NOSSO QUINTAL SUSTENTÁVEL
Resumo
O projeto será realizado na escola pelos docentes, educandos, pais e funcionários por meio da implantação de uma horta orgânica para reeducar hábitos antigos relacionados a preservação do meio ambiente e alimentação nos meses de agosto a outubro.
Estudo da realidade
O Brasil já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação voltada à saúde cresceu 98% por aqui. Em 2015 o mercado mundial do setor movimentou mais de US$ 27 bilhões e nos próximos anos deverá crescer cerca de 20%.
O relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado, notou uma inclinação dos consumidores pelos ítens considerados saudáveis. Segundo o documento, 83% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais para obter um alimento saudável; 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional; 22% optam por compras alimentos naturais sem conservantes; 44% dão preferência a produtos sem corantes artificiais; 42% optam por ítens sem sabores artificiais.
O estudo serve para nortear a indústria alimentícia no desenvolvimento de novos produtos e na valorização ou adaptação dos já existentes que colaborem para uma alimentação saudável.
Buscamos a melhoria da área reservada para a horta orgânica, aprimoramento do aprendizado e desenvolvimento sustentável, priorizando a alimentação saudável e preservação do meio ambiente.
Nossa comunidade é classe média baixa onde a maioria dos pais trabalham o dia todo e muitas vezes não acompanham a alimentação de seus filhos e por conta disso os pais de nossos alunos se mostram surpresos pelo interesse dos filhos por uma alimentação saudável, pois contam que na escola comeram frutas e verduras que eles plantaram e colheram e da importância de uma alimentação saudável.
Os pais elogiam o trabalho de todos os envolvidos nesse projeto do qual fazem parte também e afirmam que é possível sim apesar da correria do dia a dia e dos "Fast Food" manter uma alimentação sustentável e ao mesmo tempo saudável preocupando-se com o corpo e o meio ambiente ao mesmo tempo, cuidando da saúde com respeito e equilíbrio na utilização dos recursos naturais, visando também o cuidado e o bem -estar do planeta.
Justificativa
Achamos importante realizar esse projeto para desenvolver a consciência ambiental e alimentar através de experiências significativas e concretas desde o plantio, colheita, preparo e degustação dos alimentos; pois a maioria de nossos alunos nunca tiveram a oportunidade de passar por essa experiência de saber de onde e como vem os alimentos.
Hoje em dia com a correria do dia a dia as pessoas se alimentam mal ingerindo alimentos gordurosos, com agrotóxicos que fazem mal à saúde. Nossa intenção é mostrar que mesmo no fundo do quintal de casa, num pedacinho de terra podemos plantar e cultivar alimentos saudáveis.
Temos um espaço sustentável e professores engajados para que esse projeto tenha sucesso e atinja o objetivo esperado.
Objetivo geral
Sensibilizar e conscientizar os educandos e comunidade escolar sobre a importância e responsabilidade que cada indivíduo possui na preservação do espaço que vive.
Ações desenvolvidas
Cultivar horta orgânica.
-
Preparação da terra e limpeza da área, com início no mês de junho/2017.
Oportunizar contato com a natureza através dos alimentos plantados.
-
Plantio, cuidados e acompanhamento realizado pelos educandos e comunidade escolar até o consumo, de junho a dezembro 2017.
Selecionar as variedades de mudas e sementes a serem plantadas.
- Escolha específica de uma espécie para que se atinja o objetivo esperado, no mês de junho/2017.
Mobilizar a comunidade escolar no plantio das mudas e sementes.
-
Por meio de palestras e reuniões sensibilizar os pais, funcionários, professores na implantação da horta.
Acontecerão nos meses de outubro e novembro /2017.
Reeducar hábitos antigos e preservar o meio ambiente.
- Mobilizar os envolvidos através de apresentações artísticas, vídeos e orientações por meio de outros profissionais, nos meses de outubro e novembro de 2017.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Observamos que apesar dos alunos serem orientados e participarem da escolha dos alimentos no self service, alguns alunos ainda não se sentiam confortáveis em consumir verduras, legumes, chás e frutas e isso começou a mudar com a formação da horta e a palestra feita pela Nutricionista Ana Maria que numa conversa informal com nossos alunos, pais e comunidade mostrou a importância de uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes. Com o intuito de desenvolver bons hábitos alimentares e experimentar novos tipos de alimentos, nossos alunos foram beneficiados. Na preparação e degustação de saladas, sucos e chás no ambiente escolar. Nos momentos das refeições nossos alunos começaram a experimentar os alimentos e não mais se negarem a comer como faziam anteriormente sem antes mesmo de provar o alimento.
Saúde
Impacto Externo
Os impactos foram percebidos no dia a dia da escola, nos momentos de alimentação dos alunos e na fala dos pais a respeito dos filhos estarem se alimentando de forma mais saudável. Beneficiando os alunos, os pais e a comunidade. Esse projeto teve início a partir do momento em que a alimentação saudável estava sendo deixada de lado como se não fizesse diferença alimentar-se bem ou não. Percebemos que estávamos tendo um resultado positivo quando vimos nossos alunos fazendo as refeições de forma saudável, com verduras, legumes e frutas.
Impacto Interno
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de horta escolar se inserem, eles aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Nossos alunos se beneficiaram adquirindo hábitos saudáveis na alimentação bem como nossos funcionários: merendeira, servente, professores e direção escolar observando nossos alunos pondo Nosso Quintal Sustentável em prática. Colocando a mão na massa plantando, colhendo e se alimentando do que eles próprios cultivaram. Percebemos que não só nossos alunos, mas toda equipe escolar mudou seu olhar para uma alimentação mais saudável em casa, incluindo frutas, verduras, legumes e chás.