Judô Cidadão
Resumo
O aprendizado do Judô torna os alunos mais responsáveis, disciplinados e seguros. Durante os treinamentos eles vivenciam situações que desenvolvem a capacidade de se ajudar e aprender mutuamente. O contato com a filosofia das artes marciais também enriquece a formação educacional, pois, os alunos trabalham conceitos como respeito, calma, observação e vivem situações nas quais iniciativas agressivas não são a melhor solução e nem valorizadas. A compreensão de que um comportamento cheio de raiva pode levar a uma derrota ajuda a tornar o jovem mais tolerante. Tais fatores tornam o ensino do Judô um ótimo caminho para a diminuição da vulnerabilidade social do publico alvo este projeto.
Este projeto está sendo Desenvolvido pelo Sensei Marco Antonio Otávio, faixa preta 5º DAN de Judô, Coronel da Policia Militar da reserva remunerada e, Psicopedagogo.
Este processo esta sendo realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras, em uma sala cedida dentro do hotel Candeias, durante o ano de 2016.
Estudo da realidade
E publico e notório o crescimento da violência e o descanso pra com as crianças e adolescentes, bom como o envolvimento destes com a violência e drogadição, sendo que tal quadro agrava-se anualmente e a olhos vistos.
Essa realidade pode ser constatada diariamente, através dos telejornais e todos os outros meios de comunicação, e tal situação também é agravada por falta de atividades capazes de direcionar a atenção das crianças e adolescentes, publico alvo deste projeto, à atividades que contribuam com a formação de valores e caráter, além de ocupar o seu tempo ocioso. Santa Catarina, fica evidente a necessidade de direcionamento das Crianças e Adolescentes do município para a pratica de atividades esportivas como o judô, isto porque,além de uma atividade esportiva ele traz no seu bojo valores de ética e disciplina.
O relatório da Secretaria de Segurança Publica Estatual demostra de forma clara esta triste realidade. Conforme se vê no r referido relatório, ocorreram três homocidos dolosos na cidade até maio de 2016, (file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Homic%C3%ADdio%202016.pdf), ja contra as mulheres, no ultimo trimestre de 2015 foram registrados em Balneário Piçarras, 176 crimes de ameaça contra a mulher, e 4 estupros, dentre tantos outros. (file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Viol%C3%AAncia%20contra%20a%20mulher%20-%202%C2%BA%20semestre%20de%202015.pdf)
Enfim, os dados são cristalinos em relação ao aumento da violência na cidade, e o presente projeto pretende trabalhar com as crianças e adolescentes quem vivem essas situações, atuando direitamente na prevenção da violência através da formação do cidadão, bem como, na redução do dano daqueles que sofreram ou vivem em situação de violência, trabalhando o seu psicológico através do esporte.
outrossim, tendo em vista os numeros da violencia em
file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Viol%C3%AAncia%20contra%20a%20mulher%20-%202%C2%BA%20semestre%20de%202015.pdf
Justificativa
Portanto, este projeto tem como principal função, atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, para que através da pratica do Judô, estes sejam conduzidos pelos caminhos da disciplina, ética e determinação.
Cumpre salientar que o Judô foi considerado pela A UNESCO declarou o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens 4-21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”, promovendo, através do conhecimento do esporte, todas as possibilidades psicomotor (localização espacial, perspectiva, Ambidestria, lateralidade, jogando, puxar, empurrar, rastejando, pulando, rolando, caindo, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e os pés, etc.) e de relacionamento com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-táticos de esportes de iniciação forma adaptada, além de buscar uma adequação geral, ideal.
O COI considerou o esporte mais completo e promove os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.
Portanto, o Judô, tem muito a contribuir com as crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Objetivo geral
Promover a inserção de crianças e adolescentes junto á filosofia que norteia o esporte: disciplina, respeito mútuo, sabedoria e humildade. Sendo neste caso junto da modalidade de luta judô.
Ações desenvolvidas
Contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz;
-
Aulas práticas de judô, onde serão repassados os valores d embutidos na filosofia que precede a pratica desta arte marcial ;
Diminuir o nível de indisciplina/agressividade;
-
Aulas práticas de judô em local a ser indicado pela parceira Secretaria Municipal da Assistência Social (condicionamento físico e técnicas
específicas de judô);
Elevar a auto-estima das crianças e adolescentes tornando-as mais dispostas às atividades diárias;
- Os alunos serão promovidos de faixa mediante a aprovação na prova teórica, nota escolar, nota familiar, e prova prática de judô, o que portanto aumentará o seu empenhos em todas as atividades do dia a dia
Contribuir para a melhoria da relação diária de convivência dentro e fora do ambiente escolar;
- Os alunos de Judô serão avaliados pelos Senseis envolvidos no projeto, a fim de saber como esta a disciplina e notas escolares, esta ação será desenvolvida através da apresentação dos boletins escolares e conversas com os pais.
Desenvolver um equilíbrio físico e mental para que a criança e o jovem possam conhecer seus
limites e a partir daí desenvolver a percepção, motricidade, espacialidade e desenvolvimento das
funções superiores;
- Os alunos de Judô serão avaliados pelos Senseis envolvidos no projeto, a fim de saber se houve evolução de sua técnica, bem como,a pratica diária dos valores do judo, sendo que tal avaliação será a principal prerrogativa a troca de faixa. i
Tornar os alunos mais responsáveis, disciplinados e seguros;
-
Trabalhos de pesquisa: uma vez por ano, em média, os alunos deverão responder a um questionário a sobre o judô, para a troca de faixa
conforme a orientação do Sensei (professor);
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O resultado foi percebido através da observação do sensei, conversas com os pais e responsáveis, e melhora no rendimento escolar, além da observação da diminuição da agressividade. Crianças e adolescentes atendidas, e suas famílias, o Município e a Educação. Dentro do tatame, em casa e na escola, nos relacionamentos interpessoais. Durante o ano observou-se a evolução das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto em relação a técnica, tanto que vários deles passarão pela a avaliação que pressupõe a troca de faixa, Observou-se ainda a melhora a do relacionamento interpessoal entre os judocas, formação de vínculos de amizade, e aumento de concentração na execução das técnicas de judô, além do aumento da agilidade de raciocínio em todos os aspecto da vida dos atendidos,ainda a melhora considerável no comportamento dos atendidos. Cerca de 60% dos pais relataram melhora comportamental, melhora nos relacionamento pais relataram melhora comportamental, melhora no relacionamento inter familiar melhora das notas escolares e diminuição da agressividade. Outro relato importante feito pelos familiares foi a reafirmação dos valores morais e éticos, e ainda o afastamento das crianças e adolescentes daqueles que exerciam influencias negativas em suas vidas. Outro fator importante é a saúde, pois em virtude da pratica do judô, constatou-se da diminuição de peso. também melhora no tônus muscular dos praticantes.
Impacto Interno
O resultado do impacto interno foi percebido através dos relacionamentos afetivos estabelecidos entre o senseis e os judocas e suas famílias. O Sensei, os judocas e as famílias, Aconteceu durante as aulas de Judô, bem como durante o contato do Sensei com as famílias, e comunidade em geral. O resultado percebido internamente é que o judô é capaz de transformar vidas, mudar histórias, e causar um grande impacto na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que estimulas os profissionais envolvidos a continuar transmitindo a filosofia do Judô, e ainda vislumbrar a possibilidade de ampliação dos atendimentos crianças e adolescentes.