudo da realidade
Por entender que o principal problema enfrentado nas cidades é a mobilidade urbana, em 2008 entramos no mercado de bicicletas com o objetivo de contribuir com soluções sustentáveis e incentivos para melhorar esse cenário e oferecer melhor qualidade de vida as pessoas.
Devido a essa necessidade, os principais países da Europa investiram em estruturas que incentivam as pessoas a utilizarem a bicicleta como principal meio de transporte.
De acordo com a pesquisa realizada pela Aliança Bike, apenas 3,4% dos trabalhadores brasileiros usa a bicicleta como principal meio de transporte, a grande maioria usa o carro e sem perceber chegam a comprometer até 53% da sua renda para manter este meio que além de ser o que mais custa, é também o que menos se usa e quando utilizado, é quando a maioria usa, sendo que sua velocidade média não passa dos 8km/h.
Em matéria publicada na Revista Exame, estudos apontam que os automóveis passam 96% do dia parado na empresa, em casa ou no trânsito e apenas 4% do dia está em uso. Por não se conformar decidimos ir às ruas para entender o por que.
Então veio a surpresa, as pessoas nos responderam que não trocam o ônibus ou o carro pela bicicleta por falta de estrutura e segurança para as bikes e por não ter bicicletarios nas empresas, nos comércios, nos prédios e também nas casas. Usamos a criatividade e criamos um sistema exclusivo vertical pensando na otimização dos espaços, praticidade e segurança, em seguida pensando no coletivo montamos um projeto de lei em parceria público privada para favorecer toda sociedade.
O projeto foi aprovado por unanimidade e está passando por ajustes burocráticos para ser apresentado às empresas e seguir para implantação.
Atualmente na cidade de Rio do Sul, mapeamos aproximadamente 100 pontos públicos que deverão passar pela aprovação da Prefeitura e adesão de empresas.
O projeto social ficou batizado como “Adote um Paraciclo” e funciona da seguinte forma: a prefeitura avalia e libera o espaço público, nossa empresa, Woie, implanta o projeto e a empresa patrocina com o direito de explorar com sua marca uma porcentagem do projeto como retorno social do investimento.
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade apresentado e por entender que não mais por cultura ou gosto de algumas pessoas, mas sim por necessidade, a bicicleta será o meio de transporte mais utilizado também pelos brasileiros.
O Projeto Adote um Paraciclo busca a transformação e desenvolvimento das cidades, das empresas e das pessoas por meio de soluções e incentivos que promovam à mudança para novos hábitos de vida saudável. Acreditamos que com o uso de bicicletas as pessoas serão felizes, mais saudáveis física e mentalmente, terão dinheiro no bolso para investir nos comércios com suas famílias, terão ganho de tempo e melhora nos relacionamentos, as cidades serão mais humanas, o trânsito com melhor fluxo nas vias, as vagas de estacionamentos menos ocupadas, melhora a acessibilidade e também a perspectiva de vida das pessoas por diminuir os impactos e agressões gerados ao meio ambiente por outros meios.
Objetivo geral
Transformar a vida das pessoas por meio de uma simples mudança de hábito, melhorar a produtividade nas empresas e criar cidades mais inteligentes e humanas.
Ações desenvolvidas
Apresentar às empresas, às pessoas e ao setor público a importância que a bicicleta tem na sociedade.
- Apresentar às empresas, às pessoas e ao setor público a importância que a bicicleta tem na sociedade.
- Por meio dos canais de marketing e vendas, palestras e apresentações para investidores.
Desenvolver junto com as empresas e o setor público do município, campanhas com premiações para quem utilizar a bicicleta como principal meio de transporte.
- Incentivo à maior participação nos grupos de pedais já existentes na cidade.
Implantar uma cultura no município que servirá de exemplo para outras cidades adotarem o projeto.
- Implantar uma cultura no município que servirá de exemplo para outras cidades adotarem o projeto.
- Publicação de fotos e depoimentos de pessoas nas redes sociais que adotaram a mudança de hábito e buscam por uma qualidade melhor de vida através do uso da bicicleta.
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Com base em relatos e matérias publicadas em jornais e mídia online, 10 colaboradores da empresa Unifique, se beneficiaram com a adesão à bicicleta como principal meio de transporte e utilização dos paraciclos, sendo que teve como resultado a redução de veículos nas ruas, diminuição de emissão dos gases do efeito estufa, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde e economia financeira de seus colaboradores.
Impacto Interno
Através de conversas informais e reuniões percebeu-se que 11 pessoas, entre elas colaboradores e chefia ao compreenderem o projeto e fazer uso dos paraciclos na cidade, puderam mudar alguns hábitos, entre eles, o ir e vir do trabalho de bicicleta, o que pode mostrar uma melhora na produtividade, humor e qualidade de vida.
Urbanização
Impacto Externo
Através de divulgação em mídias sociais e eventos, percebeu-se que a sociedade ao utilizar o paraciclo com o apoio do Grupo Planner, deu inicio à conscientização da utilização da bicicleta como meio transporte, para uma cidade mais organizada, limpa, sem trânsito, sustentável e com pessoas com hábitos mais saudáveis.
Impacto Externo
Por meio de matérias publicadas pela imprensa e depoimentos de usuários Percebeu-se que a sociedade ao utilizar os paraciclos na cidade tiveram um ganho de tempo, aumento na qualidade de vida devido ao incentivo ao uso da bicicleta e a facilidade e segurança de estacionar.