9ª Caminhada pela Conscientização do Autismo
Resumo
A 9ª Caminhada pela Conscientização do Autismo tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o autismo, eliminar o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas com TEA- Transtorno do Espectro do Autista. Em Sorocaba, a AMAS promove a Caminhada com a participação dos Pais e Autistas, Funcionários, Colaboradores e simpatizantes pela causa. É realizada a venda de camisetas com o tema principal e também no dia da Caminhada são realizadas atividades físicas e apresentações culturais. A caminhada acontecerá na pista de caminhada do bairro Campolim.
Como o dia do autismo é celebrado em 02 de Abril, o objetivo é sempre manter a caminhada na data da conscientização e assim manter a tradição.
Estudo da realidade
O autismo passa constantemente por um processo de investigação no que diz respeito a sua definição sendo, no entanto, considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana, associado as diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica porque é referido ao autismo como sendo um espectro de transtornos, manifestando-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve grau de comprometimento.
O autismo pode ser definido pelo comprometimento de três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e imaginação. O diagnóstico de autismo ainda é uma etapa muito difícil, pois é feita com base em um quadro de comportamentos, após serem descartadas as hipóteses biologicamente identificáveis, ou seja, não existem exames que possam determinar objetivamente que uma pessoa é autista. Neste sentido, a correta identificação da síndrome depende em grande parte da experiência dos profissionais que avaliam e examinam a pessoa.
Ainda que não se conheça a cura para o autismo, existem métodos que visam proporcionar à pessoa com a síndrome a superação de suas limitações e, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento de independência, facilitando o seu convívio com o meio que a cerca.
É uma síndrome encontrada no mundo todo e em famílias das mais diferentes posições sociais, étnicas e econômicas. Afeta uma em cada 150 pessoas.
Afeta 4 vezes mais meninos que menina.
Os gastos financeiros necessários para o bom desenvolvimento da pessoa autista é consideravelmente alto, devido a necessidade de medicações em muitos dos casos e a necessidade de atendimentos de profissionais especializados em várias áreas (psicologia, pedagogia, fonoaudióloga, terapia ocupacional, entre outras).
Hoje a Associação Amiga dos Autistas de Sorocaba atende 94 pessoas entre crianças, jovens e adultos portadores do distúrbio autista na comunidade em 2 núcleos de atendimentos localizados nos bairros: Wanel Ville e Jardim Vera Cruz.
Justificativa
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril, que foi A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o DIA MUNDIAL DA CONSCIÊNCIA DO AUTISMO, para marcar a luta das pessoas autistas e seus familiares por respeito e compreensão.
A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Origem do Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.
Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.
Em Sorocaba, a AMAS promove há 9 anos a Caminhada pela Conscientização do Autismo, com a participação dos Pais e Autistas, Funcionários, Colaboradores e simpatizantes pela causa.
Objetivo geral
Conscientizar a sociedade sobre o autismo, eliminar o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas com TEA- Transtorno do Espectro Autista
Ações desenvolvidas
Divulgar a caminhada para a população e empresas parceiras
- Contatar os responsáveis pelas áreas focadas em Responsabilidade Social das empresas e através o envio de ofícios convidar e firmar parcerias para o evento.
Vender camisetas para arrecadação de fundos para a Instituição
- Após contato e envio de ofício, firmar a venda das camisetas para o dia da caminhada e arrecadar fundos para a Instituição.
Realizar o evento no dia combinado, com atividade de alongamento aos participantes antes do início da caminhada.
- Dia 02/04/2017 realizar alongamentos e caminhada com os convidados inscritos que abraçarem a causa e forem prestigiar e homenagear o trabalho realizado em prol aos Autistas.
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Através da adesão a participação na caminhada realizada pela AMAS, funcionários e seus familiares compareceram ao evento realizado no Parque Campolim de Sorocaba e se conscientizaram a respeito da síndrome do Autismo, além de colaborar para a manutenção do atendimento da institução a partir da compra das camisetas.
Política
Impacto Externo
Através da união da instituição AMAS e empresa no dia da realização da caminhada, instituição e funcionários da Johnson Controls, que participaram do evento realizado no Parque Campolim para conscientização da Síndrome do Autismo, atingiram o objetivo e além de angariar fundos para o atendimento da instituição, proveram conhecimento sobre o tema aos participantes.
Saúde
Impacto Externo
Através do sucesso pela venda das camisetas da caminhada, 94 atendidos pela instituição que também participaram do evento realizado no Parque Campolim, poderão continuar recebendo atendimento adequado às suas necessidades.