Órgão municipal de Balneário Camboriú, instituído pela lei municipal n° 3461/12, criada com a finalidade de desenvolver no âmbito municipal um conjunto integrado de ações para o atendimento das necessidades das pessoas 60+, que são consideradas idosas pelo Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso e demais legislações correlatas.
Missão
Desenvolver Políticas Públicas com foco no envelhecimento ativo, buscando considerar os direitos dessa população, criando condições para pesquisa, autonomia, integração, participação efetiva na família e na sociedade.
A Secretaria da Pessoa Idosa - SPI de Balneário Camboriú, SC tem na sua configuração a preocupação com a população com 60 anos ou mais. Para isso promove ações intersetoriais, das políticas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Assistência Social, com intuito de garantir os direitos de seu público alvo.
Visão
Ser instituição de excelência no atendimento as demandas das pessoas 60+.
Valores
A instituição procura promover e defender os direitos instituídos no Estatuto do Idoso. Possui quatro eixos de atuação: 1 Auto estima; 2 Proteção; 3 Saúde Física e Mental; 4 Educação, Turismo e Lazer.
Produtos e serviços
Atualmente contamos com 86 oficinas no Centro e pólos desta Secretaria, sendo estes no bairro das Nações, Municípios. Existem oficinas de Pilates; Reiki; Alongamento; Dança; Coral; Canto; Inglês; Francês; Espanhol; Alemão; Italiano; Alfabetização; Contação de Histórias; Artesanato, dentre diversas outras que promovem protagonismo e autonomia.
Existem outros dois programas com reconhecimento nacional, como o Pense Leve e o Programa Abraço. O primeiro desenvolve ações de prevenção de saúde e isolamento social, e o segundo atende idosos vítimas dos diversos tipos de violência: financeira, psicológica, física, negligência, abandono e autonegligência...